Novelas

"Haja Coração": Um quarteto amoroso em meio às diversas culturas de SP

Especial do NaTelinha conta como será a nova novela das sete da Globo


marinaximenez2805.jpg
Fotos: Divulgação/ TV Globo

Uma releitura da clássica novela “Sassaricando”, escrita por Silvio de Abreu em 1987, com personagens, contextos e tramas diferentes da obra original. Esse é o ponto de partida para o desenvolvimento da nova trama das 19h, “Haja Coração”, de Daniel Ortiz. O folhetim estreia na próxima terça-feira (31), quebrando a tradição da Globo de lançar suas novelas sempre às segundas.

Ambientada em bairros tradicionais de São Paulo, como a Vila Madalena e a Mooca, o folhetim promete apresentar muito romance e humor em meio a um mosaico de culturas presente na cidade, como os shoppings, os mercados populares, as tradições italianas e libanesas e todos os seus contrastes. Nesse cenário, a feirante Tancinha (Mariana Ximenes) terá seu coração dividido pelo vizinho Apolo (Malvino Salvador) e o publicitário Beto (João Baldasserini). E o quarteto romântico se completará com a chegada de Tamara (Cléo Pires).

Ficha técnica

Novela de Daniel Ortiz
Colaboração de Flávia Bessone, Isabel Muniz, PatriciaMoretzsohn e Nilton Braga
Direção Artística de Fred Mayrink
Direção de Bia Coelho, Luciano Sabino, Alexandre Klemperer, Teresa Lampreia e Allan Fiterman
Estreia: 31/05
Horário: 19h30
Antecessora: “Totalmente Demais”, de Rosane Svartman e Paulo Halm

Elenco

Mariana Ximenes – Tancinha
Malvino Salbador – Apolo
João Baldasserini – Beto
Cléo Pires – Tamara

Agatha Moreira – Camila
Alexandre Borges – Aparício Varela
Ana Carbatti – Nair
Betty Gofman – Vitória
Bruna Griphão – Carol
CaduLibonati – Murilo
Carolina Ferraz – Penélope
Chandelly Braz – Carmela
Cláudia Jimenez – Lucrécia
Conrado Caputo – Renan
Duda Mamberti – Ariovaldo
Ellen Rocche – Leonora
Eunice Braulio – Gracita
Fernanda Vasconcellos – Bruna
Gabriel Godoy – Leonardo Raposo
Grace Gianoukas – Teodora Abdala
Henry Fiuka – Nicolas
Hilda Rebello – Marieta
Igor Pushinov – Dinamite
Isabel Wilker – Adriana
Jayme Matarazzo – Giovanni
Johnnas Oliva – Enéas
José Loreto – Adônis
Julia Faria – Estelinha Salgado
Karen Junqueira – Jéssica
Leopoldo Pacheco – Rodrigo Furtado
Malu Mader – Rebeca
Marcella Valente – Larissa
Marcelo Médici – Agilson Varela
Marcos Pitombo – Felipe
Marisa Orth - Francesca
Melissa Nóbrega – Bia
Nando Rodrigues – Henrique
Nina Frosi – Marina
Renata Augusto – Dinalda
Sabrina Petraglia – Shirlei
Sabrina Souza – Rose
Tatá Werneck – Fedora
Tiago Homci – Eduardo
Werner Schünemann – Guido

A paixão de Tancinha e Apolo

A feirante Tancinha (Mariana Ximenes) desperta a atenção de todos por sua beleza e sensualidade. De personalidade forte, a garota não leva desaforo para casa. Desde adolescente, ela namora o vizinho Apolo (Malvino Salvador), um caminhoneiro batalhador que trabalha para sustentar a família. Bastante explosivo, Apolo é extremamente ciumento.

Quando o casal está prestes a subir ao altar, o publicitário Beto (João Baldasserini) aparece, fazendo de tudo para conquistar o coração da feirante. A aproximação de Tancinha e Beto leva Apolo à loucura. Situação que fica ainda mais complicada com a chegada de Tamara (Cléo Pires), que logo se envolve com Apolo, formando um quarteto amoroso.

Os irmãos Beto e Tamara

Beto é um publicitário premiado, bonito e rico. O jovem tem a certeza de que mulher nenhuma conseguirá mandar em seu coração. No entanto, ao conhecer Tancinha, Beto fica fascinado por sua beleza. No início, o rapaz tenta se envolver com a feirante apenas para ganhar uma aposta feita com seu melhor amigo, Henrique (Nando Rodrigues). Porém, com o tempo, o publicitário percebe que está apaixonado por Tancinha.

A cúmplice de Beto é sua irmã Tamara. Uma mulher exuberante que não confia nos homens. Ao ajudar o irmão, afastando Tancinha de Apolo, ela acaba se apaixonado pelo caminhoneiro. Assim, ela passa a agir em interesse próximo e faz de tudo para conseguir fisgar Apolo.

A ostentação dos Abdala

Um dos destaques de “Haja Coração” é a ostentação da família de origem libanesa Abdalla, que não esconde de ninguém os gastos com o luxo na decoração, na arquitetura e nas vestimentas. A família é liderada por Teodora (Grace Ginoukas), que acredita que riqueza e ostentação devem andar juntas. Ela é presidente do complexo gastronômico Grand Bazzar. Teodora administra com mãos de ferro o negócio da família e seu casamento com Aparício Varela (Alexandre Borges).

No passado, Aparício era um simples funcionário de contabilidade. Resolveu se casar com Teodora apenas por dinheiro e sofre as consequências disso até os dias atuais, já que a esposa o humilha e o submete aos seus próprios interesses.A queridinha de Teodora é sua filha Fedora (Tatá Werneck), uma jovem que só sabe gastar dinheiro e colecionar seguidores nas redes sociais.

Além deles, vivem na mansão a irmã de Teodora, Lucrécia (Cláudia Jimenez), e o irmão de Aparício, Agilson Varela (Marcelo Médici). Casados, os dois passam a maior parte do tempo brigando entre si e com os irmãos, mas nem cogitam a possibilidadede deixar a mansão, pois não querem perder as mordomias.

Família na feira

Já a família Di Marino é bastante unida. A matriarca, a italiana Francesca (Marisa Orth) mantém junto com suas filhas uma barraca de frutas em uma feira livre paulistana. O sucesso de vendas da barraca não se deve apenas à qualidade das frutas oferecidas, mas também a alegria com que Francesca e as filhas Tancinha, Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia) trabalham.Apesar do alto astral delas, a família viveu um drama por algum tempo. O primogênito de Francesca, Giovanni (Jayme Matarazzo) passou alguns anos preso por um crime que jura não ter cometido.

Ao contrário de Tancinha, Carmela só trabalha por obrigação. A jovem odeia a vida humilde que leva e planeja sair dali, nem que precise atrapalhar a vida de outras pessoas. Já a caçula Shirlei é bem diferente. Romântica, ela acredita que conseguirá um futuro melhor estudando e trabalhando. Apesar de sua beleza, Shirlei é mais tímida que as irmãs, devido a um problema na perna, que a deixou manca.

Outro drama vivido pela família foi o desaparecimento do patriarca dos Di Marino. Guido (Werner Schünemann) desapareceu misteriosamente há 20 anos. Por isso, Francesca precisou trabalhar para não deixar faltar nada para seus quatro filhos. A matriarca acredita que o responsável pelo sumiço do esposo é Aparício Varela, de quem Guido era grande amigo. Por causa dessa desconfiança, as famílias Abdala e Di Marino passam a maior parte do tempo em conflito.

Os vizinhos

Outra família que mora na região é a dos Santos, liderada pela professora Nair (Ana Carbatti), a melhor amiga de Francesca. A docente adotou os irmãos Apolo, Adônis (José Loreto) e Larissa (Marcella Valente), quando os três ainda eram pequenos. Bastante simples, Nair se sacrifica para sustentar os filhos e vê seu salário todo mês ir embora para conseguir pagar os estudos de Adônis.

A dedicação de Nair fez Apolo ter extrema gratidão por ela, por isso o rapaz a trata como se fosse sua mãe. Para ajudar em casa, o caminhoneiro trabalha duro. Assim como Apolo, sua irmã Larissa, que é casada com Renan (Conrado Caputo), é muito ligada a sua mãe adotiva. As duas são bastante confidentes e se apoiam em todos os momentos.

Já Adônis, ao contrário dos irmãos, nunca reconheceu Nair como mãe. Por isso, ele prefere chamá-la de ‘tia’. O garoto é apaixonado por Carmela, irmã de Tancinha, e nem percebe que é facilmente manipulado por ela. Carmela aproveita a fraqueza do rapaz para usá-lo em seus planos de ascensão social. Enquanto ele é manipulado pela namorada, ele nunca notou que e a outra irmã de Tancinha, Shirlei, é realmente apaixonada por ele.

A busca pelo ‘príncipe’

Fedora é viciada em redes sociais e não aceita ter seus seguidores roubados na internet. De autoestima inabalável, a filha de Teodora e Aparício considera-se uma celebridade. Muito mimada e consumista, a garota sonha em encontrar um ‘príncipe’ para se casar. E quando conhece Leozinho (Gabriel Godoy), acredita ter encontrado o amor de sua vida. O rapaz se apresenta como sendo um milionário recém-chegado do exterior.

No entanto, o que ela não faz ideia é que Leozinho é um impostor, que vive de pequenos golpes e só está interessado no patrimônio da família dela. Seu plano é casar com a jovem e eliminar, um a um, os integrantes da família, até que se torne o herdeiro único dos Abdala. Porém, seus planos poderão ir por água abaixo, já que o jovem se apaixona verdadeiramente por Fedora.

A busca por maridos ricos

Um momento difícil vivido pela arquiteta Rebeca (Malu Mader), pela dona de casa Penélope (Carolina Ferraz) e pela ex-BBB Leonora (Ellen Roche) aproximará as três. Com personalidades e estilos diferentes, elas se conhecem na ocasião em que estão solteiras e com problemas financeiros. Sem grana, elas são obrigadas a dividirem um mesmo quarto.

A princípio, elas odeiam a ideia, no entanto, acabam percebendo que podem ser grandes amigas. As três juntas planejam um objetivo em comum: arrumar um marido rico para cada uma.

A ex-BBB Leonora tenta a todo o tempo manter a fama que ainda acredita ter. Com o sonho de ficar rica, ela aceita o plano desde o início. Já Penélope, que é mãe de Beto e Tamara, fica receosa. Ela, que é recém-divorciada, quer se casar novamente, mas por amor e não por dinheiro.

Enquanto isso, a arquiteta Rebeca está animada com o plano. Porém, ela não imaginava que reencontraria com Aparício, grande amor de sua vida, que a abandonou no passado para se casar com a ricaça Teodora. A princípio, a arquiteta fica balançada com o ex-namorado, no entanto, ela não pretende desistir do sonho de encontrar um milionário, para, assim, se vingar finalmente de Aparício.

Comparações com a clássica “Sassaricando”

Apesar de ser inspirada em tramas da novela “Sassaricando”, de 1987, “Haja Coração” não seguirá a história do folhetim de Silvio de Abreu, e por isso não é classificada como remake. Os personagens de Daniel Ortiz, apesar de terem seus similares na antiga novela, terão suas histórias, vidas e destinos adaptados para a São Paulo dos dias atuais.

Além disso, se relacionarão com outros personagens. Se o foco da trama de 1987 era a comédia e os ‘sassaricos’ de Aparício, na versão atualizada, o autor optou por dar mais espaço aos romances de Tancinha.

Na lista abaixo, você confere personagens da trama central de “Sassaricando” que estão presentes na atual novela. Alguns deles tiveram seus nomes mantidos, já outros ganharam novos nomes.

[galeria]
Tancinha (Cláudia Raia) – Tancinha (Mariana Ximenes)
Aldonza (Lolita Rodrigues) – Francesca (Marisa Orth)
Ricardo de Pádua (Carlos Zara) – Guido (Werner Schünemman)
Apolo (Alexandre Frota) – Apolo (Malvino Salvador)
Beto (Marcos Frota) – Beto (João Baldasserini)
Tadeu (Roberto Bataglin) – Henrique (Nando Rodrigues)
Theodora Abdala (Jandira Martini) – Teodora Abdala (Grace Gianoukas)
Aparício Varella (Paulo Autran) – Aparício Varela (Alexandre Borges)
Fedora (Cristina Pereira) – Fedora (Tatá Werneck)
Leozinho (Diogo Vilela) – Leozinho (Gabriel Godoy)
Lucrécia (Maria Alice Vergeuiro) – Lucrécia (Cláudia Jimenez)
Aprígio (Laerte Morrone) – Agilson (Marcelo Médici)
Camila (Maitê Proença) – Sofia (Agatha Moreira)
Rebeca (Tônia Carrero) – Rebeca (Malu Mader)
Penélope (Eva Wilma) – Penélope (Carolina Ferraz)
Leonora (Irene Ravache) – Leonora (Ellen Roche)

Vale destacar que a personagem Shirley, interpretada por Sabrina Petraglia em “Haja Coração”, foi recriada com base na personagem homônima, vivida por Karina Barum, em outra novela de Silvio de Abreu, “Torre de Babel”, de 1998. Em ambas as novelas, a personagem é manca.

Esse recurso de criar uma nova história a partir de uma trama antiga já foi usada pela Globo nos anos 80, principalmente pela falecida Ivani Ribeiro. A novelista utilizou o recurso em “Amor com Amor se Paga” (1984), releitura de “Camomila e Bem-Me-Quer” (1972); “Hipertensão” (1986), inspirada em “Nossa Filha Gabriela” (1971); e “O Sexo dos Anjos” (1989), recriada a partir de “O Terceiro Pecado” (1968).

Autor e diretor

O novelista Daniel Ortiz é formado em relações internacionais pela Universidade de Brasília. Em 1997 começou a dar seus primeiros passos na dramaturgia, ao participar de um curso de roteiro nos Estados Unidos. Desde então, passou a desenvolver projetos de TV para a América Latina.

Sua primeira novela como autor, “Between Love and Past”, foi escrita durante sua estadia em Dubai. A trama, produzida pela rede MBC, foi exibida em mais de 20 países árabes. Ingressou na TV Globo em 2009, onde atuou como colaborador nas novelas “Passione” e “Guerra dos Sexos”. Sua estreia como autor principal foi em 2014, quando escreveu o folhetim “Alto Astral”.

Já Fred Mayrink estreia como diretor artístico em “Haja Coração”. Apesar disso, sua experiência em teledramaturgia é vasta. Estreou na TV aos 11 anos como ator em "Bambolê" (1987). Ele também integrou os elencos de “Vamp” (1991), “Despedida de Solteiro” (1992) e “Malhação” (1996 e 1998). Atrás das câmeras, começou a trabalhar como assistente de direção há 20 anos.

Entre seus trabalhos de direção destacam-se as novelas “Caminho das Índias”, “Viver a Vida”, “O Astro”, “Salve Jorge” e “Araguaia”.

Anote na agenda

“Haja Coração” estreia na próxima terça (31), às 19h30, na Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado