Novelas

As cinco mais belas aberturas de novelas feitas fora da Globo


aberturas-novelas-fora-globo.jpg
Fotos: Divulgação

Existe um estigma em parte do público brasileiro de que apenas a Globo sabe produzir novela. Porém, é fato que outras emissoras também fazem um bom trabalho - mesmo que não acertem tanto quando a líder de audiência.

Mas nas aberturas de tramas, várias criações de canais fora da Globo são dignos de padrão global. E é isso que esta lista do NaTelinha mostrará: cinco belas aberturas de novelas feitas por emissoras off-Globo, como SBT, Record e Manchete.

Confira:

5º lugar: "Revelação" (SBT, 2009)

Numa época que o SBT prometia apenas fazer novelas nacionais, "Revelação" foi até uma boa trama, a considerar que Íris Abravanel não havia nunca escrito tramas até então.

Porém, a beleza de sua abertura era algo impressionante. Noturna, com uma música que combinava e envolvente, o clipe merece o quinto lugar.

4º lugar - "Éramos Seis" (SBT, 1994)

Considerada a melhor novela já produzida pelo SBT, "Éramos Seis" era um primor do início ao fim: elenco, atuação, roteiro e direção.

Para fazer jus a um grande foletim, nada melhor que uma grande abertura. Feita como um resumo da vida da família protagonista da história, o clipe emociona só de olhar.

3º lugar - "Cidadão Brasileiro" (Record, 2006)

Produzida em 2006, "Cidadão Brasileiro" abriu um horário de novelas que fez muito sucesso na Record no fim da década de 2000: o das 22h. Elogiada pela qualidade do texto e da história, a abertura não ficava para trás.

Basiamente, era a passagem do protagonista por vários momentos históricos do nosso Brasil, como a ditadura militar, as Diretas Já e o amadurecimento político do país.

2º - "Kananga do Japão" (Manchete, 1989)

Considerada a primeira superprodução da época de ouro da Rede Manchete, "Kananga do Japão" foi um um sucesso da emissora carioca inegavelmente, e preparou terreno para o fenômeno "Pantanal".

Mas sem dúvida, "Kananga" já mostrava que a Manchete tinha talento para montar aberturas inesquecíveis. O clipe que inciava os capítulos da novela é fantástico e belíssimo, muito por causa da música "Minha", de autoria de Chico Buarque.

1º lugar - "Pantanal" (Manchete, 1990)

Talvez a abertura de novela mais conhecida fora da Globo, não só por sua letra marcante, feita por Marcus Viana, mas também por sua ousadia - a de "transformar" uma onça em mulher. Nani Venâncio, a protagonista do filme, até hoje é reconhecida por isso.

Uma obra prima, que não precisa de apresentações e maiores comentários. Digno de liderar esta lista.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado