Colunas

Enfoque NT: O que a "Sessão da Tarde" ainda faz no ar?


1b367b2792286f174f291c1be2cc6eec.jpg
Divulgação

A "Sessão da Tarde" é um clássico das tardes, ninguém discute. Mas de um tempo pra cá, os filmes da Globo não rendem mais o esperado e as audiências estão sendo pífias. Até um dígito a sessão vespertina já deu. E pior, não alavanca “Malhação” e derruba os números da reapresentação de “O Cravo e a Rosa”.

O contrato milionário com as produtoras norte-americanas pode ser um empecilho. Colocar todos esses longas na geladeira, faria com que o preço dos contratos não fosse bem diluído, e aí, a emissora passaria a ter prejuízo. Mas, há outras maneiras de se fazer isso, sem que prejudique tanto a faixa diurna.

Em algumas praças, a Globo inverteu “O Cravo e a Rosa” e a “Sessão da Tarde”, e tem dado certo. Já está mais na hora do que pensar, executar essa mudança. A sorte da Globo é que ela não tem uma concorrência suficientemente competente para lhe tomar a ponta da tabela dessa faixa horária.

Mas, algo maior pode ser pensado, como foi cogitado nos últimos tempos. Um “Vale a Pena ver de Novo II” no lugar da sessão de filmes. O que dá mais audiência na Globo? Novela. Qual o dia que ela mais vai mal? No domingo. Por quê? Porque não tem novela. É o único dia em que conseguiram concorrer com a emissora carioca de igual pra igual, ainda nos tempos do longínquo “Programa Silvio Santos”.

Critérios

O telespectador está mais exigente. Não assiste mais qualquer porcaria velha na “Sessão da Tarde”. Alguns clássicos são vistos e queridos pelo público, mas vários besteirol e blockbusters deixaram de ser um grande atrativo.

É claro que é difícil programar cinco bons filmes durante a semana na “Sessão da Tarde”. Mas a situação só vai piorar. Embora a Globo tenha um excelente arsenal de filmes, é bastante complicado acertar em cheio todas as vezes. Uma novela no horário daria um upgrade e faria dali uma audiência estável, e dependendo da escolha, muito satisfatória.
 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado