Angels with Filthy Souls

A verdade sobre o filme clássico dentro de Esqueceram de Mim

Filme clássico foi exibido dentro da história de comédia natalina


Cena de Angels with Filthy Souls, filme dentro de Esqueceram de mim
Angels with Filthy Souls foi exibido dentro de Esqueceram de Mim - Foto: Reprodução

Um dos filmes mais cultuados em período de Natal é Esqueceram de Mim, protagonizado por Macaulay Culkin e que foi exibido inicialmente no ano de 1990. Mas o longa contou com uma sequência muito conhecida em que o pequeno Kevin assiste a um filme clássico, ainda em preto-e-branco e que pouca gente sabe de que obra se trata e na realidade é: nenhuma.

Não existe a obra original que o garoto assiste dentro de Esqueceram de Mim e a produção foi feita exclusivamente como parte do roteiro do filme infantil. É justamente por isso que a sincronia da história é tão perfeita quando Kevin utiliza os diálogos para pregar uma peça no entregador de pizza, que tem a certeza de estar diante de um adulto lunático.

O filme dentro do filme se chama Angels with Filthy Souls e dá a sensação de que se trata de uma obra clássica, tanto que é filmada em preto-e-branco e tem uma formatação que lembra os longas dos anos 50. Mas a verdade é que ele não pode nem ser chamado de um curta, já que tem apenas um minuto e vinte segundos e foi feito sob medida para funcionar dentro do contexto de Esqueceram de Mim.

A revelação foi feita pelo jornal Vanity Fair, que revelou que além do tempo de arte minúsculo - o suficiente para que a cena em questão fosse utilizada na história -, a produção foi filmada num único dia dentro de um estúdio de som em um ginásio abandonado da New Trier West High School. Além disso, o título escolhido para o filme foi inspiração de uma obra real de 1938. Trata-se de Angels with Dirty Faces, que narra a história de um gângster. "Acredito que o título foi decidido apenas porque precisávamos criar um rótulo para a fita que Kevin coloca no VHS", contou à publicação o diretor de arte de Esqueceram de Mim, Dan Webster.

Quem eram os atores do filme fake?

Embora em apenas uma cena, a escolha do elenco de Angels With Filthy Souls foi rápida e contou com Ralph Foody, como o gângster Johnny, e Michael Guido, como Snakes, com direito até a técnicas reais, baseadas em negativos em preto-e-branco dos filmes dos anos 1940 durante a filmagem para garantir credibilidade do público para que todos achassem que se tratava de uma história real do cinema.

Outra curiosidade é que, originalmente, os papéis de ambos os atores eram invertidos. Só que foram depois destrocados, pois Ralph tinha passado por uma cirurgia no joelho e não conseguia fazer o esforço da morte dramática de Snakes.

Filme fake foi usado em continuação de Esqueceram de Mim

Pouca gente lembra, mas a utilização da técnica de um filme fake não aconteceu apenas na primeira versão de Esqueceram de Mim. Nela, Kevin é esquecido pelos pais em casa, quando toda a família partiu em viagem de Natal para outro país. O menino dá um jeito de se virar e acaba enfrentando dois bandidos que tentam assaltar a casa no período, mas se dão mal.

Com o sucesso da produção, o longa se transformou em uma franquia e Esqueceram de Mim 2 acabou utilizando o mesmo filme quando Kevin embarcou no avião errado e foi parar em Nova York, completamente sozinho, mas com todos os cartões de crédito do pai. Ele se hospeda em um hotel cinco estrelas e, para burlar o gerente, coloca outra sequência, dessa vez de Angels with Even Filthier Souls, uma espécie de continuação da franquia e que repete basicamente a mesma cena.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado