Colunas

OlharTV: Plantão sensacionalista acaba com a festa


img20121018152501.jpg
Policiais tentam negociar com atirador, que se trancou em casa - Reprodução
Adepta das redes sociais, desde terça-feira (17) estou acompanhando as notícias a respeito da apresentação da Banda Celebrare no "Encontro com Fátima Bernardes", que iria ao ar nesta quarta (18).
 
Aproveitei também para assistir o programa "Bem Estar", que prometia falar sobre a diferença entre tontura e vertigem, mal que atinge muita gente, por motivos e diagnósticos diferentes.
 
No entanto, qual foi minha surpresa? Por conta de uma ação da polícia de São Paulo, ambas as atrações foram substituídas por uma cobertura jornalística em tempo real. A culpa foi de um ex-militar com problemas mentais que reagiu a uma interdição atirando em três pessoas.
 
Abaixo o sensacionalismo!
 
Sei que a TV, assim como outros veículos de comunicação, tem por obrigação a informação, mas não vamos confundir os papeis, OK? TV é entretenimento também e, jutamente por causa disso, temos espaço dedicado a teledramaturgia, aos programas de auditorio, humorísticos...
 
Jornalismo é infomação e toda e qualquer empresa, independente de ser A, B ou C, deve mesmo prezar pela qualidade, imparcialidade e pelo comprometimento. Porém, o que se vê de uns tempos para cá, bem depois de Chatô*, é a chamada notícia/espetáculo.
 
O telespectador, assim como o leitor, tem o direito de saber o que acontece ao redor do mundo ou da sua cidade, e por isso, somente por isso, aceito mudanças na programação em casos isolados.
 
Posse do presidente, falecimento do papa ou a queda de parte do “império norte-americano”, tudo bem. Agora, se formos “parar” o tempo toda vez que alguém fizer de refém a ex-namorada ou se negar receber tratamento médico, como diria meu pai: “estamos lascados!”.
 
Para finalizar essa coluna, até o presente momento a negociação continua, segundo “todos” os telejornais com cobertura nacional. O que me leva a questionar o sucesso na mudança da programação, uma vez que a notícia irá se estender, repetir, por todo o dia e em diversos veículos. 
 
Comunicador ou não, vale a pena saber:
 
* Assis Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, e fundador dos Diários Associados, maior conglomerado de midia da America Latina, formado por mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. 
 
 
Tatiana Bruzzi é colunista do NaTelinha e editora dos blogs:

www.blogespetaculosas.blogspot.com

www.eueumesmaemeusfilmes.blogspot.com
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado