Coluna do Sandro

Colombo pediu para deixar quadro da CNN após Alexandre Garcia liderar lista sobre fake news

Jornalista comandava o Liberdade de Opinião há um ano


Rafael Colombo (à esquerda) e Alexandre Garcia (à direita) em montagem do NaTelinha
Rafael Colombo deixou o comando do Liberdade de Opinião após relatório do Google indicar que Alexandre Garcia faturou com notícias falsas - Foto: Montagem NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 17/06/2021 às 04:00,
atualizado em 17/06/2021 às 09:38

Rafael Colombo, 43, deixou o quadro Liberdade de Opinião na CNN Brasil desde a última segunda-feira (14), após um ano na apresentação. O jornalista continua à frente do jornal Novo Dia ao lado de Elisa Veeck. O NaTelinha apurou que partiu de Colombo o pedido de sair do formato por não se sentir mais confortável com as análises duvidosas de Alexandre Garcia. O estopim para a decisão foi o relatório revelado pelo jornal O Globo, entregue à CPI da Covid, onde o comentarista da CNN Brasil liderava a lista do Google com vídeos que mais faturaram com notícias falsas na pandemia.

De acordo com fontes ouvidas na redação da CNN Brasil, não foi a primeira vez que Rafael Colombo solicitou à direção do canal sua saída do quadro matutino. E justificava que o problema não era a discordância da opinião, mas a insistência de Alexandre Garcia de negar fatos. O NaTelinha apurou que diretores do canal entenderam as explicações do jornalista e aceitaram o pedido. No lugar de Colombo, Elisa Veeck passou a comandar o Liberdade de Opinião, que além de Garcia, tem a participação de Sidney Rezende.

Dentro da franquia da CNN brasileira, avaliam que é um erro manter Alexandre Garcia no ar mesmo após o relatório do Google indicar que ele monetizou cerca de R$ 70 mil com vídeos que, segundo a empresa de internet, disseminavam fake news. Ao todo, Garcia teve 126 vídeos deletados pelo Google. A informação foi publicada pelo jornal O Globo no último sábado (12), em reportagem assinada pela jornalista Natália Portinari.

Procurada pelo NaTelinha, a CNN Brasil informou que a saída de Rafael Colombo faz parte das mudanças que serão implantadas em breve no canal e que ainda não podem antecipar. “Comunicaremos assim que possível”, disse. E ainda reforçou que as novidades não se tratam de cortes: “Haverá principalmente contratações e realocações. Há talentos fora do ar que serão aproveitados”.

Alexandre Garcia já defendeu a Cloroquina

Apoiador ferrenho do governo Bolsonaro, Alexandre Garcia já defendeu a Cloroquina e o tratamento precoce contra a Covid-19. “Em todo noticiário que eu ouvi, o meu colega repórter diz assim: ‘Mostrou a caixa de hidroxicloroquina, que não tem comprovação científica’. E o cara está na frente do presidente, que é a comprovação científica que o uso da hidroxicloroquina dá certo”, analisou em julho de 2020.

Em seguida, ao ser lembrado por Rafael Colombo que Eduardo Pazzuello, na época ainda ministro interino da Saúde, recomendou o uso do medicamento, ele concluiu: “Não acho que a OMS deva mandar nesse país, a menos que a gente continue firme no nosso complexo de vira-lata”.

Em maio deste ano, o desconforto de Rafael Colombo ficou ainda mais evidente no ar com Alexandre Garcia. Durante sua participação no Liberdade de Opinião, o ex-jornalista da Globo defendeu que Jair Bolsonaro (sem partido) tinha o direito de preparar um decreto proibindo que prefeitos e governadores determinassem restrições na circulação das pessoas para conter a propagação do virus Sars-CoV-2. Em seguida, Colombo pontuou: “O direito à vida também está na Constituição. Os governadores e prefeitos estão tentando garantir o direito à vida?”.

Alexandre Garcia fez silêncio e não respondeu seu colega da CNN Brasil. “Estou sendo entrevistado”, reclamou. Ao ouvir o agradecido de Rafael sobre sua participação no quadro, o veterano jornalista respondeu: “Não sei se volto”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado