Colunas

Em novos tempos, errar a estratégia pode fazer você perder a regra do jogo

Antenado


aregradojogo-osdezmandamentos.jpg
Foto/montagem: NaTelinha

Me desculpem pelo péssimo trocadilho inicial, mas indo direto pro assunto: sem dúvida, nesta semana, o assunto que mais se falou foi a disputa pela liderança de audiência entre Globo e Record na faixa entre 20h30 e 22h.

A briga se acentuou há pouco menos de um mês, quando "A Regra do Jogo" estreou e a fase mais forte de "Os Dez Mandamentos" também começou. Além disso, o "JN" parece não estar em seu melhor momento e o "Cidade Alerta", de Marcelo Rezende, virou uma sala de espera para os telespectadores da novela - tem dado picos de até 21 pontos e liderado por momentos contra o telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos.

O sucesso da trama bíblica é inegável, elevou a audiência da Record em todo o Brasil - em Belém, por exemplo, já é líder absoluto por dois meses seguidos -. No entanto, a estratégia da Globo para tentar bater de frente é um pouco equivocada e errada.

Como se sabe, desde sempre, o "JN" é a espinha mais frágil do horário global historicamente. Não é a primeira novela que explode sendo exibida na faixa das 20h30, muito pelo contrário. Mas nenhuma trama chegou a ponto de fazer o telejornal cair tanto no Ibope e virar um alvo fácil. E é um alvo fácil devido a duração longa que ele tem.

O "JN" ter 1 hora e 10 minutos não existe. Ele fica cansativo, arrastado e chato de se ver - a não ser em dia de grandes acontecimentos, onde fica imperdível. Além disso, a Globo, que sempre foi conhecida pelo respeito com os horários, tem começado "A Regra do Jogo", em vários dias, na faixa das 21h45. Quase 22h.

[galeria]
O público que gosta da novela das "oito" que virou das "nove" mudou de canal, porque a outra começa mais cedo e porque sempre respeitou os horários - não considero cinco minutos de atraso algo de outro mundo, e a Record tem feito apenas isso. A Globo chega a atrasar sua programação em 40 minutos em relação ao previsto, um absurdo.

Parece que o SBT de 2006/2007 invadiu a direção de programação da Globo e decidiu fazer aquilo tudo. Em tempo de novas mídias, o conteúdo precisa ser o primeiro foco, mas atrasar tanto a programação fez a Globo perder um possível sucesso.

"A Regra do Jogo" tem ótimos elementos e poderia recuperar o horário. Poderia. Agora, talvez, só quando "Os Dez Mandamentos" acabar. Fenômenos são assim: nunca cai, é de 20 pontos para cima. Vejamos os próximos capítulos da disputa.


Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, além da coluna “Antenado”, assinada todos os sábados, é responsável pelo “Documento NT” e outras reportagens. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado