Colunas

Enfoque NT: Público vespertino na televisão é muito exigente?


186fc1249d8b6346fc3e310ebbc83852.jpg
"Por Ela Sou Eva" derrubou a audiência vespertina do SBT - Divulgação

Atualmente, todas as emissoras vêm atravessando crises de audiência nas tardes.

A Globo ainda não emplacou o novo "Vídeo Show" sob o comando de Zeca Camargo, que vem micando até um dígito no Ibope. A "Sessão da Tarde" já viveu dias melhores e registra com frequência até 11 pontos.

Quem está se salvando é a reapresentação da novela "O Cravo e a Rosa", com audiência similar até às tramas do horário nobre: "Joia Rara" e "Além do Horizonte". E "Malhação" então, nem se fala, também já chegou a marca de 9 pontos nesta temporada e há dias que sofre com a concorrência de Marcelo Rezende.

A Record tem o "Balanço Geral", que até registra médias consideráveis de audiência e podem fazer frente à Globo. O "Programa da Tarde" tem números baixos, entretanto, estáveis, e olhando circunstancialmente, não está tão mal. No final da tarde, o "Cidade Alerta" com mais de suas três horas de duração é que fazem da emissora a vice-líder na média no Ibope do dia.

O SBT, desde que substituiu "Rubi" e "Cuidado com o Anjo" por "A Madrasta" e "Por Ela Sou Eva", vem sofrendo. A recém-estreada mexicana chegou a marca de 2 pontos no Ibope, e dificilmente passa dos 3, derrubando os índices do dia do canal de Silvio Santos, que está chegando com certa frequência aos 4 pontos diários, muito por conta do fracasso das novelas vespertinas. Nem "Maria do Bairro" escapa, devido a sua saturação.

A Bandeirantes se mantém, tem ali suas séries registrando algo em torno dos 2 pontos e nada mais. A produção da Disney, "Violetta", também está nesse patamar, o que pro canal do Morumbi é perfeitamente aceitável.

Público

Muitas atrações já passaram por ali, no horário da tarde. Algumas emissoras ousaram um pouco mais e o resultado não foi dos melhores. O que deu certo nos últimos tempos foram... novelas. No SBT, "Cuidado com o Anjo" e "Rubi" foram bem aceitas pelo público, e a Globo, como não poderia deixar de ser, também se deu bem com produtos dramatúrgicos. "O Cravo e a Rosa" é quem está salvando a faixa de um fiasco ainda maior.

Boas festas

A todos os leitores desta coluna, um feliz Natal e um próspero 2014, com muitas realizações e alegrias. Parto do pressuposto que não é um número novo no calendário que vai tornar o mundo melhor. Isso é só uma nomenclatura. O mundo só vai melhorar, quando o ser humano melhorar. E isso, independe de ano novo. Mas, sem dúvida, é sempre uma boa oportunidade para refletirmos e tentarmos melhorar para o ano que chega.

A coluna Enfoque NT volta com novos textos a partir do dia 6 de janeiro!

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado