Problemas com o fisco

Shakira fraudou quase R$ 100 milhões em impostos, diz agência espanhola

Cantora colombiana terá que se explicar


Shakira chorando
Shakira enfrenta problemas com o fisco espanhol - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 22/04/2021 às 10:37,
atualizado em 22/04/2021 às 10:57

A cantora Shakira sonegou 14,5 milhões de euros em impostos, o que na conversão atual dá pouco mais de 96 milhões de reais. É o que diz a Agência Tributária da Espanha. Os impostos, ainda de acordo com a agência Efe, são de três anos em que viveu na região nordeste de Catalunha, na Espanha.

Um novo relatório à justiça do país confirma que ela fraudou a quantia entre os anos de 2012 e 2014 ao fingir que não morava na Espanha. Ela ainda escondia sua renda através de uma rede de empresas A Efe publicou que fontes jurídicas informaram que os argumentos da colombiana não foram aceitos. Ela tenta provar que ficou menos de 184 dias na Espanha em um período de um ano, o que lhe livraria da obrigação de pagar impostos no país.

A acusação contra Shakira foi registrada por um promotor público em 2018. A investigação coletou postagens da cantora em redes sociais e estabelecimentos comerciais frequentados por ela para tentar provar que ela fixou residência no país.

Há três anos, a assessoria da cantora divulgou uma nota negando todo e qualquer tipo de irregularidade: "Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola".

"A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais", informava a nota.

Shakira e a sonegação de impostos

Segundo reportagem do El País no ano passado, a famosa teria 14 empresas fantasmas para driblar as leis do país. O veículo de comunicação ainda sugere que esses negócios, que são controlados por Shakira não possuem funcionários e nem mesmo materiais, servindo apenas como uma fachada para esconder a fortuna em locais como Ilhas Virgens e as Ilhas Caymã.

Essa não é a primeira vez que a cantora se envolve em problemas como esse. Em 2011, chegou a pagar o valor de 24 milhões de euros à Espanha, que nessa ocasião já a tinha considerado culpada por sonegação.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado