Coluna do Sandro

Padrão Globo de qualidade sofre duro golpe com demissão do sucessor de Hans Donner

Emissora demitiu o designer Alexandre Arrabal, referência no grafismo da TV no Brasil


Alexandre Arrabal entre William Bonner e Renata Vasconcellos tendo ao fundo o cenário do Jornal Nacional
Alexandre Arrabal entre William Bonner e Renata Vasconcellos no cenário do JN que ele criou - Foto: Divulgação/Globo
Por Sandro Nascimento

Publicado em 27/01/2023 às 14:34,
atualizado em 27/01/2023 às 14:40

A Globo demitiu recentemente o premiado designer Alexandre Arrabal, que liderava o hub de Ilustração e Arte de toda a emissora. Nos últimos 38 anos, foi ele quem criou todos os cenários do Jornal Nacional, Fantástico e Big Brother Brasil. Internamente, sua saída foi vista como mais um duro golpe ao reconhecido padrão Globo de qualidade. Arrabal era conhecido como o sucessor de Hans Donner.

De acordo com fontes ouvidas, sua saída ocasionou numa comoção entre os funcionários, inclusive de outros departamentos. Ele era tratado como mestre e era referência no mercado. Ao todo, já venceu 40 premiações entre New York Festivals, Promax Latim América e Promax Global Awards.

O NaTelinha apurou que nenhum profissional assumirá seu lugar, e a Globo deve extinguir o cargo. Essa decisão indica que o canal deve diminuir o setor, tirando a importância que hoje ele tem. A demissão de Arrabal foi antecipada pelo site TV Pop.

Nos bastidores, foi difundida a informação que ele saiu por receber um alto salário, acima do mercado, porém, na realidade, o designer tinha a menor remuneração entre os diretores da emissora que exerciam o mesmo grau de responsabilidade. Alexandre Arrabal tem 63 anos, estava na Globo desde 1985 e era responsável por toda a programação estética da emissora, como o Big Brother Brasil, Alta Horas, Mais Você, Carnaval, Fantástico, Jornal Nacional e GloboNews.

Trabalhos de Alexandre Arrabal na Globo

Padrão Globo de qualidade sofre duro golpe com demissão do sucessor de Hans Donner

O designer teve participação marcante em várias inovações na televisão brasileira e, todas elas, com reconhecimento internacional. Por exemplo, em 1996, foi responsável pelo primeiro cenário virtual (com tracking e corte de câmeras) e a ancoragem dos telejornais regionais a partir de estúdios panorâmicos, mostrando a cidade ao fundo. Em 2000, transferiu a bancada do JN do estúdio para a redação e liderou toda a evolução gráfica e cenográfica até chegar o atual formato, onde o real e o virtual se unem.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, comandou um grupo de designers e defendeu a implantação de um prédio no parque Olímpico para abrigar o Grupo Globo. Na época, o NaTelinha visitou o espaço e percorreu os três andares do prédio que virou um cartão portal.

Em 2018, Alexandre Arrabal liderou a criação da “caixa mágica”, projeto de design inovador que transformava o estúdio de 20 metros quadrados em uma área espaçosa com 180 graus de visão na cobertura da Copa da Rússia. Tudo integrado com muita realidade aumentada e virtual. O planejamento foi desenvolvido com a integração entre todas as áreas de tecnologia e o conteúdo da Globo.

O mesmo projeto, mais evoluído, foi utilizado na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e a Copa do Catar, no ano passado. Essa criação permitiu que o canal tivesse uma economia na casa dos milhões. Isso se explica pelo fato da Globo não precisar ter levado parte da equipe para a cobertura e, no ar, o telespectador tinha a sensação de assistir um programa produzido nas cidades-sedes dos eventos, mas, na verdade, estavam nos Estúdios Globo no Rio.

Em 2020, foi o time de design de Alexandre Arrabal que produziu uma animação 3D que explicava como a vacina da Pfizer com a BioNTech agia no corpo humano para produzir anticorpos contra o vírus da Covid-19. O vídeo tem três minutos, levou três meses para ficar pronto e foi muito elogiado por diversos profissionais da área.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado