Colunas

Enfoque NT: O que poderia dar certo às 18h no SBT?


03bad40f425d6e952445c5b358acbcd8.jpg
"SBT Notícias" ocupa atualmente a faixa das 18h do SBT

Responda rápido: Qual a última atração que emplacou no SBT no horário das 18h? Isso, claro, sem contar o seriado mexicano “Chaves”.
 
Alguns devem estar puxando pela memória para tentar encontrar essa tal outra atração enquanto outros simplesmente não fazem a mínima ideia do que já passou pelo horário.

Não adianta. Já há vários anos, não existe ou existiu um projeto sólido do SBT para essa faixa horária, e sempre quando algo novo é colocado, o resultado é sempre o mesmo: o "menino do oito" volta e passa a ser como era antes.

Também não estou dizendo que isso vai acontecer de novo. Mas, os erros crassos que a emissora vem cometendo, como o de investir em um programa com conteúdo similar ao de seus concorrentes no horário, além de outros como o relâmpago “SBT São Paulo” por duas vezes (2006 e 2012), fazem com que não se tenha muita esperança de um futuro promissor pro “SBT Notícias”, que estreou no dia 23 de setembro e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 18h30.

O último programa que vi dar uma audiência satisfatória foram as reprises do “Passa ou Repassa”, em 2004, que chegavam a alcançar dois dígitos, e os desenhos “Os Flintstones” e “Scooby-Doo”. De resto, não há absolutamente nada que tenha marcado bons índices, caso contrário, “Chaves” não estaria servindo de estepe até hoje às 6 da tarde. Sua volta é sempre cogitada.

O “SBT Notícias” busca ser um pouco diferente dos concorrentes, até porque, se fosse rigorosamente igual, a audiência seria ainda pior. Mas isso também não tem funcionado, visto que o noticiário marcou 3 pontos na última sexta-feira (4), anteontem (8) e ontem (9).

Louvável que a emissora tenha investido em algum produto que possa vir a se tornar consistente. Se bem feito, com o tom certo, o jornalístico pode, talvez, alçar voos maiores. Embora eu não acredite nisso. É natural que ele saia do ar. Já ficou provado, mais de uma vez, que o público do SBT não quer jornalismo nesse horário.

Mas e você, o que acha que poderia dar certo nesse horário, no SBT?


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado