Tronos Cibernéticos

Hackers sequestram roteiros de "Game of Thrones" e exigem resgate milionário

HBO apura quem roubou roteiros de "Game of Thrones"


gameofthroness_1a1b8ba1739aac1e36d3577d5b96792e46c526c7_1f36795ce9bc5b8f2c0e86e710a7e443e77318b9.jpeg
O inverno chegou... na HBO - Divulgação

Os hackers não estão para brincadeira, e novamente, a HBO foi vítima deles nesta segunda-feira (7).

Segundo publicou o jornal The Guardian, telefones e e-mails pessoais dos atores de "Game of Thrones" estavam na lista. Como se não bastasse, cinco roteiros da série.

Em carta de vídeo de cinco minutos, alguém que se intitulava "Sr. Smith" se direcionou para o presidente da HBO, Richard Plepler, e avisou que caso não fosse pago o estipulado em três dias, eles colocariam tudo na web.

Os piratas virtuais afirmam ter tomado 1,5TB de dados. Mas a HBO, no entanto, não acredita que o volume tenha sido esse.

A emissora confirma que segue na busca e quer identificar quem está causando a balbúrdia em seus arquivos.

Os hackers também exigiram "salário de seis meses em bitcoin", dizendo que costumam arrecadar entre US$ 12 milhões e US$ 15 milhões ao ano chantageando empresas que conseguem invadir. O aviso é claro: só vão "negociar" com o presidente da HBO.

Em comunicado interno no final do mês, Ricard havia alertado os funcionários.

"Queridos colegas,

Como a maioria de vocês provavelmente já ouviu até agora, houve um incidente cibernético dirigido à empresa que resultou em algumas informações de propriedade roubadas, incluindo algumas de nossa programação. Qualquer intrusão desta natureza é obviamente perturbadora e inquietante para todos nós.

Posso assegurar que a tecnologia juntamente com especialistas externos, estão trabalhando 24 horas por dia para proteger nosso interesses. É um exemplo do trabalho de excelência da HBO. O problema que encontramos é muito familiar nos dias de hoje.

No entanto, não tenho dúvidas de que vamos navegar pelo caminho com sucesso.

Richard".

Esta não é a primeira vez que a HBO foi vítima de hackers. Os primeiros quatro episódios da quinta temporada de "Game of Thrones" vazaram pouco antes de sua estreia em 2015. Netflix e a rede ABC, do conglomerado Disney, também foram atacados.

Um hacker chamado "The Dark Overlord" postou o primeiro episódio da quinta temporada de "The Orange is The New Black" em abril, quando a Netflix se recusou a pagar o resgate. A ABC também foi alvo quando oito episódios do programa "Steve Harvey" foram lançados antes.

Um grupo alega ter roubado uma cópia digital de "Piratas do Caribe" da Disney e ameaçou colocar no ar. O FBI investigou e o presidente da Disney, Bob Iger, acreditava que a ameaça se tratou de um engano.

Um grande ataque à Sony em 2014 é o mais impactante, quando milhares de e-mails e informações confidenciais, incluindo informações de pagamento de seus principais executivos, vazaram.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado