Colunas

Papo de Bola: Eliminatórias são exibidas com exclusividade pela Sky


img20111010164408.jpg
Sky tem exclusividade nas transmissões das Eliminatórias - Reprodução

Estava muito estranho não constar as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2014, iniciadas na última sexta (7), nas grades de TV Esporte Interativo, Canais ESPN e BandSports, além do Sportv programar somente Argentina x Chile às 20h10.

Muito surpreendido fui ao saber que quem está mostrando o torneio é a operadora de TV paga Sky, em transmissões próprias, igual tem sido no Campeonato Espanhol - mas este é em pay-per-view e as Eliminatórias não.

Na primeira rodada, apenas ela exibiu Uruguai x Bolívia, Equador x Venezuela e Peru x Paraguai. Nesta terça (11) os quatro jogos serão só dela: Bolívia x Colômbia às 17h, Chile x Peru às 19h45, Paraguai x Uruguai às 20h45 e Venezuela x Argentina às 21h50.

A exclusividade da Sky é tamanha que, para vocês terem ideia, quem só tiver TV aberta ou assinar outras operadoras pelo jeito vai se lascar bonitaço em relação às Eliminatórias. No Facebook, o diretor Fábio Medeiros esclareceu que o Esporte Interativo não mostra a competição desta vez pois os direitos não estão sendo negociados para canais abertos. Consequentemente, nenhuma outra emissora veiculará os jogos por mais que queira fazê-lo.

Mas o mais grave sinal disso foi notado onde? Na Rede Globo. Depois da primeira rodada, o "Jornal da Globo" somente informou os resultados das outras três partidas e exibiu gols somente de Argentina x Chile, em reportagem de Kiko Menezes - justamente a única que a Sky não mostrou e sim o Sportv. Sábado (8) foi a mesma coisa no "Globo Esporte": reportagem da vitória argentina e mais nada. Isso do "JG", de certa forma e não querendo exagerar, me chocou um pouco. A Globo só deixa de mostrar gols quando não quer mostrá-los, mas não exibi-los por não poder é muitíssimo raro nos tempos atuais.

As transmissões da Sky abrem 15 minutos antes de cada jogo e são básicas em termos gráficos, mas são vistas numa boa. Há interatividade por e-mail em todas as partidas e, do pessoal de microfone, foram duas duplas na primeira rodada: em Equador x Venezuela, Rafael Spinelli (que tem narrado o Campeonato Espanhol pela mesma operadora) e Mário Mendes (editor de esportes da RedeTV! e que comenta a Copa Sul-Americana no Speed Channel); e em Uruguai x Bolívia e Peru x Paraguai, Maurício Bonato (do BandSports e também do Espanhol na Sky) e Clio Levi (este exclusivo da operadora).

No mais, fica o prejuízo para assinantes de qualquer outra operadora, seja Net, Via Embratel, Oi TV, Telefônica e outras, que são privados de assistir às Eliminatórias. Claro que a Sky faz isso para forçar que mais gente a assine, o que não deixa de ser um golpe baixo. Mas no mundo dos negócios, quem não faz golpe baixo em algum momento que seja?

 

Edu César é colunista do NaTelinha e titular do site www.papodebola.com.br

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado