Colunas

Na apresentação da Seleção, Globo se uniformiza e Band já desloca bancadas

Confira análise da coluna "Território da TV" sobre a cobertura das emissoras da Copa do Mundo


fatimabernardes-felipao-parreira-selecao.jpg
Fotos: Reprodução

A frase mais ouvida ontem em diversas matérias foi que “a Copa do Mundo já começou para o Brasil”. Declaração motivada pela apresentação de 22 dos jogadores da Seleção Brasileira (Marcelo, campeão pelo Real Madrid, ganhou dias a mais de folga) para o Mundial.

E como sempre acontece a cada vez que vamos nos aproximando do apito inicial do primeiro dos 64 jogos de uma Copa, o espaço da cobertura na mídia só cresce em consonância com a expectativa dos torcedores.

Na Globo, o “Mais Você” estreou uma decoração nova nos estúdios, com almofadas verdes e amarelas e até uma pintura estilizada do Louro José na área externa, pretexto para o lançamento de um concurso que vai mostrar a decoração de outras ruas pelo país.

Antes do programa de Ana Maria Braga, Luis Ernesto Lacombe estreou nacionalmente no “Bom Dia Brasil” o padrão de uniforme do jornalismo do canal para a Copa do Mundo. As camisas mesclam tons de azul e contam com o logotipo do canal em versão minimalista, seguindo a tendência flat.

Dentre os profissionais que passarão a utilizar a vestimenta, Patrícia Poeta deve sair da bancada do “JN” na próxima segunda-feira (2) para a partir daí seguir a Seleção ininterruptamente (espera-se) até a final.

Na sequência, o “Bem Estar” dedicou todo o seu bloco final para saída do elenco do Rio de Janeiro e entregou a bola para o “Encontro”, que ontem foi ancorado ao vivo de Teresópolis.

E Fátima Bernardes pode ter saído do jornalismo, mas não perde o status de musa da Copa adquirido em 2002 por mais que hoje possa ser mais lembrada pela propaganda de um presunto do que pelo “Jornal Nacional”.

A apresentadora, que depois da Coreia e do Japão esteve também na Alemanha e na África do Sul, partiu na quingentésima edição de seu programa para a Região Serrana do Rio com toda a sua trupe, incluindo Marcos Veras e Lair Rennó, e conseguiu entrevistar ao vivo o treinador Luiz Felipe Scolari e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira.

E como a comparação é inevitável, fazendo jus ao maior tempo que teve, Fátima fez Felipão render bem mais do que na bancada do “JN” no dia da convocação. Arrancou pistas de como será o trabalho de observador de jogos do pentacampeão Roque Júnior, da entrada de visitantes na granja Comary e até uma sugestão de pauta sobre o dia de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira pessoal do técnico.  

Falas que foram aproveitadas nas reportagens de todos os telejornais da casa, incluindo o “Jornal Nacional”, que exibiu o perfil do capitão Thiago Silva na série que revela detalhes pessoais dos convocados. Tino Marcos, autor da sequência de reportagens, revelou um detalhe peculiar em entrevista ao “Arena SporTV”: foram gravados 27 perfis nas quase 40 cidades visitadas entre o Brasil e o exterior. Ou seja, 5 jogadores que ficaram de fora da lista tiveram VTs sobre eles gravados. Para sorte de Tino, nenhum adicional precisou ser feito, mostrando que pelo menos para produção da Globo nem o zagueiro Henrique foi uma surpresa grande. Além do canal esportivo, a Globo News também fez intensiva cobertura durante o dia.

No “Jornal da Globo”, Luis Roberto permaneceu ao lado dos apresentadores Christiane Pelajo e William Waack por praticamente toda a edição, dividindo o bate-papo esportivo em dois tempos.

Mas o dia não foi só de novidades. Também houve uma despedida da grade global. O “Rumo à Copa”, belo programa preparatório conduzido por Cris Dias e Fernanda Gentil, chegou ao fim.

Com a presença do cantor Thiaguinho, a ousadia e alegria estiveram no programa, claro. Dentre algumas bem sacadas matérias como a preparação da torcida ou o bife preferido de Felipão, o grande destaque foi que as jornalistas soltaram a voz e cantaram o samba composto por Arlindo Cruz sobre os grupos do Mundial. Simplesmente sensacional.

Agora, Cristiane comandará nacionalmente o “Globo Esporte” durante a Copa e Fernanda fará os links diurnos sobre a Seleção Brasileira, ambas assim repetindo o bem sucedido esquema da Copa das Confederações.

Gentil parte hoje para Teresópolis, onde encontrará as concorrentes Paloma Tocci e Ticiana Vilas Boas. As âncoras já representaram, respectivamente, “Café com Jornal” e “Jornal da Band”. No matinal, o destaque foi um acidente que chegou ao ontem excepcional “Top Ten” do “CQC”: o repórter André Galvão caiu ao vivo ao lado do carro do jogador Dante.

No “Jornal da Band”, que ganhou mais 5 minutos de duração, Ticiana confessou que “não entendeu nada” ao falar dos esquemas táticos possíveis, mas improvisou bem em diversos momentos enquanto chamava diversas matérias sobre futebol.

Outro que faz as malas para as serras fluminenses foi o comentarista Bruno Vicari, do SBT, que fez links nos telejornais da emissora de Silvio Santos, dando o tom da cobertura alternativa que há alguns dias exibe uma vinheta com a versão animada de Silvio Santos torcendo pelo hexa.

E o número de profissionais envolvidos não deve parar de aumentar. Novos nomes certamente devem se somar em Goiânia, onde a equipe disputa um amistoso, e em São Paulo, onde faz novo duelo preparatório e estreia em 12 de junho.

Se a Copa do Mundo de 4 anos atrás ainda parece fresquinha na lembrança mesmo depois de mais de 1400 dias, os 16 que restam para a próxima devem passar voando...

 

No NaTelinha, o colunista Lucas Félix irá mostrar um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado