Colunas

A Copa do Mundo de 2014 nos canais por assinatura

Confira análise da coluna "Papo de Bola"


c27935c60c06c864e11000da0da9d097.jpg
Maior cobertura da Copa promete ser do SporTV - Divulgação

De volta para o segundo tempo do que as TVs que transmitirão a Copa do Mundo mostrarão. No artigo anterior, a dama e o cavalheiro leram o que será de Globo e Bandeirantes. Hoje, abordo os quatro exibidores fechados.

A maior cobertura promete ser a do SporTV, um trabalho que seu diretor Raul Costa Jr. promete ser algo jamais feito na televisão esportiva. Não é apenas a exibição dos 64 jogos ao vivo, mas todo um trabalho de programas e reportagens especiais, mobilizando sua equipe própria, os recrutados do "Passaporte SporTV", gente que chega para este trabalho e vários repórteres e profissionais de diversas afiliadas da Rede Globo. Milton Leite vai narrar a abertura com Brasil x Croácia e Luiz Carlos Jr. transmitirá a finalíssima no Maracanã.

Muitos ex-jogadores foram chamados para formar trios com narradores e jornalistas comentaristas. Um deles seria Fernandão, que morreu em acidente aéreo com apenas 36 anos e que fez três jogos do Campeonato Brasileiro pelo canal. As atrações mundialistas incluirão programas como "Extra-Ordinários" (com Xico Sá, Eduardo Bueno, Paulo Miklos e Maitê Proença) e o debate "É Campeão", com capitães campeões mundiais, a partir do mata-mata.

A ESPN Brasil também terá alguns ex-jogadores como convidados especiais a partir da cobertura da matriz, mas prioriza a presença dos jornalistas no segmento opinativo, além de ressaltar seu acompanhamento constante do futebol internacional para colocá-la como equipe mais experiente para analisar os selecionados e seus atletas. Os jogos do Brasil terão o que eu chamaria de "Three Paulos": Paulo Andrade, Paulo Calçade e Paulo Vinícius Coelho, trio que fez recentemente a decisão da Liga dos Campeões da UEFA.
 


ESPN também vem forte com sua equipe para a Copa


O BandSports estará no clima de integração de mídias com outros veículos do Grupo Bandeirantes. As partidas do Brasil terão comentários de Branco e narrações de José Luiz Datena, que também fará jornadas pela Band aberta. Além do time próprio de vozes, outro locutor que estará na cobertura é Héverton Guimarães, participante mineiro do debate misto SP & BH & POA do "Jogo Aberto" e narrador da BandNews FM de Belo Horizonte até o começo deste ano. Na equipe de apresentadores, a novidade que mais chama atenção é a presença de Adriana Reid, que volta ao grupo após ser âncora do BandNews TV, mas que o povo lembra mais é da Rede Record.

O estreante em Copas do Mundo é o Fox Sports, que fará duas coberturas distintas quando a bola rolar: uma com João Guilherme e Mário Sérgio na linha de frente nas partidas da Seleção Brasileira pelo canal 1, e outra mais bem-humorada, com Paulo Bonfá e Marília Ruiz estrelando no canal 2 - é nesse trabalho do segundo canal que se tentou a aquisição do Sílvio Luiz, não liberado pela RedeTV!. Paulo Roberto Falcão volta à TV através da Fox e algumas musas chegaram ao canal nesta Copa, entre elas Delisiée Marinho e Letícia Wiermann.
 

Edu César é titular do site www.papodebola.com.br e está de volta ao NaTelinha para falar sobre a cobertura da Copa do Mundo pelas TVs.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado