Colunas

Fãs de "Chaves", relaxem: série não vai deixar de ser o que é se sair do SBT

Antenado


257664f7bb652554ed380313f23fb283.jpg
Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (22), o NaTelinha noticiou em primeira-mão que o SBT irá voltar a reprisar novelas mexicanas no início da tarde, na faixa local das 13h45. A anunciada inicialmente foi "Esmeralda", mas o canal mudou de ideia e colocou "A Mentira".

Com isso, de novo, o bom e velho "Chaves" perde espaço na grade diária do SBT. E novamente, os fãs do seriado começaram a reclamar da emissora. Que não valorizam a série, que fazem pouco caso do menino do barril, que "Chaves" não pode ficar de fora da programação de todo o dia...  Antes de tudo: eu amo "Chaves", sou fã incondicional dele e de toda a obra de Roberto Goméz Bolaños - conte aí "Chapolin", "Pancada", "Dr. Chapatin", dentre outros personagens geniais.

Eu realmente cresci vendo "Chaves" no SBT, e volta e meia ainda o vejo aos sábados, no fim da tarde, já que o horário é um dos piores da televisão e a série sempre vem como boa opção. O porém é o seguinte: "Chaves" está em várias plataformas.

Está na Netflix, está no YouTube, com episódios normais, semelhantes, raros, que o SBT nunca exibiu... Se você é fanático, acaba não vendo tanto - ou nem vê - "Chaves" pelo SBT. Aliás, é uma utopia falar isso. Por mais bizarra que a atitude do canal de Silvio Santos seja - esse horário das 13h45 havia sido encerrado com "Maria do Bairro" em fevereiro e voltaram do nada -, "Chaves" hoje é maior que o SBT. Ele não precisa mais da emissora de Silvio Santos para fazer história e marcar gerações.

Essa geração não vê a produção pela TV aberta. Ela, quando quer, vê pela Netflix completinho e quantos episódios quiser. Vê pelo YouTube, quantas vezes, quando e aonde quiser. Uma hora, infelizmente, "Chaves" irá sair da TV aberta. Espero que esse dia demore bastante, porque seria uma perda inestimável, mas uma hora vai rolar. É um produto dos anos 70, e por melhor que ele seja, é a lei natural da vida. Se nada dura para sempre, imagine se a exibição dele no SBT irá durar eternamente.

Espernear nas redes sociais, gritar dizendo que o SBT está tirando "Chaves" da grade não adianta em nada. Só faz o próprio seriado ficar mais desgastado, porque dá trela pra emissora ficar exibido quatro ou cinco episódios por dia. Por melhor que seja, isso faz o programa cansar.

É difícil falar, mas uma hora o Chavinho vai ser aposentado e, infelizmente, temos que nos preparar para isso. Mas relaxe fã de "Chaves": não é porque vai, um dia, sair da TV aberta que a produção perderá importância. As pessoas vão lembrar, falar e comentar pra sempre.

"Chaves" já entrou na história. E não é o entra e sai do SBT que vai mudar isso.


Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, é responsável por reportagens variadas e especiais. Na coluna "Antenado", fala sobre TV aberta quando a necessidade pedir. Já no "Eu Paguei Pra Ver", às segundas, conta histórias curiosas sobre a TV por assinatura no Brasil. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado