Colunas

OlharTV: Hoje foi ele quem se calou


Medo! Essa foi a primeira sensação que tive ao saber que Chico Anysio, humorista que marcou a minha, a sua e a infância de tanta gente, havia falecido. Isso porque, ao soar a musiquinha do “Plantão da Globo”, foi a primeira notícia que me veio à mente.

Passado o primeiro susto, me entreguei a tristeza.

Chico Anysio é um marco da nossa telinha, pois contribuiu para a construção do humor no Brasil. Graças a ele, crescemos mais alegres, mais críticos e com uma visão menos distorcida do mundo.
 


Divulgação/TV Globo


Vindo do Ceará, nasceu Francisco, mas se tornou Chico graças à empatia que provocava no público, que se identificava com suas criações. Tivemos médico, jogador de futebol, pastor, ator e até vampiro. Este último, muito bem representado pelo Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro, que conquistou o carinho das crianças.

Com seus inúmeros personagens, o povo brasileiro riu, e muito. Gargalhamos com as tiradas de Baiano, que fazia referência ao cantor Caetano Veloso, de Azambuja, o verdadeiro malandro carioca, ou ainda com Bozó, que se dizia funcionário da Rede Globo.     
 


Painho (Chico Anysio) e Das Mercês (Aparecida Petrowsky)
Foto: TV Globo/Marcio Nunes
 

Com os coronéis: Alencar, Bezerra, Candinho, Bidu, Lidu, Limoeiro e Lindomar, o humorista representou muito bem o interior do Brasil, com gestos, manias e costumes que lhes eram peculiares.

Já ao entrar no universo infantil, Chico Anysio, que já era um mestre, criou um outro mestre. Com seus ensinamentos, o professor Raimundo ensinou muito mais do que português, matemática ou história.
 


Professor Raimundo
Foto: TV Globo/Isac Luz


Aos seus alunos/telespectadores ele ressaltou o que todos já sabiam: que professor é mal remunerado e para sobreviver no magistério é preciso dedicação, profissionalismo, amor e muito jogo de cintura.

Esse talvez tenha sido sua personagem mais carismática e, por isso, referência para muitos. Tanto profissionais da área, como fãs do humor brasileiro. 
 
A arte de fazer rir
 
Humorista, ator, dublador, escritor, compositor, pintor e pai de oito filhos... No mundo das artes ele foi mais e se fez presente na vida de tanta gente. Sejam amigos com quem trabalhou como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Jô Soares e Agildo Ribeiro, entre tantos outros, seja com sua família, filhos e fãs.
 


Foto: TV Globo/Joao Cotta


Hoje, aos 80 anos, Chico Anysio deixa o Brasil mais triste. Despedimos-nos de um mestre, tornamos órfãos de sua presença, mas seu legado permanece. Assim como sua obra, em nossa memória e nos nossos corações.  

 

Tatiana Bruzzi é colunista do NaTelinha e editora dos blogs:

www.blogespetaculosas.blogspot.com

www.eueumesmaemeusfilmes.blogspot.com

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado