Notícias

Principal mercado, São Paulo tem apagão analógico de TV adiado mais uma vez


tvpaga-ilustracao2.jpg
Foto/ilustração

O desligamento do sinal analógico de TV já está conhecido por vários adiamentos em grandes cidades por todo o Brasil.

Na próxima semana, está confirmado o desligamento em Brasília. A capital federal desligará seu sinal analógico no dia 26 de outubro, e será a primeira grande cidade a fazer a transição total para alta definição, segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

O problema é que, mais uma vez, o desligamento do sinal analógico em São Paulo foi adiado. Principal mercado para as emissoras de TV aberta, o município iria começar o desligamento em março de 2017. Agora, o apagão deve começar apenas no mês de setembro.

Para o adiamento acontecer, apenas um motivo é dado e especulado pelo mercado: os números com TVs sem sinal digital ainda estão altos demais.

Para que uma sinal seja desligado em uma cidade do Brasil, pelo menos 93% da população precisa ter acesso à TV digital, para que não seja prejudicado e ocorra um colapso televisivo.

Segundo uma pesquisa do Kantar Ibope, feita no ano passado, um em cada quatro televisões de São Paulo ainda não tinham o sinal digital, o que ajuda a explicar a decisão.

O principal motivo da lentidão do apagão, que já foi adiado por inúmeras vezes, é a crise econômica, que tem impedido as pessoas de trocarem de televisor, comparem um conversor ou assinar pacotes de TV por assinatura.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado