Colunas

A Copa do Mundo de 2014 na Globo e na Band

Confira novo artigo da coluna "Papo de Bola"


bc4f5348434d9c4a7f50f37ae6efa3dd.jpg
Divulgação/TV Globo

Agora já falta bem pouco para começar a Copa do Mundo aqui no Brasil. O telespectador já pode começar a se programar para assistir às 64 partidas - ou a quase todas elas, seja por possibilidade ou por vontade. Para não perder nenhum lance, serão seis emissoras na transmissão em 2014, com duas abertas e quatro fechadas.

Detentora máxima da competição no Brasil, a Globo armou aquela que divulga ser a maior cobertura esportiva que já terá feito. Seis narradores transmitirão os jogos. Cinco deles já são bem conhecidos: Galvão Bueno (nona Copa na emissora), Cléber Machado (sétima), Luís Roberto (quinta), Rogério Corrêa (terceira) e Rembrandt Jr. (quarta). A novidade será Alex Escobar, que esteve na edição de 2010 como apresentador, mas que nos últimos dois anos começou a narrar, inicialmente com a Liga dos Campeões da UEFA pela internet e depois em eventos de outras modalidades no "Esporte Espetacular", passando ao futebol brasileiro de clubes neste ano.

Além de narrar, Escobar também será um dos apresentadores da "Central da Copa", que Tiago Leifert liderou com sucesso pela primeira vez em 2010. O programa será transmitido no fim da noite do dia que tiver o Brasil em campo, então, sua primeira exibição será à meia-noite da virada de quinta (12) para sexta (13), quando já saberemos o que terá rolado contra a Croácia na Arena Corinthians. Todos os comentaristas serão ex-atletas: Casagrande, Júnior, Caio Ribeiro, Roger Flores e os convidados especiais Ronaldo Nazário e Roberto Carlos.

Para viabilizar a transmissão ao vivo de 56 partidas, modificações acontecerão na programação, entre elas a suspensão de "Malhação" e a exibição na forma de pequeninas pílulas de "Geração Brasil".


Sem o falecido Luciano do Valle, a Bandeirantes terá Téo José formando o trio principal dos jogos do Brasil com Neto e Edmundo. Narrações também serão feitas por Nivaldo Prieto, Oliveira Andrade, José Luiz Datena, Ulisses Costa e, assim que receber alta do hospital, Osmar de Oliveira. A grande curiosidade fica pela participação do Datena, que volta a um grande evento esportivo depois de muito tempo e que se dividirá entre Band aberta em algumas partidas e BandSports nas da Seleção Brasileira, sendo um "coringa" a partir do mata-mata.

A exemplo da Globo, também a Band contará somente com ex-jogadores nos comentários. Além dos já citados Neto e Edmundo, também estarão nessa os habituais Denílson e Ronaldo Giovaneli, todos reforçados pelos dois comentaristas do "Jogo Aberto" do Rio de Janeiro. Djalminha estreará como analista de jogos e Pedrinho já tem rodagem desde o começo deste ano por trabalhar nas jornadas da Rádio BandNews Fluminense FM.

O "Band na Copa" interligará as transmissões dos jogos e terá uma edição principal noturna, com Milton Neves, o humorista Robson Nunes e os ex-jogadores Bobô e Éder Aleixo para comentar as partidas.

Mas e os quatro canais por assinatura na Copa? Fica para o próximo artigo. O árbitro apitou. Hora do intervalo.


Edu César é titular do site www.papodebola.com.br e está de volta ao NaTelinha para falar sobre a cobertura da Copa do Mundo pelas TVs.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado