Notícias

Há 15 anos, estreava a "Casa dos Artistas"; relembre como foi aquele domingo

"Memórias da Telinha" relembra a "Casa", que foi o primeiro reality de confinamento do Brasil


casadosartistas1-silviosantos.jpg
Silvio Santos na apresentação do primeiro dia da "Casa dos Artistas" - Reprodução
Dia 28 de outubro de 2001. Há exatos 15 anos,  estreava o primeiro reality show de confinamento do Brasil, a "Casa dos Artistas", apresentado por Silvio Santos no SBT.
 
Data esta que não foi escolhido por acaso. Projeto sigiloso e guardado a sete chaves, apenas o dono da emissora e pouquíssimos executivos sabiam do que estava por vir, a "Casa dos Artistas" estreou um dia após a edição do "Teleton" daquele ano, que foi ao ar nos dias 26 e 27 de outubro.
 
Aliás, foi justamente naquele "Teleton" que Silvio Santos deu o tão famoso selinho no cantor Gilberto Gil.
 
A maratona beneficiente que ocorre anualmente no SBT é sempre sinônimo de movimentação, entra e sai de jornalistas, artistas, funcionários, voluntários. A estreia ter ocorrido no domingo seguinte não foi um mero acaso e todo esse "tumulto" do "Teleton" colaborou para que nada vazasse. 
 
Foi Silvio Santos quem comandou pessoalmente a contratação dos 12 artistas (Bárbara Paz, Supla, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth, Nana Gouvêa, Núbia Óliver, Marco Mastronelli, Leandro Lehart e Alessandra Scatena) para entrar na casa e exigiu o termo de confidencialidade. Absolutamente ninguém noticiou que um reality de confinamento estrearia naquele 28 de outubro de 2001.
 
 
Na programação divulgada pela Folha de S. Paulo, por exemplo, a programação daquele dia contava com os seguintes programas: 
 
12h45 - Programa Silvio Santos
00h15 - Freedom: Além de Qualquer Liberdade
 
Era bastante comum não denominar os "quadros" do "Programa Silvio Santos", que ainda no começo dos anos 2000 era intitulado desta forma, com atrações em formatos de programas dentro dele. 
 
Naquele domingo, especialmente, a surra que o SBT aplicou na Globo no Ibope começou desde cedo com o "Qual é a Música?", batendo o "Gente Inocente" e o "Planeta Xuxa" durante à tarde. 
 
Durante o game, inclusive, é que começaram as chamadas da "Casa dos Artistas" com um texto, aparentemente, redigido pelo próprio Silvio Santos: "O que será que vai acontecer esta noite na Casa dos Artistas? Você vai olhar pelo buraco da fechadura e vai ver o que fazem os artistas, na intimidade do dia-a-dia. Hoje, logo após o 'Domingo Legal' do Gugu, não perca o programa mais audacioso da televisão", prometia. 
 
 
Pontualmente às 20h40, Gugu Liberato dizia: "E vem aí, a 'Casa dos Artistas', com Silvio Santos!". E o loiro mal sabia o que era. Depois disso, os dois ainda fariam várias interações épicas antes do reality começar.
 
Posteriormente, Gugu e Silvio Santos conversavam por alguns minutos para fazer o O Ibope subir, e sempre dava certo. 
 
Das 20h40 às 21h43, Silvio Santos apresentou, de maneira pré-gravada, os 12 artistas confinados, e deu um banho de audiência na Globo: 33 pontos ante 25 do "Fantástico". Cada ponto, naquela época, equivalia a 44 mil lares na Grande São Paulo (hoje são 69 mil). 
 
 
Entre 21h43 e 22h45 foi exibido uma edição do "Show do Milhão", que também estava no auge: empatou em 30 pontos com o "Show da Vida".
 
Logo depois, das 22h45 às 23h32, entrou uma segunda parte da "Casa dos Artistas", que perdeu para o "No Limite 3", por 27 pontos a 31.
 
Domingo histórico para o SBT, que viu nascer o reality de maior sucesso da história da TV até hoje, se tornando uma mania nacional.
 
A "Casa dos Artistas" virou pauta de programas e de todo o público brasileiro, que parava para acompanhar Silvio Santos interagindo com os artistas, além da intimidade dessas 12 pessoas diariamente, às 21h.
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado