Polêmica

Camila Pitanga comenta manifestação após denúncia de assédio contra José Mayer: "emocionada"

"Mexeu com uma, mexeu com todas" domina as redes sociais


camilapitanga-instagram-mat05042017_a84e0847f59c532d24ed21de519b5dd021866190.jpeg
Reprodução/Instagram

Camila Pitanga escreveu um longo texto em seu perfil no Instagram sobre a manifestação organizada por funcionárias da Globo nesta terça-feira (4), após a denúncia da figurinista Susllen Tonani, que disse ter sofrido assédio sexual de José Mayer dentro da emissora. O ator pediu desculpas pelo ato em uma carta aberta.

"Emocionada pela construção de um novo normal, de um novo tipo de postura que busca transformar a sociedade para um berço mais caloroso para todas e todos", escreveu a atriz na legenda de uma foto onde aparecem várias profissionais com a camiseta "Mexeu com uma, mexeu com todas".

Confira o depoimento de Camila na íntegra: 

"Emocionada. Emocionada pela construção de um novo normal, de um novo tipo de postura que busca transformar a sociedade para um berço mais caloroso para todas e todos. Um movimento de mulheres, de todos os departamentos dentro da Rede Globo de televisão, unidas pela mudança da normalidade. Para dizer não ao que por tanto tempo foi neutralizado por medo.

Nós, atrizes e diretoras, que temos voz, nos tornamos realmente fortes quando nos vimos unidas com todas as mulheres da empresa. Nos posicionamos em torno da ideia de sororidade. De que #MexeuComUmaMexeuComTodas. De que, em algum momento, não vai mais importar onde você está na escala de poder hierárquico.

Você, mulher, será abraçada por todas nós. Porque é só assim que a gente fica forte. Eu, Camila, hoje, me senti empoderada pela força de cada uma de vocês. Sou muito grata por poder fazer parte desse passo. Que ele se estenda por todo lugar.

Que vocês mulheres que nos viram em luta, sintam-se fortes para reagir sempre. Juntas, unidas. Não contra alguém em especial, mas pelo bem estar de todos".

Campanha

Na manhã de terça, funcionárias de várias áreas se reuniram nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, Rio, para um ato em apoio a Su Tonani. A manifestação abriu também uma onda de publicações nas redes sociais com as frases "Mexeu com uma, mexeu com todas" e "Chega de assédio".

Milhares de artistas aderiram ao movimento, sendo contratados da Globo ou não. Nomes como Bruna Marquezine, Dira Paes, Drica Moraes, Sophie Charlotte, Débora Falabella, Maria Casadevall, Deborah Secco, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Paolla Oliveira, Giovanna Antonelli, Astrid Fontenelle, Caetano Veloso, Karol Conká, Bianca Comparato, Xuxa e Adriane Galisteu, em tantos outros, fizeram publicações com a hashtag da campanha.

Camila Pitanga comenta manifestação após denúncia de assédio contra José Mayer: \"emocionada\"

A manifestação é apoiada pela Rede Globo, que decidiu suspender José Mayer de qualquer trabalho na emissora por tempo indeterminado. Com isso, sua escalação para a novela "O Sétimo Guardião, de Aguinaldo Silva, no ano que vem, foi cancelada.

A emissora também divulgou um comunicado sobre o caso, que vem sendo divulgado amplamente em seus telejornais. Confira:

"Em relação à denúncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas.

Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito e que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o código de ética e conduta do Grupo Globo.

Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.

Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres "mexeu com uma, mexeu com todas", a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.

O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar.

A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo e, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado