Colunas

Enfoque NT: O fim de Gugu Liberato na Record

Gugu sempre foi um desejo antigo da Record. Por vezes o vimos em várias novelas de negociações, a última antes de 2009, no ano de 2006.


d09bda4f469a74f5c29e1b270db279f1.jpg
Divulgação/TV Record
Por Thiago Forato

Publicado em 06/06/2013 às 13:15,
atualizado em 08/08/2022 às 09:49

 

Gugu sempre foi um desejo antigo da Record. Por vezes o vimos em várias novelas de negociações, a última antes de 2009, no ano de 2006. Foram semanas de especulações até a confirmação: contrato renovado com o SBT até março de 2010, que não fora cumprido em sua totalidade.

No contrato renovado em 2006, o SBT colocou até em seus comerciais Gugu e Silvio Santos assinando a tal renovação por mais quatro anos. Mal sabíamos que ele não seria cumprido em uma nova investida da Record três anos mais tarde.

Em junho de 2009, a Record o tirou da emissora da Anhanguera oferecendo-lhe um programa dominical de quatro horas e um talk-show diário na Record News, que sempre foi um antigo sonho do apresentador. Enquanto isso, víamos uma das maiores “guerras” da televisão dos últimos tempos – o SBT tirou Roberto Justus e Eliana da concorrente, na ocasião -.

Contrato fechado até 2017, muito bem amarrado, com uma multa de rescisão estratosférica, estimado em mais de R$ 100 milhões. Segundo Gugu, apesar dos R$ 3 milhões que tinha como salário, o que foi realmente sedutor na proposta da Record foi o “projeto de carreira” que lhe ofereceram.

Quem não se lembra dessa chamada que a Record produziu antes de Gugu estrear? “O melhor apresentador você só vê aqui”: (Celso Portiolli na ocasião, em seu Twitter, perguntou se a Record tinha contratado Silvio Santos).

O “Programa do Gugu” estreou em 30 de agosto de 2009 com 16 pontos de média, contra 22 da Globo e 8 do SBT. Gugu concorria com seu antigo patrão, Silvio Santos, e logo depois de algumas semanas, ele já começaria a ter problemas de audiência perdendo o segundo lugar com frequência.

Em maio de 2010, após sucessivas derrotas para o “Programa Silvio Santos”, Gugu mudou para o período vespertino, alegando que seu público estava lá. A mudança foi em vão, e ao invés de perder para Silvio, Gugu já estava vendo o segundo lugar com sua concorrente Eliana, em um programa também gravado.

Lembram-se do talk-show que a Record News lhe ofereceu na assinatura do contrato? Pois é, nunca se viu. O projeto foi vetado algumas vezes posteriormente. A última, em novembro de 2012. O argumento era de que a emissora estava focando apenas em “programas jornalísticos”.

Gugu e seu programa tiveram pequenos espasmos de grande audiência, como algumas semanas atrás, onde o anão Marquinhos, do “Balanço Geral”, era atração principal, batendo Fausto Silva e seu “Domingão”. Mas eram mesmo só espasmos.

A pressão pela audiência sempre existiu. Afinal, Gugu era o maior salário da casa, e foi tirado do SBT na maior negociação já vista na televisão. O que se esperava era um retorno compatível com seus vencimentos, traduzido em números.

O estopim foram as constantes demissões da Record, que chegaram a afetar seu programa. Houve também corte de verba para produzir a atração. Vendo esse cenário cada vez mais lúgubre, o apresentador “pediu pra sair”.

Veja galeria de fotos de Gugu na Record

[galeria]

Futuro

Muito vai se especular até que Gugu assine seu próximo contrato. Será que ele volta para o SBT? O domingo de lá está preenchido com Celso Portiolli, Eliana e o patrão, Silvio Santos. Não há espaço, teoricamente. Será que Gugu aceitaria ir para os sábados?

Segundo o colunista Léo Dias, o apresentador embarca nesta quinta (6) para o Rio de Janeiro e terá uma reunião com a alta cúpula da Globo. Onde encaixariam Gugu na programação global? Antes do futebol dominical?

E a Band? Teria condições de bancar Gugu para entrar de vez na briga dos domingos? Pânico e Gugu poderiam fazer a dobradinha que Silvio Santos sempre sonhou para o SBT.

É uma incógnita.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado