Colunas

TV canadense uniu Record e SporTV no Pan; canal pago fez boa cobertura


panamericano-toronto (1).jpg
Divulgação

A CBC, Canadian Broadcast Corporation, conseguiu uma missão que parecia das mais complicadas antes das competições dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, finalizados neste último domingo (26).

Com uma qualidade para lá de duvidosa em algumas das imagens que gerou e ignorando diversos eventos, inclusive alguns de relevância, como o handebol e o polo aquático, a transmissão providenciada pelo comitê organizador gerou o uníssono pedido de desculpas dos narradores da Record e do SporTV, que sempre justificavam que a “culpa” do problema não era originalmente deles.

Nas finais do handebol, por exemplo, cada grupo se virou como pode. A Record News, em parceria com emissoras da Argentina e de Cuba, tornou-se a única a transmitir as disputas na íntegra.

O SporTV improvisou ao encarregar os jogos para a única câmera do notebook do repórter Edgar Alencar. Também deu certo.

Valeu o esforço em ambos os casos. Somente assim foi possível que os brasileiros acompanhassem duas das medalhas de ouro do país em esportes coletivos.

Record News e SporTV, aliás, saem completamente em alta do Pan. Mas com caminhos bem distintos. Uma fez toda a sua transmissão dos estúdios de São Paulo, outra foi a única emissora do continente a construir um estúdio panorâmico em Toronto.

Cada uma ao seu modo, ambas tiveram boas narrações, comentários pertinentes, interação com o público e se credenciaram não somente a fazer papéis esperados aos seus tamanhos na Olimpíada como até a ceder profissionais de seus times para, respectivamente, Record e Globo.

Aliás, a emissora carioca fez uma cobertura protocolar dos Jogos em seus telejornais e programas esportivos, mas digna. Longe de ignorar a competição, o Pan rendeu VTs diários no “Jornal Nacional”, algo que nem mesmo o futebol nacional ostenta.

Outras redes sem os direitos do evento, ESPN, RedeTV! e Esporte Interativo, tal qual a Globo, enviaram repórteres para Toronto em pelo menos parte da competição. SBT e Band, não.

Vale lembrar que entre todas as emissoras brasileiras citadas nessa matéria, apenas RedeTV! e SBT não transmitirão a Olimpíada. A promessa para 2016 é de fortes emoções com uma disputa bem mais acirrada.


No NaTelinha, o colunista Lucas Félix mostra um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado