Novelas

"Chamas da Vida" chega ao fim fazendo Record crescer 44% nas tardes


chamasdavida-logo.jpg
Divulgação/TV Record

Terminando sua primeira reprise na tarde desta sexta-feira (23) na Record, a novela "Chamas da Vida" não foi um estouro de audiência, muito pelo contrário.

Segundo levantamento feito com exclusividade pelo NaTelinha, a trama ganhou ou empatou com o SBT na vice-liderança apenas seis vezes em toda a sua trajetória - entre novembro de 2015 e setembro deste ano.

Porém, pode se orgulhar de ter levantado, até de forma significativa, a faixa das 16h da Record. A trama protagonizada por Juliana Silveira e Leonardo Brício fechará com 4,9 pontos de média geral.

Não é um grande índice, mas sua antecessora no horário, "Dona Xepa", teve apenas 3,4 pontos de média. É um significativo crescimento de 44,1% nos números do Ibope da Grande São Paulo. O recorde de "Chamas" foi em 27 de abril deste ano, quando marcou 6,7 pontos.

Durante toda a sua exibição, a reprise sofreu com cortes de cenas pesadas e a não citação, por exemplo, de palavras como "estupro" e HIV". Suas cenas não exibidas rediscutiram nas redes sociais o poder da vinculação horária à Classificação Indicativa, que foi derrubada no mês passado pelo Supremo Tribunal Federal.

A novela foi advertida três vezes pelo Ministério da Justiça, que considerou que os cortes feitos para a exibição no horário da tarde não estavam sendo suficientes, com a Record argumentando que já vinha fazendo o possível - e usando uma matéria do NaTelinha, inclusive, como exemplo disso.

Final exclusivo (contém spoiler)

Para esta sexta-feira (23), a Record promete a exibição de um final diferente para a revelação da identidade do misterioso incendiário, que movimentou toda a trama.

Em 2009, o final mostrava Léo (Rafael Queiroga) e Darlene (Claudiana Cotrim) como irmãos e atuando em parceria como incendiários, para a surpresa da vilã Vilma (Lucinha Lins).

Se nada for mudado, a tendência é que a Record exiba o final inédito que foi usado na reprise de "Chamas da Vida" no canal de TV por assinatura Investigação Discovery, que também mostrou a trama até o mês passado.

Nele, o Incendiário revelado é Tomás (Bruno Ferrari), que revela para sua própria mãe, a vilã Vilma, que fez tudo para obter o controle da GG Soverteria e para se vingar da morte do pai.

"Mas logo você, meu filho? Você matou todo mundo", diz incrédula a vilã, recebendo uma reposta fria de Tomás: "Você teria feito o mesmo. O instinto assassino está no sangue".

O final de "Chamas da Vida" vai ao ar nesta sexta-feira (23), a partir das 16h15, logo após "Vidas em Jogo", na Record.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado