Novelas

"Velho Chico": Miguel divide as terras que ganhou de herança com os índios

Novela chega ao fim no dia 30


miguelvelhochico1204.jpg
Divulgação/TV Globo

Na reta final de "Velho Chico", Miguel (Gabriel Leone) decide dividir as terras que ganhou de herança de Encarnação (Selma Egrei) com os índios.

Isso porque ele descobre que parte da sua fazenda era dos indígenas. A ideia parte de Olívia (Giullia Buscacio). Miguel então vai até a oca e fala com Ceci (Luci Pereira) e pajé Moacir (Leonir Tenório), dizendo que eles podem trabalhar juntos para salvar a terra e devolvê-la. Com informações do jornal Extra.

"Nem tudo que veio antes devemos aceitar. Há muito mal escondido embaixo do nome dos de Sá Ribeiro. Não sei se vou descobrir tudo. Mas sei que, tudo que descobrir, irei lutar para remediar. Juntos podemos cuidar daquela terra que é tão sagrada para o seu povo, quanto para nós!", diz ele.

O pajé fica desconfiado: "Você quer limpar um nome sujo do meu sangue! Do sangue dos meus irmãos!". Miguel explica que quer quitar a dívida da família, com o povo e a terra. O índio o interrompe: "Essa dívida não é sua!". "Mas é do nome que carrego! Esse nome trouxe até minhas mãos uma terra que não me pertence! Uma terra que é do seu povo mais do que de ninguém...", explica Miguel.

Moacir olha para Ceci e mostra-se ressentido: "Meu povo escolheu não lutar por ela! Meu povo abandonou a terra e todos que morreram lutando! Muita gente morreu!".

Olívia ajuda o marido: "Mas a terra está viva ainda, e sofrendo! Não queremos tirar proveito de ninguém, mas sei que juntos, podemos cuidar dela como se deve!". O pajé então avisa que precisa falar com Ceci e com os espíritos. Os dois saem de lá animados.

"Eles vão voltar para suas terras, e, com essa parceria, tirar renda das culturas de ciclo curto enquanto as demais se estabelecem. Estamos devolvendo a chance deles cuidarem do seu lugar de origem", comenta Olívia. Mas Miguel fica triste: "Na nossa cabeça é uma parceria rural. Na deles é o bisneto do coronel que invadiu suas terras querendo tirar proveito deles outra vez".

Enquanto isso, pajé Moacir e Ceci conversam e logo depois vão atrás do casal. O índio estende as mãos para Miguel que, surpreendido, faz o mesmo. "Nosso povo passou muito tempo longe de casa... é hora de voltar!", brada o pajé.

"Velho Chico" checa ao fim no próximo dia 30.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado