Enfoque NT

Em edição histórica, Tiago Leifert quase perde o controle e "BBB17" chega ao fundo do poço

Análise: Intervenção foi ato de coragem ou irresponsabilidade?


tiagoleifertjogodadiscordiabbb17_075eb637cd012a25858ec84c6bb0d6fe78b6dcdc.jpeg
Tiago Leifert conversa com ex-participantes - Reprodução/TV Globo

Na reta final, o "BBB17" chegou ao fundo do poço nesta segunda-feira (3). Pior do que isso, seria descobrir que o poço não tem fundo com mais 10 dias no ar.

Os ex-participantes Roberta, Pedro, Rômulo e Daniel fizeram perguntas para os brothers da casa no "Jogo da Discórdia". Como justificativa, o programa usou o argumento de que eles foram os últimos eliminados e estavam mais perto dos acontecimentos do jogo.

Com Marcos acordando com o "diabo no corpo", a edição do "BBB17" correu sérios riscos ao vivo. A tensão era nítida até ao telespectador mais desavisado. A falta de respeito entre os participantes e a degradação do ser humano dentro do confinamento atingiu níveis alarmantes. 

Era como se a Globo já pudesse prever que os ânimos já estariam exaltados, antes mesmo do cirurgião plástico "surtar" e fazer um festival de "caça às bruxas", como ele mesmo faz questão de colocar. Aliás, cabe aqui questionar: estaria Marcos agindo sob pressão ou mostrando sua verdadeira face?

Participantes que se atravessavam, troca de acusações, gritaria e um destempero deliberado tomaram conta da edição, que deve ter feito o apresentador e toda a direção suarem frio. Como disse, o tal "Jogo da Discórdia" já estava previsto antes mesmo de Marcos "pirar", mas podemos questionar: a intervenção foi um ato de coragem ou de irresponsabilidade? Dado o estado de nervos dos brothers...

É impossível mensurar o quão pressionados os participantes se sentem. Por conta de uma experiência que sequer passamos perto de ter vivido, é bastante leviano fazer qualquer julgamento que ateste o caráter de alguém que até então estava tendo uma boa conduta. Ou no mínimo, razoável.

Uma das justificativas é a insistência de Emilly em querer "ser defendida" e bater nessa tecla grande parte do tempo. Depois de por o dedo na cara de Marinalva, gritar com Ieda, exigir desculpas de Ilmar à gaúcha por tê-la chamado de verme, eis que o médico solta uma frase emblemática: "era isso que você queria". A sister nega: "não queria que chegasse a esse ponto". Será mesmo?

Um outro argumento plausível seria um dos discursos de Tiago Leifert, exigindo "protagonismo" dos participantes, papel até então de Emilly. Talvez se sentindo ofuscado, Marcos resolveu protagonizar um dos maiores papelões da história do programa, expondo Ilmar à humilhação gratuita e aos acontecimentos externos, logo censurado por Tiago Leifert.

O comportamento de Marcos é preocupante, e todos os pontos levantados aqui devem ser levados em consideração. No entanto, se sua estadia na casa não terminar nesta terça-feira (4), será alarmante. Mais do que isso, a vitória de Emilly faturando o prêmio seria ainda mais. Emilly esta que se encontra com uma autoestima cada vez mais elevada: a "miss mundo", "sensacional" chamou Ilmar de "ganancioso". Vindo dela, classificaria no mínimo como irônico ou risível. 

Por mais que todos os participantes ali tenham defeitos, e grande parte deles desvios de conduta grave, Marcos e Emilly mostraram nos últimos dias facetas do ser humano que devemos extirpar da sociedade.

Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há 12 anos e assina a coluna Enfoque NT há seis, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br | Twitter: @tforatto

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado