Notícias

Executiva comemora crescimento do Gloob na TV paga e anuncia novidades


paulataborda-executiva-gloob.jpg
Foto: Ju Coutinho

Mesmo enfrentando um mercado com fortes concorrentes internacionais, já com um assinante segmentado e cativo, o canal infantil da Globosat, o Gloob, anda comemorando bons resultados na audiência da TV paga.

"Fechamos 2012, ano de lançamento do Gloob, com a 12ª posição entre as crianças no horário nobre infantil e em 40º lugar entre o total de assinantes no horário nobre da Pay TV. Em menos de quatro anos avançamos nove posições no primeiro ranking (de 12º para 3º) e 20 posições no segundo (de 40º para 20º)", comemora Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação do Gloob, em entrevista exclusiva para o NaTelinha.

O sucesso do canal infantil da Globosat já atravessa as fronteiras do Brasil e é possível encontrar o conteúdo do canal em países das Américas, Europa, Ásia e África. "Criamos um braço de venda internacional no canal", explica Paula Taborda.

Para a executiva, a estratégia do Gloob de apostar em conteúdo original foi um dos principais fatores que levaram a boa aceitação do canal brasileiro no nicho infantil. "Brasilidade, diversidade, humor e aventura são os nossos pilares, mas o importante para nós é retratar a criança real, com todas as suas questões, falhas e acertos", conta a gerente de conteúdo e programação do Gloob.

Confira a entrevista exclusiva completa:


"D.P.A. - Detetives do Prédio Azul" é um dos carros-chefes do Gloob

Mesmo com a forte concorrência no line-up com os canais infantis estrangeiros, O Gloob começa o ano disputando a liderança do público na TV paga. Quais foram as principais decisões na estratégia do canal que contribuíram para este resultado?

Paula Taborda dos Guaranys -
Temos apostado no conteúdo original como diferencial do canal, e essa estratégia tem dado certo. Conseguimos resultados bastante relevantes. Alguns dos pontos mais marcantes no crescimento do canal ao longo destes quase cinco anos foram a estreia de "Gaby Estrella", a 6ª temporada de "D.P.A.". A mudança do tempo de exibição de "D.P.A." para 1h de grade, a estreia de "Buuu" e, nos últimos anos, a 7ª temporada de "D.P.A." e as estreias de "ALVINNN!!! e Os Esquilos" e "Miraculous - As Aventuras de Ladybug".

As produções nacionais sempre tiveram um papel fundamental, mas nossas séries internacionais também são muito importantes para a composição da identidade do canal. Nossa seleção de conteúdo é muito cuidadosa e precisa, em ambas as frentes. Brasilidade, diversidade, humor e aventura são os nossos pilares, mas o importante para nós é retratar a criança real, com todas as suas questões, falhas e acertos. Outra estratégia vital é a certeza de que o conteúdo não termina na TV. A TV é o ponto de partida, mas queremos estar em todos os lugares - desde a web, apps e eventos até a prateleira das lojas.  


"Gaby Estrella" é outro destaque da grade do canal

Por que a construção de um novo estúdio para produções nacionais no Riocentro?

Paula Taborda dos Guaranys -
Essa necessidade surgiu a partir da dificuldade de encontrar bons e espaçosos estúdios, que atendessem a todas as nossas demandas como canal. Nossas séries exigem um tempo maior de produção, pois geralmente gravamos 52 episódios de uma vez, salvo raras exceções. Precisamos que o espaço esteja disponível durante vários meses, e que tenha uma estrutura capaz de comportar as solicitações do nosso manual de regras.

Por exemplo, todos os estúdios onde trabalhamos precisam ter um espaço de estudo e de descanso para as crianças e para os pais, que as acompanham durante as gravações. Esse investimento foi um caminho natural para o canal. Acreditamos que, com este passo, reforçamos ainda mais o nosso posicionamento como produtor de conteúdo nacional para crianças e reiteramos o nosso compromisso com o desenvolvimento de dramaturgia infantil de alta qualidade.
 
Grande parte dos canais infantis terceirizam suas produções. Por que o Gloob vai apostar em produções próprias?

Paula Taborda dos Guaranys -
Nossas séries são todas produzidas em parceria com grandes produtoras, como a Conspiração, a Zola, a Mixer, a Boutique, entre outras. Para o filme de "D.P.A.", estamos coproduzindo junto com a Globo Filmes e a Paris Filmes. Acreditamos que essas parcerias são fundamentais para atingirmos a qualidade que buscamos em todas as nossas produções. Apostamos muito em conteúdos originais, pois para nós é muito importante que a criança se reconheça na tela.  


"As Aventuras de Ladybug" é um fenômeno entre as crianças

As emissoras sempre importaram produtos infantis para abastecer suas programações. O Gloob pode mudar esse ciclo e se tornar um canal internacional?

Paula Taborda dos Guaranys -
O DNA do canal é brasileiro, então nosso objetivo principal continuará sendo investir em conteúdos nacionais de qualidade. Apesar disso, buscamos trazer também elementos universais para as nossas produções originais, apesar da forte identidade brasileira. Para nós, é fundamental que crianças de qualquer lugar do mundo possam se identificar com as características e dilemas dos nossos personagens. Com isso em mente, criamos um braço de venda internacional no canal. Hoje, já temos conteúdos em diversos países das Américas, Europa, Ásia e África.
 
Quais serão os próximos passos do Gloob? Existe a possibilidade de novos investimentos em produções brasileiras de animação?

Paula Taborda dos Guaranys -
Com certeza! Já investimos em algumas animações e estamos amadurecendo cada vez mais nosso acervo. A primeira que exibimos foi "Osmar – A primeira fatia do Pão de Forma", depois veio "SOS Fada Manu", produção indicada ao Emmy Kids Awards, "Tronquinho e Pão de Queijo" e "Animatletas", que exibimos no período dos Jogos Olímpicos.

Para o futuro, teremos ainda a terceira temporada de "SOS Fada Manu" e duas novas animações incríveis: "Hora do Rock" e "Gigablaster". Em relação aos próximos passos, nossa intenção é manter o ritmo de crescimento que temos conseguido atingir.

Fechamos 2012, ano de lançamento do Gloob, com a 12ª posição entre as crianças no horário nobre infantil e em 40º lugar entre o total de assinantes no horário nobre da Pay TV. Em menos de quatro anos avançamos nove posições no primeiro ranking (de 12º para 3º) e 20 posições no segundo (de 40º para 20º). Vamos continuar trabalhando para oferecer sempre o melhor conteúdo para nossa audiência e alcançar bons resultados.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado