Colunas

A cozinha está em alta na TV brasileira

Click TV


masterchef-2015.jpg
Fotos: Divulgação

A culinária está cada vez mais em alta na televisão aberta brasileira. Após revelar apresentadores como Ana Maria Braga (Globo), Cátia Fonseca (Gazeta), Claudete Troiano (Aparecida) e Edu Guedes (RedeTV!), entre outros, eis que voltam às manchetes programas que possuem como tema central o universo da culinária.

Em começo quase simultâneo, “MasterChef”, da Bandeirantes, apresentado por Ana Paula Padrão, e “Cozinha Sob Pressão”, do SBT, comandado pelo chef Carlos Bertolazzi, deram mostras de suas forças logo de cara.

O reality do SBT, mais intenso e baseado no formato “Hell's Kitchen” (“Cozinha do Inferno”, em tradução direta), trata a pressão sobre os participantes como principal foco de audiência. O formato agradou e elevou os índices dos problemáticos sábados da emissora da Anhanguera.

Já o da Bandeirantes se tornou um fenômeno de repercussão e foi crescendo na audiência. Na final da primeira temporada, no ano passado, a versão brasileira do "MasterChef" chegou à liderança.

Se “Cozinha Sob Pressão” mudou de horário e perdeu um pouco da repercussão na segunda temporada, embora a audiência tenha aumentado sensivelmente, “MasterChef” voltou com tudo. O programa da Band segue bombando nas redes sociais e na última terça-feira (30) bateu recorde, chegando a 9 pontos de pico em alguns momentos e marcando 7 de média.

No rastro dos sucessos que foram ao ar na concorrência, a Record fechou parceria com a Discovery para produzir o programa “Batalha dos Confeiteiros Brasil”, formato da Endemol que contará com a apresentação de Bartolo “Buddy’ Valastro, protagonista de “Cake Boss” (“Mestre dos Bolos”, em tradução direta), série americana que conta os passos de Buddy na confecção de bolos animados e na organização de seus negócios.

Valastro, que desembarcou no Brasil esta semana para gravar os programas que irão ao ar a partir de setembro nas telas da emissora da Barra Funda e do Discovery Home & Health, foi recebido por dezenas de fãs e passará um mês no país.

Antes disso, o SBT estreia em julho mais um formato gastronômico: "Bake Off - Mão na Massa", com confeiteiros amadores, apresentado pela recém-contratada Ticiana Villas Boas.

Falar de cozinha na televisão aberta sempre rendeu bons frutos a todas as emissoras, mas o incremento de formatos internacionais com disputas e ingredientes que vão além de simplesmente cozinhar um prato diferente, se mostrou um grande acerto.

Se falta sal na televisão brasileira, sobra tempero nos programas de culinária.
 

Apaixonado por televisão, Helder Vendramini pesquisa e estuda esse meio há vários anos e é formado no curso de Rádio e TV. Aqui no site, busca fazer análises aprofundadas dos mais variados temas que envolvem a nossa telinha.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado