Novelas

"A Lei do Amor": Um verdadeiro amor num cenário familiar e político sórdido

Especial do NaTelinha conta como será a nova novela das 21h da Globo


a-lei-do-amor0110.jpg
Fausto (Tarcísio Meira) - Foto: Globo / Joao Miguel Junior

O amor segue a lei fundamental de ser um sentimento que move a humanidade desde os primórdios. No entanto, pode ter várias facetas e definições, como paixão, romance e amores passados, roubados, encerrados ou transformados. O simples ato de amar alguma pessoa pode acarretar outros sentimentos, como poder, ganância, vingança e inveja.

Essa mistura de elementos está presente nas raízes da família Leitão, a mais poderosa da fictícia São Dimas, chefiada pelo patriarca Fausto (Tarcísio Meira). É nesse cenário que a novela “A Lei do Amor”, de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, apresenta ao público o amor do casal Helô (Isabelle Drummond e Cláudia Abreu) e Pedro (Chay Suede e Reynaldo Gianecchini).

O folhetim estreia nesta segunda-feira (3), na faixa das 21h da Globo.

Ficha técnica

Escrita por Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari
Direção Artística de Denise Saraceni
Estreia: 03/10
Horário: 21h15
Antecessora: “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa

[galeria]
Elenco

Heloísa Martins (Helô) – Isabelle Drummond e Cláudia Abreu
Pedro Guedes Leitão – Chay Suede e Reynaldo Gianecchini
Fausto Leitão – Tarcísio Meira
Magnólia Costa Leitão – Vera Holtz

Aline Oliveira – Arianne Botelho
Amaro – Gláucio Gomes
Ana Luiza Leitão – Bianca Muller
Antônio Ferrari – Pierre Baitelli
Augusto Tavares – Hugo Bonemer e Ricardo Tozzi
Bruno Pessoa – Armando Babaioff
Camila Costa Leitão – Bruna Hamu
Cândida Martins – Denise Fraga
Carmem da Silva Leitão – Bianca Salgueiro
César Venturini – Otávio Augusto
Ciro Noronha – Maurício Destri e Thiago Lacerda
David – Rafael Lozano
Delegado Celso – Marcelo Várzea
Denilson – Breno de Filipo
Deputado Arlindo Nacib – Maurício Machado
Eduardo Siqueira Bezerra – Matheus Fagundes
Elio Bataglia – João Campos
Elisabeth Beltrão Tavares – Regiane Alves
Fininho – Hugo Resende
Flávia Cardoso – Maria Flor
Giba – José Karini
Gigi Ferrari – Mila Moreira
Gledson Rocha – Raphael Ghanen
Gustavo – Renato Góes
Hércules Costa Leitão – João Vitor Silva e Danilo Granghéia
Isabela Dias – Alice Wegmann
Jader Azevedo – Erico Brás
Jéssica – Marcella Rica
Jorge Martins – Daniel Ribeiro
Juninho – André Luiz Franbach
Keila – Carolina Lopez
Leila de Oliveira – Bia Montez
Letícia Siqueira Bezerra – Isabella Santoni
Luciane Leitão – Grazi Massafera
Marcos dos Santos (Marcão) – Paulo Lessa
Mileide Rocha – Heloísa Perissé
Misael de Oliveira – Acauã Sol e Tuca Andrada
Olavo – Tato Gabus
Padre Paulo – César Mello de Araújo
Pascoal Ferreto – Rafael Primot
Ramiro dos Santos – Jorge Lucas
Rita Oliveira – Marjorie Bernardes
Robinson Rocha – Gabriel Chadan
Rodney – Gustavo Merighi
Ruty Raquel – Titina Medeiros
Salete – Cláudia Raia
Sansão – Arlindo Lopes
Santa de Jesus – Carmen Frenzel
Sebastião Bezerra (Tião) – Thiago Martins e José Mayer
Suely – Priscila Camargo
Suzana Rivera – Gabriela Duarte e Regina Duarte
Tiago Leitão – Humberto Carrão
Valdir – Marco Marcondes
Vanessa – Amanda Mirasci
Vitória Costa Leitão – Sophia Abrahão e Camila Morgado
Wesley – Gil Coelho
Xanaia – Bella Piero
Yara Garcia – Bruna Moleiro e Emanuelle Araújo
Zelito – Danilo Ferreira
Zuleika Pessoa (Zuza) – Ana Rosa

O poderoso clã Leitão

A família Leitão é liderada por Fausto e Magnólia (Vera Holtz). A matriarca é uma mulher autoritária e de várias facetas, vista como um exemplo pelos moradores de São Dimas por seu trabalho com a caridade. No entanto, outros já perceberam que de santa Magnólia não tem nada. Seu marido é um empresário bem sucedido do ramo de tecelagem. Muito ambicioso, Fausto resolveu ingressar na vida política.

Já Pedro é bem diferente de seu pai. Filho do primeiro casamento, ele é um arquiteto justo, determinado e apaixonado pela natureza. Sua personalidade destoa de seus meios-irmãos Hércules (João Vitor Silva e Danilo Granghéia) e Vitória (Sophia Abrahão e Camila Morgado). Enquanto Hércules não tem motivação nenhuma para concluir os estudos, sua irmã Vitória é determinada, porém bastante frágil e pouco combativa.

A paixão de Pedro

Pedro conhece o amor de sua vida, Helô, no momento mais complicado para ela. Sem dinheiro, a jovem não consegue ajudar no sustento da família. Ela é filha de Cândida (Denise Fraga), que está combalida por uma leucemia avançada. Já o pai Jorge (Daniel Ribeiro) é alcoólatra e perdeu o emprego recentemente. Jorge foi demitido da empresa de tecelagem pelo pai de Pedro, fato que marcaria para sempre a vida da família da jovem. Mas nem isso impediu com que os dois se apaixonassem.

Para piorar a situação, Helô perde o pai no dia em que Fausto anuncia sua candidatura à prefeitura de São Dimas. Cada vez mais, a garota passa a conviver com o sentimento de amor por Pedro e de vingança pela família do amado. Ao perceber isso, a matriarca da família Leitão, Magnólia, faz suas artimanhas para tentar afastar a garota de seu enteado. E ela não sossega até colocar os dois pombinhos em rumos opostos.

Passados vinte anos...

A vida política do pai, repleta de falcatruas, e a armação de sua madrasta para separá-lo de Helô fizeram Pedro viver muitos anos fora do país. A pedido de seu pai, ele resolve retornar a sua cidade natal. 20 anos depois ele também tem a oportunidade de rever Helô, agora casada com o empresário Tião Bezerra (Thiago Martins/José Mayer) e mãe de Edu (Matheus Fagundes) e Letícia (Isabella Santoni).

Cansado da política, Fausto não esconde que foi capaz de tudo para alcançar o poder. No entanto, o patriarca não se orgulha de sua trajetória, repleta de fraudes e corrupções. Cresce nele a vontade de abandonar esse mundo e fugir para longe com sua amante, Suzana (Gabriela Duarte e Regina Duarte). Fausto acredita que o amor será capaz de transformar seu caráter dali em diante.

Porém, as relações políticas em que se envolveu são mais complicadas do que ele pensava. Fausto sofre um atentado para silenciá-lo. Sem a presença dele, o esposo de Helô, Tião Bezerra, resolve se aproximar de Magnólia. No entanto, o real motivo dessa aproximação nem passa pela cabeça da matriarca da família Leitão. Assim, no retorno de Pedro ao país, o rapaz tenta resgatar o amor de Helô e salvar sua família e a cidade de planos políticos, no mínimo, sórdidos.

A armação que separou os pombinhos

A histórica Paraty (RJ) é o palco do reencontro de Pedro e Helô. Foi lá que o relacionamento dos dois começou. Em meio às lembranças, ela é surpreendida ao descobrir que sua paixão do passado está de volta. Revê-lo traz boas lembranças à moça, mas também mágoas. Afinal, o relacionamento dos dois chegou ao fim na noite em que ela flagrou uma traição de Pedro. Mas o que ela nunca soube é que a cena que presenciou tratava-se de mais uma armação da megera Magnólia.

No passado, a vilã tentou afastar a moça do enteado, ao pedir a uma amiga que lançasse Helô como modelo internacional. No entanto, o plano não deu certo, pois nem as constantes viagens atrapalharam o relacionamento. Dando sequência ao plano, a megera contratou a secretária Suzana (Gabriela Duarte e Regina Duarte) para que a moça se aproximasse de Pedro e forjasse uma cena inquestionável de traição.

A solução deu certo, mas trouxe sérios problemas para Magnólia, pois Suzana tornou-se amante de seu marido. E a história da armação veio à tona apenas 20 anos depois, pois Fausto, arrependido e decidido em fugir da cidade com a amante, contou toda a verdade para o filho. Ao mesmo tempo em que Pedro fica atordoado com a história da armação, a revelação faz com que ele compreenda a mágoa que Helô possui e entenda porque a amada se casou com o megaempresário Tião.  

Os problemas da família Leitão

Além de tentar reconquistar o coração de Helô, Pedro tem outro desafio em seu retorno à cidade: os problemas dentro de sua casa. O pai Fausto, apesar de já ter anunciado o desejo de abandonar a política, ainda não revelou os motivos que o levaram a tomar tal decisão e, muito menos, o seu plano de fuga com Suzana.

Sua irmã Vitória vive presa a um casamento com um homem que nem a olha. Ela é casada com Ciro (Maurício Destri e Thiago Lacerda). Seu outro irmão, Hércules, continua refém da autoridade dos pais e ficou viúvo da primeira mulher, com quem teve três filhos, Tiago (Humberto Carrão), Ana Luíza (Bianca Muller) e Camila (Bruna Hamu). Para piorar, Hércules é obcecado por Luciane (Grazi Massafera), uma ex-garota de programa que sonha em ser primeira-dama da cidade.

Confusões na festança

Na festa de aniversário de Fausto Leitão, Pedro tem a oportunidade de contar a verdade sobre a traição do passado a Helô. Apesar de odiar a família Leitão, ela se sentiu obrigada a participar da festa de Fausto, por sua filha Letícia ser namorada do neto dele, Tiago. O aniversário começa com confusão, pois o atual prefeito de São Dimas, Augusto (Ricardo Tozzi), invade a comemoração para tirar satisfação sobre um boato gay envolvendo seu nome, espalhado por opositores. Em meio à discussão, Fausto agride Augusto.

Outro momento de tensão é causado por Tião Bezerra. Num escritório da casa, longe dos convidados, Fausto parece extremamente exaltado diante do marido de Helô, que não perde a serenidade. Já Magnólia não esconde de ninguém sua insatisfação de ter a presença da rival Suzana na festa do marido.

Provas reunidas e um terrível atentado

Mesmo sabendo que não é bem vinda naquela casa, Suzana foi à festa para mostrar a Fausto as últimas provas que conseguiu reunir sobre uma descoberta que envolve sua vida política e familiar. A revelação deixa o patriarca do clã Leitão transtornado. Pressionado por Pedro para revelar o que descobriu, Fausto resolve não contar a verdade ao filho, para preservar a vida de todos. Momentos depois, ele reúne todas as provas que conseguiu e foge com Suzana.

Porém, a escolha feita por Fausto não consegue resguardar sua própria vida. No caminho da fuga, ele acaba vítima de um atentado. E quem seriam os suspeitos de tentar calar Fausto? Líder político da região, ao longo de sua trajetória ele prejudicou muitas pessoas e possui provas que podem levar mais de uma dezena para a cadeia. Nem em pessoas de sua família o patriarca poderia confiar. Com seu pai em estado grave no hospital, Pedro fica ainda mais ansioso em desvendar toda a verdade. Ao mesmo tempo, precisa lutar para reconquistar seu grande amor.

Os interesses de Tião

Com a revelação de que a suposta traição de Pedro não passou de uma armação de Magnólia, a reaproximação dele de Helô torna-se inevitável. Porém, os dois pombinhos precisam lidar com percalços. A filha mais velha de Helô, Letícia, sofre de leucemia, mesma doença que acometeu sua mãe Cândida. E o estado delicado da filha será usado por Tião para chantageá-la.

Mesmo com o retorno de Pedro, Tião faz de tudo para manter seu casamento com Helô, mesmo ciente de que ela não o ama mais. Mas o que justificaria tamanha obsessão do empresário em manter o casamento? Mesmo sem resposta, Helô desconfia que a obsessão do marido esteja relacionada com a recente aproximação de Tião da família Leitão. Após o atentado contra Fausto, Tião mostra-se mais solícito com Magnólia e tem ainda mais interesse no casamento de sua filha com o neto da megera, Tiago.

O jovem é apaixonado por Letícia e sempre esteve ao lado dela no tratamento contra a leucemia. Porém, justamente quando a saúde de Letícia melhorou, o romance entre os dois estremeceu. A paixão do passado foi substituída pelo ciúme e insegurança dela. E Tiago passou a se interessar por outra pessoa. Mas a pressão do empresário para que o casamento dos dois se concretize é intimidadora. Tião usa a imagem da família Leitão para expor na mídia o compromisso de sua filha com Tiago, antes que o jovem desista do casório. Assim, ele consegue fisgar a filha, que se torna obcecada em não perder Tiago, além de não permitir que a mãe abandone o pai para viver com Pedro.

O que Helô não sabe é que as verdadeiras motivações de Tião Bezerra em manter o casamento e de se aproximar da família Leitão estão em seu passado, que o empresário nunca fez questão de entrar em detalhes. A única pessoa que conhece de fato o passado de Tião é Miro (Jorge Lucas), seu motorista. Os dois foram muito amigos ainda jovens, época em que o empresário trabalhava na olaria do pai de Magnólia.

Autores

A novelista Maria Adelaide Amaral conheceu seu parceiro de autoria em “A Lei do Amor”, Vicent Villari, quando ele tinha apenas 17 anos. Na época, o rapaz havia participado da oficina de autores da Globo e foi convidado para ser colaborador em “Anjo Mau”, remake assinado pela autora em 1997.

Desde então, trabalharam juntos em “A Muralha”, “Os Maias”, “A Casa das Sete Mulheres” e “Ti Ti Ti”. “Sangue Bom” foi a primeira novela que a dupla assinou como autores principais.

A portuguesa Maria Adelaide é jornalista, escritora e dramaturga. Entre 1970 e 1986 trabalhou como pesquisadora e redatora na Abril Cultural. No teatro, estreou em 1974 com a peça “Resistência”. Desde então, redigiu outras 14 peças. Seu ingresso na TV ocorreu em 1990, quando trabalhou como colaboradora de Cassiano Gabus Mendes em “Meu Bem Meu Mal”.

Já o paulistano Vicent Villari também é jornalista. Com 38 anos de idade e 21 de carreira, além do trabalho na TV, é autor de quatro livros. Sua obra de maior destaque é “Teletema”, em parceria com Guilherme Bryan. Além do trabalho ao lado de Maria Adelaide Amaral, o jovem novelista também já colaborou em três novelas de João Emanuel Carneiro.

Anote na agenda

“A Lei do Amor” estreia nesta segunda (03), às 21h15, na Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado