Notícias

Oscar 2017 será marcado pelos recordes


emma-stone.jpg
Fotos: Divulgação
Faltam dois dias para a 89ª edição do Oscar e podemos dizer que esta será uma cerimônia marcada por recordes. Desde sua estreia, em 1929, o prêmio oferecido pela Academia de Artes e Ciência Cinematográfica dos Estados Unidos é muito disputado. 
 
Para este ano, a grande promessa da noite é "La La Land - Cantando estações". O musical de Damien Chazelle recebeu 14 indicações, recorde até então que pertencia a "A Malvada" (1950) e "Titanic" (1997). 
 
 
Dentre elas está melhor filme, ator, atriz e direção. Aliás, se Chazelle vencer, com 32 anos o cineasta será o mais novo diretor a ganhar um dos prêmios mais importantes oferecido pela Academia. 
 
Outra curiosidade envolvendo a produção é que dependendo do número de estatuetas que vencer, o filme pode se tornar o maior vencedor do Oscar de todos os tempos. 
 
Para isso, basta que "La La Land" ultrapasse a marca de outros três títulos: "Ben-Hur" (1959), "Titanic" e "Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (2003), cada um com 11 estatuetas. 
 
Afinal, quem é essa mulher? 
 
Com 20 indicações, Meryl Streep bateu seu próprio recorde. A atriz concorre mais uma vez ao prêmio por sua atuação em "Florence - Quem É Essa Mulher". Em segundo lugar com maior número de indicações temos Jack Nicholson, totalizando 12.   
 
Meryl já venceu três vezes, sendo Melhor Atriz Coadjuvante por "Kramer vs Kramer" e Melhor Atriz por "A Escolha de Sofia" e "A Dama de Ferro". Se ganhar este ano, ela se iguala a saudosa Katharine Hepburn, até então a atriz recordista com 4 prêmios. 
 
Boicote
 
Embora Casey Affleck seja favorito ao prêmio de Melhor Ator por seu trabalho em "Manchester à Beira-Mar", Denzel Whashington pode surpreender e ficar com o prêmio pela atuação em "Um Limite Entre Nós". 
 
Se isso acontecer, ele se iguala aos veteranos Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis e Walter Brennan, cada um com três estatuetas, além de se tornar o ator negro com mais indicações.
 
 
O mais curioso é que Casey Affleck pode perder para ele mesmo. O ator vem sendo alvo de boicote ao prêmio depois que seu envolvimento em dois casos de assédio sexual ocorridos em 2010 vei a tona. 
 
Na ocasião, ele era o diretor do documentário "Eu Ainda Estou Aqui" (I'm Still Here) sobre a vida de Joaquin Phoenix e ficou conhecido por sua conduta nada profissional e respeitosa com algumas mulheres no set, chegando a sofrer dois processos. 
 
Fim do jejum
 
Hillary Swank foi eleita melhor atriz em 2012 por Menina de Ouro. Na ocasião, o filme de Clint Eastwood, que venceu como melhor diretor, também levou a estatueta como o melhor daquele ano. 
 
Esta foi a última vez na qual a atriz principal do "melhor filme" venceu o Oscar. Este ano, temos grandes chances de acontecer novamente graças ao favoritismo de Emma Stone e "La La Land - Cantando Estações". 
 
Será que agora vai?
 
Já Viola Davis é a grande favorita ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Um Limite Entre Nós". Ela já havia sido indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por "Dúvida" e Melhor Atriz por Histórias Cruzadas.
 
Agora, depois de mais esta nomeação, Viola se torna a primeira atriz negra com o maior número de indicações ao Oscar, totalizando três vezes. Uma marca histórica! 
Oscar So White
 
Ano passado, a edição do Oscar ficou marcada por uma polêmica envolvendo o número de atores e atrizes brancas indicadas aos prêmios principais. Por conta disso, a cerimônia chegou a ser chamada de "Oscar So White".
 
Para que não se repita, a Academia decidiu promover uma maior diversidade nos prêmios. Por conta disso, edição 2017 será a primeira da história do Oscar a conter em todas as categorias de atuação pelo menos um indicado negro.
 
Confira!
 
- Denzel Washington: Ator Principal por "Um Limite Entre Nós"; 
- Ruth Negga: Atriz Principal por "Loving";
- Mahershala Ali: Ator Coadjuvante por "Moonlight: Sob A Luz do Luar";
- Dev Patel (ator indiano/britânico) por "Lion - Uma Jornada Para Casa"; 
- Octavia Spencer ("Estrelas Além do Tempo"), Naomie Harris ("Moonlight") e Viola Davis (Um Limite Entre Nós"), ambas indicadas à Melhor Atriz Coadjuvante. A categoria traz, ainda, um recorde com o maior número de indicados negros em uma só na história do Oscar.
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado