Colunas

O desgaste de "Os Simpsons" na Band e sua história na TV

Enfoque NT


ac9cb70186ccd0338efc5be10d507a07.jpg
Divulgação

Os Simpsons” é uma série de televisão estadunidense que teve sua primeira temporada exibida em 1989. São 25 anos no ar, o que lhe dá condição de seriado mais duradouro na terra do Tio Sam.

No Brasil, a família amarela desembarcou em 1991, na Globo, aos sábados, no horário das 17h30. Meses mais tarde, a primeira baixa: passou para as manhãs dominicais, a partir das 10h30.

A série que é uma crítica social e comportamental estadunidense logo ganhou notoriedade por aqui, em 1997, quando o SBT passou a exibí-la em horário nobre, após a novela “Os Ossos do Barão”, diariamente. Na rede de Silvio Santos, passou por mais alguns horários, alcançando o sucesso em todos eles, já que a emissora nunca os escondeu, como aconteceu, por mais de uma vez, nas mãos da Globo.

A volta à Globo e o esquecimento

Em 2003, havia uma enorme briga por pacote de filmes dos grandes estúdios cinematográficos. Na época, o SBT pressionou a Warner para tirar “Os Flinststones” e “Scooby-Doo” da Globo (depois de ter tirado da emissora carioca a MGM e a Paramount) e fortalecer ainda mais sua programação infantil. Estes dois desenhos, aliás, tiveram relativo sucesso no horário das seis da tarde em 2004, quando alcançavam dois dígitos no Ibope.

A Globo, naquela ocasião, ainda mantinha contrato com a Universal (Studios, é claro) e a Fox, e revidou o ataque: tirou “Os Simpsons” do SBT, onde era exibido todos os dias com bons números de audiência (10 pontos). A série então foi parar aos sábados, no horário das 11h30. O “Pica-Pau”, que fez enorme sucesso na Record alguns anos mais tarde, também voltara à Globo na oportunidade.

No canal carioca, “Os Simpsons” chegava a ser reprisado num curto espaço de tempos, mesmo tendo dezenas de temporadas disponíveis, centenas de episódios, em questão de semana. Algo que os fãs não toleravam.

A ida para a Band e o desgaste

No ano passado, “Os Simpsons” teve seu expediente na TV aumentado, na Bandeirantes. No verão da emissora, a série passou a ser levada ao ar diariamente e diante dos bons resultados, o canal logo tratou de tentar “viralizá-la”, colocando-a em vários horários, finais de semana... O resultado não poderia ser outro, se não o desgaste natural. O mesmo foi feito com “Família Dinossauros”, recentemente.

Hoje, a série não consegue dar mais que 1 ponto no Ibope e contornar a situação já parece ser um pouco difícil. Afinal, “Os Simpsons” apesar de todos os bons adjetivos que eu poderia dar, não é nenhum “Chaves”.
 

Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há nove anos e assina a coluna Enfoque NT há três, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado