Colunas

Desencontros em série afastam Sandra Annenberg e Evaristo Costa por meses

Território da TV


sandra_e_evaristocosta_jornalhoje.jpg
Fotos: Reprodução/ TV Globo

Sandra Annenberg e Evaristo Costa formam a mais longeva dupla de comando dos telejornais diários da Globo. Juntos desde o início de 2004, superam a formação de 2005 estabelecida no "Jornal da Globo" após a saída de Ana Paula Padrão.

E tem folga sobre os telejornais da sucursal carioca, "Bom Dia Brasil" e "Jornal Nacional", que tiveram peças titulares alteradas há pouco tempo, respectivamente, em 2013 e 2014.

Nesse mais de 10 anos de parceria de Sandra e Evaristo no "JH", é difícil que eles já tenham ficado afastados ininterruptamente por tanto tempo quanto na fase atual.

A dupla, de tão conectada, tem peculiaridades, como geralmente ser convocada simultaneamente para o "Criança Esperança" ou até sair da bancada com toda a formação, como ocorrido na posse de Dilma Rousseff em 2011.

Por isso vem chamando atenção o fato de que os apresentadores não se reúnem desde o dia 5 de dezembro, quando então Evaristo saiu de férias, ouvindo o pedido de "volte logo" de Sandra ainda na bancada.

De fato, ele cumpriu o tempo regulamentar de férias de 30 dias (apesar do comum ser que âncoras de telejornais optem por 2 recessos de 15 dias), retornando ao posto no dia 5 de janeiro, mas sozinho.

Já Sandra permaneceu no "JH" do dia 5 de dezembro até 19 do mesmo mês, quando já desejou no encerramento da edição "um 2015 lindo e cheio de saúde para todo mundo".

Na semana seguinte, ela cumpriu o plantão de Natal do "Jornal Nacional", substituindo Renata Vasconcellos. Nesse período, o "JH" foi comandado por Flávia Freire, que deu espaço para Renata Capucci na semana do Réveillon.

Já há um ineditismo nisso. As substitutas ancoraram as edições durante todos os dias, incluindo os que não eram feriados. Em outros anos, um dos titulares era sempre mantido nas datas ditas úteis.

Assim como Evaristo, Sandra tirou direto os seus 30 dias de férias, retornando ao ar apenas em 19 de janeiro, mas no "Jornal Nacional", novamente cobrindo Renata Vasconcellos, então em férias.

Já seu retorno ao "JH" foi apenas na última quarta-feira (4), um dia depois de Evaristo se despedir da bancada anunciando que irá passar uma temporada no comando do "Fantástico".
 

 

Na página oficial do jornalístico no Facebook, ele revelou que substituirá Tadeu Schmidt pelas próximas três semanas, assim permanecendo no "Show da Vida" até o dia 22. Ou seja, na mais otimista das hipóteses, retorna ao "JH" no dia 23, exatamente 80 dias depois do último encontro da dupla no ar.

Vale destacar que a mais recente edição ancorada por eles em conjunto foi 20 dias antes do Natal e próxima será somente após o Carnaval.

Repercussão

O período inabitual sem que a dupla se reúna já chama atenção dos telespectadores nas redes sociais.

Jean Rosha fez um trocadilho com a letra de "Fico Assim Sem Você". Já outros internautas dizem que "assim não dá para defender" a emissora e se perguntam "até quando?" a separação vai continuar. O pedido é reforçado por quem quer a dupla junta de novo.

Na postagem do Facebook em que Evaristo anuncia seu breve período no "Fantástico", o tom é similar, misturando mensagens antecipando saudades e outras que destacam a sintonia da dupla quando reunida.

 

No NaTelinha, o colunista Lucas Félix irá mostrar um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado