Luto

Morre Little Richard, pioneiro do rock, aos 87 anos

Causa da morte estaria relacionada a um câncer ósseo, informou o agente à imprensa norte-americana


Little Richard morreu aos 87 anos, nos EUA
Little Richard, que se aposentou em 2013, passou a se apresentador sentado desde 2009, quando passou por cirurgia no quadril

Pioneiro do rock'n'roll na década de 1960, o cantor, compositor e pianista Little Richard morreu neste sábado (9), aos 87 anos. O artista, que estava em Nashville, nos Estados Unidos, enfrentava problemas de saúde há alguns anos, após sofrer um derrame e passar por uma cirurgia no quadril, em 2009.

Filho de Little Richard, Danny Penniman confirmou a morte do pai à revista Rolling Stone, mas não deu detalhes sobre a causa. À CNN norte-americana, o agente Dick Alen informou que o artista morreu em Nashville, ao lado do irmão e do filho. A publicação diz ainda que o morte estaria relacionada a um câncer ósseo.

Nascido em Macon, no estado da Geórgia, em 1932, e batizado como Richard Wayne Penniman, Little Richard se aproximou da música ainda na adolescência, durante a década de 1940. Em uma época de segregação racial, ele teve como primeira referência ícones da música gospel de sua época.

Foram os primeiros passos de um artista que, décadas seguintes, alcançaria a marca de 30 milhões de discos vendidos pelo mundo. Estilo e performances extravagantes deixaram a marca de Little Richard na cultura pop mundial, influenciando as gerações seguintes.

Pioneiro do rock, ele foi responsável por hits como Tutti Frutti, Long Tall Sally e Rit It Up. É de sua autoria a expressão "A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!", também usada e popularizada por Elvis Presley.

A carreira foi interrompida pela religião, que o acompanhava, por tradição familiar, desde a infância. Tornou-se pastor em 1958, mas retornou aos holofotes em 1962, abrindo shows de bandas como Beatles e Rolling Stones. Em 1995, revelou em entrevista ser homossexual, após anos condenando tal orientação sexual.

Em 2013, aos 80 anos, anunciou sua aposentadoria. Quatro anos antes, Little Richard havia passado por uma cirurgia do quadril que o afastou dos palcos. Em suas apresentações, desde então, ele só se apresentava sentado.

Relembre alguns dos maiores hits de Little Richard:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado