Colunas

30 anos de Os Trapalhões


Os domingos na TV há muito tempo deixaram de ser os mesmos. Bons os tempos em que todos se reuniam em frente à telinha para acompanhar mais um divertido episódio da comédia de situações “Os Trapalhões”.

São 30 anos de TV Globo, com a formação que conhecemos, com Renato Aragão (Didi), Manfried Santana (Dedé), Antonio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) e Mauro Gonçalves (Zacarias). O humorístico estreou no canal dos Marinho em 13 de março de 1977, após a exibição de um especial no mesmo ano, que obteve muito sucesso. Entretanto, com outra formação, “Os Trapalhões” já haviam passado pela TV Excelsior, Record e Tupi, contando apenas com Didi e Dedé no elenco.

O quarteto foi considerado o principal representante de comédias infanto-juvenis da época. Os trabalhos direcionados para o menor carente, além da parte humorística, acarretaram no surgimento do “Criança Esperança”, em 1986, programa que se mantém na grade da Globo até hoje.

Em 1990 sofreram a primeira baixa no elenco, com a morte de Zacarias. Ficaram um tempo sem gravar, até que retornaram ao video com quadros inesquecíveis como o “Trapa Hotel” e “Vila Vintém”. Entretanto, a boa fase não durou muito tempo, pois, quatro anos após a perda de um membro querido, foi a vez de Mussum falecer. Desta vez, foi definitivo para o fim da série.

A partir desse momento a TV Globo passou a exibir o programa “Melhores Momentos”, que em determinado momento chegou a contar com a apresentação de Didi e Dedé, e a participação do elenco da emissora relembrando quadros que fizeram.  Também durou pouco, e os melhores momentos do quarteto voltaram a ser reprisados em várias outras ocasiões pela emissora.

Esse é um breve resumo da história desse programa inesquecível para a TV brasileira, e esse relato é baseado em dados colhidos no Dicionário da TV Globo.

“Os Trapalhões” é para o Brasil o que “Chaves” é para o México. Duas grandes atrações sem igual na TV. Programas cujo humor nenhum outro programa conseguiu repetir. Nem eles mesmos. Episódios de “Chaves” gravados anos após o original ficaram aquém do desejado, em nada lembram as primeiras aventuras da turma da vila.

E o mesmo destino teve Renato Aragão, que em 98, quase dez anos atrás, voltou ao ar com “A Turma do Didi”, humor de qualidade duvidosa e sem novidades, tentando refazer histórias que já foram sucesso um dia, e hoje, com um elenco duvidoso, o resultado não é nada engraçado. Dedé, que teve desentendimentos com Didi, migrou para o SBT, onde surgiu com o “Comando Maluco”, e segue o mesmo caminho do (ex)amigo.

É uma pena, mas parece que tudo o que é bom tem fim. Hoje resta-nos rever os vários filmes produzidos pelo quarteto, grandes sucessos do cinema nacional, ou participar de comunidades relembrando os inúmeros bons momentos do programa, como, por exemplo, através do Orkut, que conta com 116 comunidades dedicadas ao programa, tendo a maior delas 81.195 membros.

Já somam 13 anos que não são produzidos novos quadros levando o nome de “Os Trapalhões”, contudo, para quem teve a sorte de acompanhar a trajetória desse programa de humor, inúmeras cenas ainda estão frescas na memória, momentos inesquecíveis de um bom programa que jamais serão esquecidas. Dessa forma fica registrada essa homenagem da “Cena Aberta” aos 30 anos de “Os Trapalhões”.

Mais Trapalhões?

Acessando o blog da coluna pelo www.cenaaberta.blogger.com.br você confere vídeos de momentos inesquecíveis desse programa de muito sucesso, e que deixa saudades em nossa TV. Vote também em quem deseja que seja o campeão do “BBB” e reveja críticas sobre “Bicho do Mato” e “Hoje em Dia”.

* O crédito da foto na home page do site é de Mauro Nascimento

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado