Colunas

Na contramão da economia, RedeTV! investe, contrata e desconhece crise

Enfoque NT analisa situação atual da emissora


diretores-redetv.jpg
Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho são os proprietários da RedeTV! - Fotos: Divulgação
Não é segredo pra ninguém que o país atravessa uma fase difícil. A inflação estourou o teto do governo em 2015 apenas nos primeiros quatro meses do ano, os juros atingem índices não vistos há muito tempo em todos os setores, o dólar não estava tão alto desde 2002, flutuando em torno dos R$ 3, e a taxa de desemprego começou a subir. 
 
Todos esses fatores respingam não só na vida do brasileiro, como também nas emissoras de televisão. Com isso, se tornou comum as notícias de falta de investimento, demissões e cortes feitas por elas. O caso mais flagrante é o da Bandeirantes, que extinguiu programas como o “Agora é Tarde” e a cada semana que passa acumula mais funcionários dispensados por todo o Brasil.
 
 
A RedeTV!, no entanto, parece não ter a palavra “crise” em seu dicionário e vem numa crescente, com um quadro completamente diferente daquele encontrado há dois ou três anos, quando atingiu o pior momento de sua história, atrasando por meses os salários de seus funcionários, deixando-os com medo e sem a confiança do mercado e dos bancos. A situação era tão caótica que se falou até em intervenção da presidente Dilma Roussef para cassar a concessão do canal.
 
 
Para quem não se lembra, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofidusão e Televisão no Estado de São Paulo protocolou uma carta pedindo uma atitude da presidente, porque segundo Edson Amaral, diretor de formação da entidade, aquela situação não poderia mais continuar com consecutivos desrespeitos àqueles que lá davam expediente.
 
O precursor de toda essa nuvem negra foi a saída da trupe do “Pânico” para a Band, em 2012. A turma era o carro-chefe não só de audiência, mas também de faturamento para emissora há pelo menos oito anos.
 
A virada
 
Após ter ajeitado a casa em 2013 e 2014 arrumando as finanças e pagando funcionários em dia, 2015 já havia se mostrado promissor em dezembro do ano passado, quando a RedeTV! contratou a competente jornalista Mariana Godoy, depois de um longo período no Grupo Globo.
 
 
Mais do que qualquer boa intenção, o canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho realmente se mostrou disposto a levar com seriedade um projeto a longo prazo para qualificar a programação, atrair audiência e se consolidar num mercado que até então, a RedeTV! era vista com desconfiança.
 
 
Chegaram, além de Mariana, Celso Zucatelli, Eduardo Guedes e Mariana Leão para apresentar uma revista eletrônica matutina, a apresentadora Claudia Carla, o repórter Mauro Tagliaferri, que teve passagens importantes pelas principais emissoras do país, e Luciano Faccioli, que estava numa afiliada do SBT em Recife.
 
“Zorra” bate, RedeTV! rebate
 
 
Na estreia do novo “Zorra”, da Globo, no último dia 9, um clipe de abertura mostrou um grupo cantando que se o humorístico não desse certo, todos poderiam acabar na RedeTV!. Marcelo de Carvalho, um dos sócios do canal paulista, inteligente, viu a citação com bom humor e ironizou o fato de todos os seus concorrentes estarem demitindo, enquanto a RedeTV! contrata. E que por isso, arrumaria uma vaga para aqueles que possam sair do “Zorra”, por ventura.
 
Todo esse grande momento que a emissora vive hoje, é fruto de uma responsabilidade empresarial traçada há dois anos. Nada disso seria possível se todos aqueles problemas não tivessem sido levados a sério sem que existisse todo um projeto de planejamento com etapas a serem cumpridas. Não existe varinha mágica. 
 
Não há dúvidas que a RedeTV! esteja no caminho certo, trilhando um rumo de solidez a ser alcançada se mantiver a paciência e essa filosofia. Em 16 anos de história, este é realmente aquele em que ela parece passar por um processo de amadurecimento. 
 
 
Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há dez anos e assina a coluna Enfoque NT há quatro, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter e Instagram: @tforatto

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado