Novelas

"Sol Nascente": O amor improvável dos amigos Alice e Mário

NaTelinha conta como será a nova novela das seis da Globo


aliceemario2808.jpg
Fotos: TV Globo/João Miguel Júnior

A próxima novela das seis da Globo, “Sol Nascente”, que estreia nesta segunda-feira (29), acompanha a trajetória de vida de dois amigos de origens diferentes.

Um deles é Mário (Bruno Gagliasso), neto dos imigrantes italianos Gaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), que vieram para o Brasil fugindo da temível máfia italiana.

Já Alice (Giovanna Antonelli) é uma jovem criada pelo japonês Kazuo Tanaka (Luís Melo) como filha adotiva. Os dois, que cresceram juntos, se envolvem num triângulo amoroso com César (Rafael Cardoso).

O amor improvável dos amigos é ambientando em um cenário paradisíaco, com belas imagens de praias, e marcado pelo contraste das culturas brasileira, japonesa e italiana.

[galeria]
    
Ficha técnica

Autoria de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer
Direção Artística de Leonardo Nogueira
Direção Geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso
Horário: 18h
Antecessora: “Êta Mundo Bom!”, de Walcyr Carrasco

Elenco

Bruno Gagliasso – Mário
Giovanna Antonelli – Alice
Rafael Cardoso – César

Anna Lima – Paula
Aracy Balabanian – Geppina
Carolina Nakamura – Hiromi
Caroline Verban – Ciça
Cinara Leal – Vanda
Cláudia Ohana – Loretta
Emílio Orciollo Netto – Damasceno
Érika Januza – Júlia
Felipe Mago – Wagner
Flávia Guedes – Kika
Francisco Cuoco – Gaetano
Giovanna Lancellotti – Milena
Henri Castelli – Ralf
Jacqueline Sato – Yumi
Jean Pierre Noher – Patrick
João Côrtes – Peppino
Juliana Alves – Dora
Laura Cardoso – Sinhá
Letícia Spiller – Lenita
Lucas Sapucahy – Cauã
Luís Melo – Kazuo Tanaka
Luma Costa – Elisa
Marcello Melo Jr. – Tiago
Marcello Novaes – Vittorio
Marcelo Faria – Felipe
Márcio Kieling – Bernardo
Maria Joana – Carol
Miwa Yanagizawa – Mieko
Pablo Morais – Nuno
Paulo Chun – Hideo
Renata Dominguez – Sirlene
Rick Garcia – Pescoço
Roberta Piragibe – Nanda
Sylvia Bandeira – Ana Clara
Tatiana Tibúrcio – Chica
Val Perré – Quirino

Amor improvável

Na trama, ambientada na fictícia Arraial do Sol Nascente, Mário e Alice são amigos de longa data. Porém, a amizade dos dois fica abalada no momento em que o rapaz descobre que é apaixonado pela amiga de infância e que “Sargenta Sardinha”, forma carinhosa pela qual a filha do japonês é chamada por ele, resolve ir para o Japão para estudar por dois anos.

Os dois são completamente diferentes. De personalidade impulsiva, Mário precisa mudar seu jeito para conquistar a amada, uma mulher bastante racional e objetiva. A jovem está cada vez mais envolvida com o manipulador César (Rafael Cardoso), neto de Dona Sinhá (Laura Cardoso).

Príncipe?

Ela encontrou o rapaz pela primeira vez no Consulado do Japão, em São Paulo. Logo de cara, César percebeu em Alice uma oportunidade de investimento. Ao conseguir uma bolsa de estudos para fazer pós-graduação na Universidade de Yokohama, no mesmo curso que Alice, César pede demissão do emprego e dispensa a inocente Sirlene (Renata Dominguez).

Alice se aproxima do rapaz durante os estudos fora do país. O garoto é tido como um homem perfeito, que personifica a segurança emocional que Alice tanto preza.

No entanto, César está interessado apenas em se dar bem sobre Alice.  Quem sofre com isso é Sirlene, que mesmo com os maus tratos de César, ainda nutre a esperança de reconquistá-lo assim que ele retornar do Japão. Mas nem a notícia de que está esperando um filho dele faz com César avalie a possibilidade de voltar para ela.

Quando volta ao Brasil, César resolve se mudar para Arraial, com a avó Sinhá, sua grande incentivadora. A quituteira mineira sempre sonhou em ver o neto com um futuro profissional promissor. 

César nutre o relacionamento com Alice apenas com o objetivo de ascender socialmente e conseguir dinheiro à custa da família dela. Ele está de olho na empresa de pescados de família, a bem sucedida Arraial Pescados. Para isso, faz de tudo para afastar Mário da vida de Alice e para conquistar a confiança de Tanaka (Luís Melo) e se infiltrar na empresa.

A família de Mário

Os imigrantes italianos Geppina (Aracy Balabanian) e Gaetano (Francisco Cuoco) desembarcaram em São Paulo há cerca de 50 anos. O casal fugia da Itália para se livrar dos compromissos assumidos pela família de Geppina com a máfia italiana. Apaixonada por Gaetano ainda jovem, Filumena, nome verdadeiro de Geppina, foi prometida por seus pais ao filho de um poderoso chefão da máfia.

Desesperados com o triste futuro dela, os dois pombinhos resolveram fugir para o Brasil, mudaram seus nomes e assim conseguiram reconstruir suas vidas. Por aqui, o casal ficou muito amigo de Tanaka, um dos poucos que sabe do real passado dos dois, e formou a família De Angeli.

O dois são pais de Vittorio (Marcello Novaes), um gerente de padaria competente, pai de Mário, Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes), e que foi abandonado pela esposa, Loretta (Cláudia Ohana). Estabelecida em São Paulo, a família resolve deixar a capital e migrar para a pequena Arraial do Sol Nascente, depois que Geppina passa mal ao descobrir que o marido prometido a ela pela máfia italiana colocou um detetive para segui-la em São Paulo.

Com medo, os De Angeli migram para o lugarejo e lá abrem uma padaria, a Pasta Pane, que fornece pães e doces italianos. Lá, Vittorio se apaixonou por Lenita (Letícia Spiller), a dona do bar Rota 94, e Mário se tornou grande amigo de Alice.

Criação japonesa

Alice foi criada em um lar tipicamente japonês. Ela foi adotada no passado por Kazuo Tanaka e foi educada ao lado do pai adotivo. Na casa, ainda vivem sua tia Mieko (Miwa Yanagizawa), que resolveu vir para o Brasil morar com seu irmão após perder o marido no Japão, e os primos Yumi (Jacqueline Sato), Hiromi (Carolina Nakamuro) e Hideo (Paulo Chun), todos filhos de Mieko.

Tanaka migrou para o Brasil ainda muito jovem, há cerca de 50 anos, e conheceu o casal italiano Geppina e Gaetano ainda na estação de trem. Enquanto o casal italiano primeiramente se estabeleceu em São Paulo, Tanaka fincou suas raízes em Arraial do Sol Nascente. Com muito trabalho, batalhou para erguer a conceituada Arraial Pescados, líder no mercado de sardinha.

No passado, se apaixonou por Rosário (Karolina Albertassi), pescadora e líder de um grupo de caiçaras e mãe de Alice. Os dois se casaram e Tanaka passou a criar a menina como sua legítima filha. A relação de Tanaka e a filha adotiva ficou ainda mais forte quando Rosário morreu inesperadamente, época em que a menina tinha apenas 12 anos.
    
A agitada Rota 94

A praiana Arraial do Sol Nascente é um local repleto de diversidade e impregnada de música, juventude, diversão e romance. Além das famosas praias, a cidade recebe muito turistas, que se divertem com a boa comida e música do bar Rota 94, mantido por Lenita (Letícia Spiller) e Ralf Tattoo (Henri Castelli).

Lenita é uma mulher de personalidade forte e batalhadora. Desde a morte de seus pais, ela assumiu a responsabilidade de cuidar do irmão Ralf. O tatuador é um homem imaturo e ciumento, que chegou a ser preso por agredir um ex-namorado da irmã. No presídio, aprendeu a tatuar e tornou-se um dos principais profissionais da área.

Atualmente, Lenita namora Felipe (Marcelo Faria), um dos melhores amigos do irmão. Felipe é um cara romântico, que faz de tudo para assumir um compromisso sério com Lenita, que só pensa em viver livre e feliz, após sofrer com desilusões no passado. O relacionamento dos dois fica estremecido, após Vittorio passar a se interessar por ela, deixando Felipe cada vez mais enciumado.

A charmosa pousada

Outro estabelecimento bastante conhecido na cidade é a charmosa pousada do balneário, Marseille, administrada pelo casal Patrick (Jean Pierre Noher) e Ana Clara (Sylvia Bandeira). Os dois se conheceram em um cruzeiro, que Ana Clara resolveu fazer após uma separação traumática. O francês Patrick era o capitão da embarcação. Desde então, a atração dos dois foi imediata e o casal vive em eterna lua de mel.

Porém, a ótima relação do casal é ameaçada com a chegada à cidade de Carolina (Maria Joana), filha de Ana Clara. A garota, que após o divórcio da mãe, optou por morar com o pai, se viu obrigada a voltar a Arraial do Sol Nascente, após perder a boa vida que levava. Interesseira, a garota quer viver à custa da mãe, que não percebe o real motivo da volta da filha. Bastante vivido, Patrick logo nota o caráter da enteada e não facilita a vida para ela.  

É na famosa pousada que está hospedado o mau-caráter César e sua avó Sinhá. Ao se relacionar no dia a dia com Carolina, o rapaz percebe na moça a possibilidade de colocar seu plano em prática. Em troca de uma boa recompensa, ele pede à Carolina que ela se aproxime de seu rival Mário e faça de tudo para afastá-lo de Alice. Animada com a proposta, Carolina começa a colocar o plano do vigarista em prática.

Comunidade caiçara

Outra marca de Arraial é a atividade pesqueira. Além da Arraial Pescados, empresa do japonês Tanaka que lidera a venda de peixes na região, há também um grupo caiçara, comandado por Chica (Tatiana Tibúrcio), que chegou ao local e escolheu as praias de lá como sua casa.

O grupo caiçara é formado por mulheres pescadoras nômades, descendentes de negros e índios, que se sustentam através da pesca artesanal. Chica é muito respeitada por todos e tem um carinho especial por Alice, já que a garota é filha da ex-líder das caiçaras, Rosário.

No trabalho, Chica conta com o apoio de sua irmã mais nova, Dora (Juliana Alves), casada com o pescador e artesão Tiago (Marcello Melo Jr.). Dora sonha em ser mãe, mas encontra resistência no marido, que acredita que criar um filho nas condições que vivem não seria tarefa fácil. Também integram o grupo caiçara as irmãs Júlia (Erica Januza) e Vanda (Cinara Leal), além dos companheiros vindos de Santa Catarina, Quirino (Val Perré), Nuno (Pablo Morais) e Cauã (Lucas Sapucahy).

Autores e diretor

Walther Negrão iniciou sua carreira com 14 anos, quando estudou dramaturgia em São Paulo. Antes de se tornar autor, trabalhou como ator em novelas da Tupi e escreveu para jornais e revistas. Em 1958, começou a redigir roteiros para o “Grande Teatro Tupi”.

Desde então, sua carreira deslanchou. Entre suas tramas mais famosas estão “Cavalo de Aço”, “Roda de Fogo”, “Fera Radical” e “Top Model”. Seu último trabalho foi em “Flor do Caribe” (2013).

Desta vez, Negrão contará com a parceria de Júlio Fischer e Suzana Pires na autoria de um folhetim. Fischer ingressou na Globo há 19 anos e colaborou com o texto das novelas “Coração de Estudante”, “O Profeta” e “Flor do Caribe”.

Assim como Fischer, Suzana Pires faz sua estreia como coautora de uma novela. Formada em filosofia, também é atriz. Atuou em diversas novelas da Globo como “Da Cor do Pecado”, “Paraíso Tropical” e “Caras & Bocas”. Já como redatora, colaborou nos textos do humorístico “Os Caras de Pau” e da novela “Flor do Caribe”.

Já o diretor Leonardo Nogueira trabalha com teledramaturgia há quase 20 anos. Ele estreou na TV Globo em 1998 como assistente de direção na novela “Torre de Babel”. Ainda como assistente, integrou as equipes de “Mulheres Apaixonadas” e “América”.

Em 2006, foi promovido ao cargo de diretor, assumindo os trabalhos de “Malhação” por três temporadas. Depois disso, assinou as direções de “Viver a Vida” e “A Vida da Gente”. Em 2013, tornou-se diretor geral de “Flor do Caribe”. Seus últimos trabalhos foram a novela “Em Família” e as temporadas 2015 e 2016 de “Malhação”.

Anote na agenda

“Sol Nascente” estreia nesta segunda-feira (29), às 18h20, na TV Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado