Opinião

Atuação da Semana: O grande trabalho de Xamã em Três Graças

Xamã vem buscando uma composição minuciosa na novela das nove da Globo


Xamã em cena de Três Graças
Xamã em grande momento em Três Graças - Foto: Reprodução/Globo
Por Daniel César

Publicado em 01/03/2026 às 10:00,
atualizado em 01/03/2026 às 10:08

A arte de interpretar não se domina logo na primeira tentativa. Embora haja quem defenda o talento inato, muito da qualidade vem do esforço, aprendizagem e repetição. Claro exemplo disso se vê em Três Graças, principalmente nos capítulos mais recentes, com a desenvoltura de Xamã, ganhando completo domínio de cena na construção narrativa de seu vilão, Bagdá.

Aliás, Bagdá não chega a ser uma inovação nas novelas brasileira. É um personagem repetido mil vezes por atores diferentes, daí a dificuldade. É muito complicado achar elementos novos de criação para surpreender o telespectador. Some-se a isso o fato de que o ator ainda está construindo, tijolo por tijolo, sua carreira na interpretação, a armadilha poderia ser grande.

Atuação da Semana: Isabelle Drummond volta às novelas e quem ganha prêmio é o público

Atuação da Semana: Millie Bobby Brown assombra o mundo no fim de Stranger Things

Xamã nunca entregou trabalhos ruins ou sem potencial. Em Renascer (2023), ele não chegou a brilhar e deu vida a um personagem ainda pequeno, mas que ganhou algum espaço em determinado momento, dando conta e não comprometendo o desempenho final. Um olhar mais atento notaria que havia um talento a ser moldado, como aparentemente Aguinaldo Silva notou.

Em Três Graças, o ator optou pela construção gradativa. Embora Bagdá tenha relativo espaço em todos os capítulos, sua interpretação não chegava a encher a tela, mas era de caso pensado. Talvez ele sabia que, no momento em que a carga dramática subisse a voltagem, não teria para onde ir se já começasse intenso demais. Talvez faltava domínio e intimidade ao personagem, que foi criando ao longo dos tempos em cena.

Fato é que, na semana recente, Bagdá teve explosões narrativas que chamaram a atenção. A maior delas, talvez, a sequência em que ele vê o pai, Jorginho (Juliano Cazarré), em que se viu um ator completo, maduro e que sabia construir uma cena para emocionar, dando ares de realismo sem parecer caricato, o que nem sempre é fácil.

Não se trata de comparar um ator ainda iniciante a grandes trabalhos do país. Mas nesta semana, Xamã mostrou que é um dos rostos mais promissores para o futuro das novelas brasileiras e, se mantiver o foco, pode galgar papéis cada vez maiores dentro da Globo. Por ora, deu plena conta do papel que lhe foi entregue e fez o principal: emocionou.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 26

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado