Novelas

Autora fala sobre a novela "O Rico e Lázaro" e garante: "vão se surpreender"

Trama bíblica estreia segunda-feira (13) na RecordTV


ricoelazaroautora.jpg
Autora com os protagonistas Igor Rickli e Dudu Azevedo
Há pouco mais de 10 anos na RecordTV, emissora em que começou como colaboradora de Marcílio Moraes em "Vidas Opostas" e com passagens também por "Avassaladoras - A Série", Paula Richard estreia nesta segunda-feira (13) como autora solo. Ela escreve "O Rico e Lázaro", nova produção bíblica da emissora paulista.
 
Com a missão de manter os índices de "A Terra Prometida", que chega a médias de 16 pontos, e seguir o embalo que vem desde "Os Dez Mandamentos", Paula Richard tem neste um grande desafio. Ela estenderá a parábola contada por Jesus a seus discípulos sobre um homem rico e Lázaro, que morrem no mesmo dia mas um vai ao paraíso enquanto o outro sofre no inferno, para cerca de 150 capítulos e sustentada por várias outras tramas paralelas criadas pela roteirista.
 
O universo, apesar de novo, não é inédito: Paula Richard já tem experiência no mundo bíblico pois escreveu alguns episódios de "Milagres de Jesus" e colaborou com Vivian de Oliveira em "Os Dez Mandamentos".
 
Tudo isso não assusta Paula: "Minha preocupação é em dar o melhor que posso a eles e torcer para que gostem!". O NaTelinha conversou com a roteirista, que comentou vários outros assuntos, como a audiência, sua relação com a Bíblia, a narrativa como um todo e a parceria com Cristianne Fridman, com quem inverteu o papel - elas trabalharam juntas em "Chamas da Vida", aonde Fridman era autora principal e Paula colaboradora.
 
Confira:
 
NaTelinha - "O Rico e Lázaro" é mais uma produção bíblica da RecordTV, que até hoje vem colhendo os frutos do fenômeno de "Os Dez Mandamentos", que inclusive você colaborou. Como se sente trabalhando neste projeto? Se sente pressionada para manter os altos índices que as sucessoras passaram a ter?
 
Paula Richard - Me sinto muito feliz e agradecida por essa oportunidade e não me sinto pressionada em relação aos índices. A Record já consolidou o horário, o que me dá uma situação mais confortável. Os índices de audiências estão na mão dos telespectadores, eles é que irão aprovar ou não o que fiz. Minha preocupação é em dar o melhor que posso a eles e torcer para que gostem!
 
 
NaTelinha - Como foi a busca de inspiração para trabalhar em cima de um roteiro bíblico mas que precisa ter a extensão e a atratividade de uma novela? Você já havia lido a história do povo hebreu antes de se envolver com a novela?
 
Paula Richard - A Bíblia é o livro mais lido do mundo e contém histórias maravilhosas. Uma história não passa de geração em geração, por milhares de anos, atingindo culturas e povos diferentes se não tiver dramas e conflitos universais. Comecei a aprender a ler e estudar a Bíblia quando fiz o seriado "Milagres de Jesus" e depois com "Os Dez Mandamentos". Nesse projeto, tive que ir ainda mais além, já que estou lidando com quatro livros da Bíblia, com os profetas Jeremias, Ezequiel e Daniel, além de personagens históricos como Nabucodonosor, entre outros. 
 
Foi uma pesquisa extensa e um quebra cabeças para criar uma linha de tempo dos eventos bíblicos, históricos, e encaixar nela a trama principal, que é fictícia. A inspiração de um escritor vem de tudo que há a sua volta. Pode vir de pessoas que conhecemos, de fatos, livros, filmes, seriados... O desafio de transformar isso tudo numa novela é grande, mas procurei criar personagens com pernas sólidas para percorrer essa maratona dramatúrgica sem perder o fôlego! (risos)
 
[galeria]
NaTelinha - Como foi a sua escalação para escrever a sucessora de "A Terra Prometida"? O texto de "O Rico e Lázaro" já havia sido escolhido ou foi uma ideia sua?
 
Paula Richard - A direção da Record encomendou uma sinopse de minissérie inspirada na história de “O Rico e Lázaro”, contado por Jesus a seus discípulos, e me pediram para ambientar a narrativa na Babilônia. Quando fui estudar e pesquisar, descobri esse período fascinante da história do povo hebreu – o Cativeiro da Babilônia. Uma saga que já não cabia numa minissérie e o projeto virou novela.
 
NaTelinha - Você está na RecordTV há pouco mais de 10 anos e já colaborou com diversos autores em projetos diferentes – desde a contemporânea e realista "Vidas Opostas" até as religiosas, passando também por "Ribeirão do Tempo". Como avalia esse aprendizado e como pretende usá-lo agora em um roteiro em que você está à frente?
 
Paula Richard - Esse aprendizado é fundamental na vida de qualquer profissional. Trabalhei com diversos autores com quem aprendi imensamente, tanto com os que encabeçavam, quanto com colegas que colaboravam como eu. Sempre amei escrever, mas o amadurecimento, a experiência e o aprendizado de ferramentas de narrativa são fundamentais.
 
NaTelinha - Você teve, durante algumas semanas, a colaboração de Cristianne Fridman, com quem trabalhou em "Chamas da Vida". Como foi essa relação inversa, já que você passou a ser a autora e ela a colaboradora, e qual impacto a saída dela – para se dedicar a outros projetos - teve nos trabalhos?
 
 
Paula Richard - Foi maravilhoso tê-la comigo e, embora sua saída já estivesse programada, claro que senti falta! Cristianne é uma profissional super talentosa e uma grande amiga. Somos todos autores-roteiristas e podemos, eventualmente, estar numa ou outra função. Isso não foi, em momento algum, problema para ela ou para mim. Pelo contrário, ela deu sua contribuição valiosa à novela e mergulhou nesse universo bíblico pelo qual ainda não havia se aventurado.
 
Continuei a novela com Camilo Pellegrini, Joaquim Assis, Vânia Matos, Rodrigo Ribeiro e a Pesquisadora Irene Bosisio. Cris saiu da equipe, mas continua fazendo parte dessa história! Aproveitando, desejo muito sucesso a ela em seus novos desafios!
 
NaTelinha - Que tipo de reação você espera do público e o que o público pode esperar de "O Rico e Lázaro"?
 
 
Paula Richard - Acho que vão se surpreender, tanto com a maneira como a história é contada, quanto com a qualidade de imagens. A direção do Edgard Miranda e a produção da Casablanca estão de uma qualidade e beleza fantásticas! Figurino, cenários, edição, maquiagem... tudo com um cuidado e esmero que não deixa nada a dever a grandes produções.
 
O elenco é maravilhoso! Além dos experientes, temos uma turma jovem super talentosa e carismática!
 
A novela tem grandes eventos, ação, romance, humor e muita emoção! Todos os ingredientes para divertir, emocionar e sonhar! O que posso adiantar é que, se perder um capitulo, perde muita coisa...  
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado