Notícias

Candidato do Maranhão notifica SBT em São Paulo por "parcialismo de afiliada"

TV Difusora nega e emite editorial


difusora-logo-maranhao.jpg
Divulgação

A disputa política pela prefeitura de São Luís, capital do Maranhão, acaba de chegar inesperadamente em São Paulo, mais exatamente no SBT, uma das maiores redes do Brasil.

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), notificou extrajudicialmente a emissora de Silvio Santos em São Paulo, acusando a TV Difusora, sua afiliada Maranhão, de parcialismo e de praticamente defender o seu concorrente, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

No documento, ao qual o NaTelinha teve acesso com exclusividade, o candidato pede ao departamento jurídico do SBT e a direção de jornalismo que tome providências imediatas, em no máximo 48 horas após o recebimento da notificação.

Caso a emissora não tome nenhuma atitude em relação à reclamação, Eduardo Braide diz que fará uma denúncia formal de quebra da lei eleitoral no Ministério das Comunicações e no Ministério Público Federal.


Eduardo Braide notificou SBT em São Paulo e aguarda providências

Na notificação, escrita pelo advogado Ney Batista, o candidato mostra uma série de provas. O parcialismo, segundo ele, acontece em várias entrevistas quando contratados tiveram postura inadequada, além de agir em defesa de Edivaldo Holanda Júnior em alguns casos.

Isso acontece porque quem apoia Edivaldo é o arrendador do Sistema Difusora de Comunicação, Weverton Rocha. Segundo o candidato, que prova isso com um suposto print de uma conversa de WhatsApp, o diretor de jornalismo Tiago Soares disse que todos na emissora eram "amigos de Edivaldo Holanda Júnior", e que não era para bater ou criticá-lo.

Para o SBT, o candidato enviou uma série de documentos e provas de possível parcialismo. A mais forte delas é uma entrevista no programa "Resenha", apresentado pela Difusora, onde um jornalista se exaltou, acabou gritando com Braide, chegando até mesmo a derrubar um copo de água, durante uma pergunta sobre denúncias de irregularidade. Além disso, uma lista de processos contra a Difusora foram anexados à notificação. Foram exatos oito processos abertos Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE - MA).


Edivaldo Holanda Júnior é apoiado pelo arrendador do Sistema Difusora

O outro lado

Nesta sexta-feira (21), o NaTelinha conversou por telefone com o diretor de jornalismo da TV Difusora, Tiago Soares, que negou qualquer tipo de parcialismo e disse que já esperava uma reação nesse sentido. "Se eu te dizer que esperava que notificassem a rede, especificamente, confesso que não. Mas eu já esperava qualquer tipo de reação neste sentido. Nós demos o mesmo tempo para os candidatos, fizemos as mesmas perguntas na sabatina do 'Resenha'. A diferença é a reação de cada um dos candidatos. A lei eleitoral é bem restritiva nesse sentido. Não sei em outras áreas, mas pelo jornalismo, que eu respondo, te garanto que não há nada neste sentido".

A TV Difusora também enviou um editoral para a nossa reportagem, que deverá ser lido na programação nos próximos dias, repudiando a notificação e as acusações do candidato durante um ato de campanha nesta semana.

Veja na íntegra:

"O Sistema Difusora de Comunicação repudia as declarações caluniosas feitas por Eduardo braide durante o debate realizado pelos conselheiros municipais, na Universidade Estadual do Maranhão.

Ao ser vaiado por participantes do evento que estavam inconformados porque o candidato não respondeu algumas perguntas, Braide se irritou e disse para aquelas pessoas que ‘lugar de falta de educação é na Difusora’.

É preciso lembrar que as sabatinas e entrevistas não são instrumentos para repetir a exposição de projetos de campanha. Isso fica para as propagandas eleitorais.

As sabatinas e entrevistas servem, acima de tudo, para o eleitor conhecer melhor cada candidato. É a oportunidade de confrontar as ideias e conhecer a história de quem aspira administrar a cidade.

Por isso, é inaceitável essa reação descontrolada de Braide sempre quando ele é questionado sobre algo que não quer responder. Foi o que aconteceu na sabatina do ‘Resenha’ e quase se repetiu no ‘Bom Dia Maranhão’.

Nenhuma emissora, assim como nenhuma entidade, a exemplo dos conselheiros municipais, é obrigada a realizar sabatinas. Quando realizam, fazem pelo simples e essencial desejo de conhecer, de forma mais profunda, o que pensa e como age o candidato.

Da mesma forma, impulsionada pelo seu compromisso de informar, a Difusora ofereceu espaço democrático e isonômico para todos que disputaram o primeiro turno,  e agora aos dois candidatos neste segundo turno.

Portanto, ao longo desta campanha, Eduardo Braide, que tanto questiona a imparcialidade desta emissora, utilizou mais de duas horas de entrevistas e sabatinas em TV e rádio do Sistema Difusora. Isso, sem contar as divulgações de suas agendas diárias e as reportagens sobre suas participações.

E, em todas essas oportunidades, o candidato foi recebido de forma respeitosa e educada. o contrário do que ele declara difamando os profissionais desta emissora.

E em todas as outras TVs e rádios em que participa, sempre cita o nome da Difusora como alvo de seus ataques.

Por isso, a Difusora rebate todas as agressões verbais vindas de Eduardo Braide. E reafirma, que, em respeito ao eleitor, vai continuar oferecendo espaço democrático a todos que pleiteiam a prefeitura de São Luís.

Isso inclui, educadamente, Eduardo Braide".


O NaTelinha também contactou a assessoria de imprensa do SBT em São Paulo, que emitiu a seguinte nota: "Os fatos envolvem o jornalismo local da emissora afiliada TV Difusora, sem ingerência do SBT. Mas, em respeito às boas práticas jornalísticas, e prezando o respeito à legislação, o SBT solicitou esclarecimentos à TV Difusora acerca da denúncia. Cumpre esclarecer que qualquer medida punitiva por prática de propaganda eleitoral ilícita é de exclusiva competência da Justiça Eleitoral".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado