Ao vivo

Após crítica de Bolsonaro, Datena detona a China: "Deixou escapar o vírus"

Apresentador criticou o país sobre a demora no envio de insumos para a vacina contra a Covid-19

Datena critica China durante o Brasil Urgente - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 10/05/2021 às 18:20:00

Durante o Brasil Urgente desta segunda-feira (10), José Luiz Datena detonou a China ao noticiar que o governo do país estaria barrando o envio de insumos para a produção da vacina Coronavac. O apresentador também afirmou que a China deveria quebrar a patente de imunizante para facilitar o acesso das pessoas à vacina. Segundo o jornalista, o país deveria ter mais responsabilidade nestas questões, pois foi o suposto responsável pelo coronavírus ter escapado.

"A China deveria ter uma responsabilidade maior sobre liberação de insumos e quebra de batente de vacina, porque o vírus se criou lá e saiu de lá. Então eles devem ter mais responsabilidade. Não tenho nada contra chinês, contra a China, contra a cultura chinesa, não tenho nada com isso, mas esse negócio de ficar segurando vacina, isso é uma sacanagem", disse o apresentador.

"É porque o Bolsonaro meteu o pau nos caras? O que o brasileiro tem a ver com isso?", questionou o jornalista. Vale lembrar que Jair Bolsonaro sempre criticou o país oriental, criando mal-estar entre as nações. "A China tem responsabilidade  já que deixou escapar o vírus. Devia pensar melhor na questão de quebrar patente, ou, pelo menos, mandar insumo para os outros porque esse vírus escapou de lá", analisou.

Datena continuou criticando a China ao falar sobre a suposta responsabilidade que o país teria quando deixou o coronavírus escapar para o mundo.

"Eles demoraram demais pra anunciar e a Organização Mundial de Saúde também dormiu no meio do caminho. Então, principalmente a China não tinha que segurar insumo coisa nenhuma. Se o nosso presidente da República mete o pau, que culpa tem a população brasileira disso?", afirmou.

"Isso é uma sacanagem. Até agora eu não ataquei chinês, não ataquei ninguém em relação às vacinas, mas ser contra quebra de patentes e ficar enrolando no envio de insumos pra gente produzir vacina aqui, eles deveriam pensar na responsabilidade, já que o vírus saiu de lá. É o fim do mundo!", contou.

Veja a partir do minuto 1h12':

Datena reage à notícia da suposta morte de Paulo Gustavo

Mais cedo no programa, Datena reagiu à notícia sobre suposta morte de Paulo Gustavo. O falecimento foi noticiado em um site e outros veículos replicaram a notícia.

No programa, o apresentador criticou as publicações que deram como certo a morte do humorista, logo após uma repórter da Band avisar que o ator permanece vivo, em estrado gravíssimo. Em outra ocasião, Datena mandou indireta e deu recado ao vivo: "Ninguém cala minha boca". 



TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS