Novelas

Mariana Ximenes sobre Tancinha em "Haja Coração": "Ela tem tempero"

Atriz falou sobre sua preparação para a personagem, que foi de Claudia Raia em "Sassaricando"


tancinha.jpg
Divulgação/TV Globo

Intérprete de Tancinha em "Haja Coração", atriz Mariana Ximenes falou sobre as dificuldades de viver um papel tão bem feito por Claudia Raia em "Sassaricando", novela de 1987 que origina a nova trama.

Em entrevista ao site oficial da novela, Mariana afirmou que a principal diferença da sua Tancinha para a antiga são as modernidades que o mundo atual tem: "Percebemos que de 'Sassaricando' para cá muita coisa mudou. Hoje tem internet, todo mundo tem celular, as pessoas têm um acesso mais rápido às informações, estão mais antenadas. O que continua, segundo converso com os mais velhos, é a gentileza, a alegria, o sorriso e cuidado da Tancinha com os clientes!".

A atriz comentou que o sotaque italiano de sua personagem foi feita pela mesma professora de prosódia que treinou a fala de Claudia Raia, o que ajudou a manter o tom consagrado nos anos 80: "Tive uma professora de prosódia, que inclusive foi a mesma que deu aulas para a Claudia Raia na época de 'Sassaricando'. Nós encontramos, dentro desse novo quadro da Tancinha, como seria a fala dela, esse jeito particular de dizer as palavras. Mas na verdade todos contribuíram: a figurinista, o diretor e o chefe de caracterização. Aos poucos tudo foi se encaixando. Foram quase dois meses de ensaio, com trabalhos de 'mesa' e de expressão corporal. Eu também trabalho com uma psicanalista que traça um perfil psicológico da personagem, entendendo como foi a formação da Tancinha desde a infância até os dias de hoje, quais as influências dela e o motivo por ela ter um jeito particular de falar".

Por fim, Mariana Ximenes conta que conversou bastante com Claudia Raia para lhe ajudar, já que ela tinha apenas 6 anos quando a original foi ao ar: "Não me lembro muito bem de 'Sassaricando' porque eu tinha 6 anos na época, mas sei o que significou a Tancinha! Sou muito amiga da Claudia, acompanho a carreira dela há muito tempo, então eu sei da importância da personagem e de como ela brilhou! Também conversei muito com a Claudia, pedi a benção dela, e chegamos à conclusão de que eu deveria criar a minha própria Tancinha".

"Haja Coração" marcou média de 27 pontos de Ibope na Grande São Paulo em sua estreia, sendo o melhor primeiro capítulo de novela das 19h desde "Sangue Bom", em 2013.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado