Colunas

A Copa dos gritos de gol... quando as seleções colaboram

Confira nova análise da coluna "Papo de Bola"


5f069b34576112b92c7660b8f34e5735.jpg
Divulgação

Foi só eu falar no artigo anterior dos muitos gols nos primeiros dias de Copa do Mundo e, no mesmo dia da publicação, eis que surge o primeiro 0 a 0 da competição. Mick Jagger eu?

Mas nem é o fato de Irã x Nigéria ter acabado assim o pior de tudo. Existem empates sem gols que, apesar da ausência do que um dia Alexandre Santos definiu como o grande momento do futebol, são bons pela qualidade da disputa e por render momentos de emoção. Mas a peleja em Curitiba esteve longe, muito longe, oceanicamente longe disso. Portanto, cabe um registro de solidariedade a Rogério Corrêa (Globo), Oliveira Andrade (Band), Linhares Jr. (SporTV), Luiz Carlos Largo (ESPN Brasil), Ivan Bruno (BandSports), Rodrigo Cascino (Fox Sports) e Cadu Cortez (Fox Sports 2).

Entrando em campo

É apenas neste sexto dia de Copa que a Rede Globo escala pela primeira vez Rembrandt Jr., seu titular da Globo Nordeste. Bélgica x Argélia marca a estreia dele na competição, pela qual emendará transmissões em dois dias seguidos pois sairá de Belo Horizonte até Porto Alegre para narrar Holanda x Austrália amanhã.

A número 1 para beijar

Não é Donatela e felizmente muito menos Flora, mas é "A Favorita" para receber beijinhos doces de torcedores neste Mundial de Seleções. Ainda bem que existe a internet para difundir momentos de alcance regional na TV. Sem a web, o Brasil e o mundo não se divertiriam da mesma maneira como os paulistas ao vivo ao assistirem os beijos que Sabina Simonato recebeu de um torcedor croata no "SPTV" e de um português no "Bom Dia SP".

Aliás, notem a coincidência: um croata a beijou e sua seleção levou 3 x 1 do Brasil; um lusitano a beijou e depois veio o chocolate de 4 x 0 da Alemanha. Será que rola um link com mexicanos antes da partida no Castelão?

A imagem do dia

Neto publicou em seu perfil no Twitter esta foto dele com José Luiz Datena no hotel onde se hospedaram em Salvador para transmitir Alemanha x Portugal pela TV Bandeirantes.

Os seguidores do ex-jogador dispararam brincadeiras e zoeiras aos montes, algumas impróprias para este horário (tem criança assistindo, como diria João Kléber no "Você na TV"). Tiradas de sarro à parte, foi o primeiro jogo do Datenão pela Band aberta diretamente do estádio após narrar México x Camarões e Costa Rica x Uruguai dos estúdios.

Do fundo do baú

Brasil e México se enfrentaram três vezes nos Mundiais, a última delas em 1962. Vitória brasileira por 2 x 0 que fecha a coluna num compacto especialíssimo: uma transmissão exibida por uma rede de TVs associadas através de videotape. A equipe teve Raul Tabajara e Paulo Planet Buarque no primeiro tempo, Walter Abrahão e Ary Silva no segundo e Flávio Iazzetti o jogo inteiro comentando a arbitragem.

20 estações mostraram a gravação: Record, Tupi, Excelsior, Paulista e Cultura em São Paulo; Tupi Interior em Ribeirão Preto; Tupi, Continental e Rio no RJ; Nacional, Brasília e Alvorada na capital federal; Itacolomi em Belo Horizonte; Piratini em Porto Alegre; TV Paraná em Curitiba; Itapoan em Salvador; Marajoara em Belém; e TV Rádio Clube em Goiânia, Recife e Fortaleza.

Assista:


Edu César é titular do site www.papodebola.com.br e está de volta ao NaTelinha para falar sobre a cobertura da Copa do Mundo pelas TVs.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado