Música

Vortex Beat e VVM: Evolução e destaque nas plataformas digitais


Músicos posando para foto
Vortex grava com MC Bin Laden e Cris Piza
Por Redação NT

Publicado em 12/04/2021 às 14:37,
atualizado em 12/04/2021 às 15:30

"Meu sonho? Vivencio dia-dia com muito orgulho!
Meu compromisso com a música é visceral, tenho consciência e firmeza disso.
Agradeço aos meus pais e a todos que já trilharam parte do meu caminho.”

Vortex Beat ou Vortex, artista, músico, produtor musical e de espírito empreendedor, ganha destaque com a VVM - Vila Vortex Music Produções e Entretenimento Ltda. - com a criação de fonogramas, editoração de obras e distribuição digital. Neste primeiro ano de existência no mercado fonográfico, a VVM disponibilizou 65 lançamentos dos quais 51 foram produzidos pelo Vortex Beat para diferentes artistas. Vale ressaltar os competentes e qualificados parceiros Thales Sala e Tim d’Ávila que atuam junto aos processos de mixagem e masterização dos trabalhos.

Eclético, admira múltiplos gêneros, do clássico ao jazz, das brasilidades; do hip-hop ao sertanejo. Apaixonado pela música, busca uma sonoridade que se revela na interface presente entre mais de um gênero musical, propondo instrumentos de diferentes universos na construção de um mesmo beat. Vortex marca presença há mais de um ano no mercado musical urbano em estilos como rap, trap, hip-hop, pop, r&b e funk.

O domínio da teoria musical permite transmitir variadas influências, registrando um trabalho autêntico e cheio de musicalidade. Neste ano (2021), Vortex destacou-se em 3 playlists editorias do Spotify ("Presença Hip-Hop" com o single Mil Perdões, "Dose Trap" com 15k e "Só as minas" com Abalada). Suas produções ultrapassaram a marca de 200mil visualizações na plataforma e seu perfil conta com aproximadamente 33 mil ouvintes mensais, neste primeiro trimestre. O canal oficial da VVM no Youtube alcançou a marca dos 1.000 inscritos e conta com mais de 440.000 visualizações em todos os seus vídeos.

Vortex Beat e VVM: Evolução e destaque nas plataformas digitais

Aos 27 anos, conhecido artisticamente como Vortex Beat, Guilherme Fernandes é um jovem talento em expansão; revela sinergia musical e várias aptidões nessa área desde os 4 anos, quando iniciou aulas de piano. Suas habilidades musicais são ímpares para sonoridade, métrica, harmonia e composição criativa.

De um lado, Vortex recebe influência e apoio do pai, Paulo Ricardo, físico, professor universitário e trompetista; Ceceu Ismar, tio, saxofonista/clarinetista de grande expressividade. Seus avós paternos, entusiastas da educação musical e da música como facilitadora do autodesenvolvimento, compreendem o lugar da arte como potencial transformador na vida das pessoas. Este valioso cajado se faz presente em Vortex, que encontra ressonância no hip-hop cujas letras musicais promovem o resgate de realidades obscuras para uma consciência social e solidária.

Os avós maternos, físicos e professores universitários; mãe Maria Clara, psicóloga, consteladora familiar e professora; madrasta Ana Cristina, aromaterapeuta e professora, ajudam a fortalecer a curiosidade e a busca constante pelo aprofundamento teórico-prático rumo à evolução pessoal e musical.

“Os projetos artísticos são toques da alma,
e inspirados se tornam inspirações...”

Assim, Vortex cuida particularmente de todos os trabalhos musicais com atenção consciente e focada. A área de exatas que permeia os conhecimentos familiares e a musicalidade, trazem ao produtor a fusão que expressa em seus processos composicionais. Sente-se vinculado ao propósito de levar a arte e a música como ferramentas de inclusão social, como agentes de mudança que integram e respeitam a diversidade. Na verdade, um sino que ao ser ouvido catalisa e unifica as pessoas para o desfrutar musical e alegria de viver.

É com este trabalho, "Análise interpretativa da peça Dois estudos para piano de Rael Gimenes", fazendo referência ao badalar dos sinos da abadia de Westminster que o artista conclui brilhantemente sua graduação/bacharelado em música com habilitação em piano erudito na UEM-PR (2015).

Vortex Beat e VVM: Evolução e destaque nas plataformas digitais

No período de 2010 a 2017, residiu no Paraná, após ter concluído o ensino fundamental e parte do ensino médio em São Paulo. Finaliza o ensino médio e ingressa na graduação em música pela Universidade Estadual de Maringá. Neste período, Vortex desfruta de ecléticas experiências musicais, lecionando piano e ministrando aulas como monitor no curso da graduação, além de instrumentista em grupos de diferentes estilos.

Dedicou-se a regência de corais na universidade e na comunidade local, atuando com faixas etárias, do infantil à terceira idade, na função de preparador vocal, regente e pianista acompanhante. Dentre eles, vale destacar o "Coral da Seicho-no-iê/PR II - Uta no mati corasu kai", no qual trabalhou por seis anos (2011-2017), levando-os a interagir e participar de festivais e encontros por todo o Brasil.

Participou de festiviais voltados para a música coral e instrumental como: "FML"(Festival de Música de Londrinda), "Música nas Montanhas"(MG), "Música no Pampa" (RS), "Jazz & Música Popular" (Souza Lima/SP), "FIMA" (Festival Internacional de Maringá).

Com o olhar atento a novas alternativas e possibilidades para viver de forma auto sustentável, Vortex descobriu o universo do áudio dentro dos softwares e programas de criação musical que permitem sintetizar qualquer timbre.

“O principal recurso para compor é um computador.
E, praticamente todos os grandes hits da atualidade são feitos assim.”

Mais uma vez, sua criatividade imperou e logo os primeiros beats criados lhe trouxeram a oportunidade de trabalhar (desde 2016) até os dias de hoje como "ghost producer" para o app “PepBlast” desenvolvido pela empresa americana “Photozig Inc” junto a seu CEO, Bruno Kajiyama. Este vínculo desencadeou a ativação de um novo universo ao produtor; o despertar de um lugar que integra tecnologia, teoria musical, composição e expressão artística.

Vortex atravessa um momento existencial de depressão e profundas reflexões sobre os caminhos profissionais. A superação deste processo faz emergir uma nova vertente em sua identidade: a de produtor musical.

“Foi aí que, além de músico comecei a vestir a camisa de produtor.”

Vortex Beat e VVM: Evolução e destaque nas plataformas digitais
Vortex e Mc Mayarah

Em junho de 2017, retorna a São Paulo buscando integrar seus propósitos de vida, aprofundar conhecimentos e vislumbrar horizontes que permitam a conexão com outros artistas, visando catalisar e alcançar um maior número de pessoas.

Assim, concluiu o curso técnico "Fundamentos do Áudio e Acústica" (2018) no IAV (Instituto de Áudio e Vídeo) e atuou como técnico de som na casa "Jazz nos Fundos". Dentre estas práticas profissionais e o encantamento com a criação de beats, Vortex estruturou seu estúdio para gravação e produção autoral. Como sempre, em busca de mais conhecimento, iniciou a pós graduação em "Música Popular e Empreendedorismo" (2019) na faculdade Souza Lima/SP.


"E, conversando com os mestres Fábio Sabetta e Marcelo Coelho surgiram os primeiros insights... "

Durante as aulas de empreendedorismo, Vortex desperta para um novo olhar no universo musical. Percebe além de uma oportunidade de negócio, uma possibilidade de profissionalização de artistas independentes, o que fortifica o cajado familiar que integra arte, expansão de conhecimentos, transformação e inclusão social. Aí se revela mais uma dimensão: o jovem empresário que almeja ter a própria gravadora/selo e também atuar como manager de artistas, traçando estratégias e metas de carreira.

Durante a pós-graduação (2019), dá início à estruturação da empresa sob mentoria do professor Fabio Sabetta juntamente com a Dra Camilla Melges, amiga que sempre apoiou, acredita no propósito da VVM e se tornou a advogada responsável por todo setor jurídico do selo, gravadora e editora. A conexão com profissionais ligados ao mundo da música é fundamental para os vínculos da VVM. Vale registrar a colaboração do Roberto Santiago, contador que, além de assumir este setor da VVM, também é músico, cantor e guitarrista.

“E depois de tantas horas de reunião com a Camilla, com o Roberto e com o Fábio,
conseguimos chegar num modelo interessante para começar a empresa.
Assim nasceu a VVM: selo, gravadora, produtora e editora.”

Neste primeiro ano, gravou e produziu artistas como: Neg Família Madá, Mc Bin Laden, Dank 011 (RZO), Vickman (NVC), Garganta Negra, Deborah Crespo, Faype, Cris Piza, Mc Mayarah, Ginnao (DoProverbio), Natkym, Caio Asa, omarginalzin, Bentu, MC do Mangue, PJiuSan, Mc Shittão, Gabriel Zion, Randall, Jowkah, YP, Pinfa, Tubarão MC, Chalita, Imix, Drungo, Rima Rosa, XARD, Nikito MC, Vila 7, Brennus, entre outros.

A VVM zela pela amorosidade, diálogo e transparência; bem como pela ética e qualidade artística em desenvolvimento. Respeito e afeto positivo são fundamentais para fluir o reconhecimento de cada um junto ao trabalho e empenho de Vortex Beat. Além de administrar as obras e fonogramas produzidos pelo próprio Vortex, a VVM também realiza o serviço de distribuição digital para outros artistas/produtores independentes que se encaixem na proposta do selo, como é o caso do grupo "12a", que reside no Rio de Janeiro e tem se destacado entre os lançamentos.

Vortex é o coração da VVM: acompanha de perto todos os passos de cada trabalho administrado e lançado pela empresa, vibrando pelo crescimento e sucesso de todos. Afinal, todos os que trabalham em conexão com a VVM, de alguma forma estão ligados à música como alimento da alma.

Vila Vortex Music Produções e Entretenimento Ltda. é uma empresa que pulsa no equilíbrio entre dar e receber com gratidão a todos que participam do seu caminho e compartilham dos seus propósitos. Com profundo respeito, honra a todos os saberes anteriores e está sempre aberta a aprendizados e inovações.


O NaTelinha conversa com milhões de pessoas, amantes da comunicação, internet e televisão. Anuncie com a gente!

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado