Colunas

Enfoque NT: A queda de audiência da dramaturgia infantil do SBT


7f7584e1db55d48cf066f3aba372126a.jpg
Divulgação/SBT

A novela “Carrossel” ficou por mais de um ano no ar e chegava a médias entre 13 e 15 pontos com mais facilidade. Desde o dia 15 de julho, está no ar o remake de “Chiquititas”, mas a audiência vem caindo de forma gradativa. Qual a razão?

Primeiro, nem de longe “Chiquititas” teve a mesma divulgação de “Carrossel”, que tinha aqueles frames durante os programas até em seriados como “Eu, a Patroa e as Crianças” de forma bastante inteligente. As chamadas eram incontáveis...

Além da divulgação que é menor, os atores não estão falando da novela em demasia como a emissora fazia com “Carrossel”. Quase toda semana os artistas batiam ponto no “Domingo Legal” ou em outra atração da casa.

Outro ponto são os tempos da versão original para o remake. “Carrossel” foi exibido pelo SBT em 1991 e teve reprise posteriormente, mas nunca foi “desgastada”, digamos. “Chiquititas”, além da versão em 1997, teve outras temporadas e é uma marca que foi mostrada pela última vez em 2008, com uma versão argentina, que não rendeu nada. Sem contar o fato de ser um remake bem mais recente.

Agora, o mais óbvio: “Chiquititas” não é tão boa quanto “Carrossel”, o que é um agravante, pois dificilmente vão conseguir reverter o quadro da queda. A novela estreou com 14 pontos e já chegou a um dígito, perdendo para a Record.

Divulgação

Em “Carrossel”, o SBT fez uma “lavagem cerebral” no que tange a divulgação de seu produto, de forma magistral. Por que não o fez com “Chiquititas”? Ainda dá tempo.

Poucos apostavam que a novela fosse dar tanta audiência como deu, e que ela seria um marco na dramaturgia da emissora. Sugaram até a última gota do sucesso.

Futuro

“Chiquititas” já está passando apuros com feriados. No capítulo do dia 15 de novembro, a novela deu 7 pontos, coisa que “Carrossel” só viu nas festas de final de ano. As perspectivas para as meninas do Orfanato Raio de Luz não são muito boas, observando por este lado.

Resta divulgar de forma incessante.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado