Notícias

Nova série do "Fantástico" mostra juíza sem peruca e humaniza justiça

"Segredos de Justiça" estreia neste domingo (9), na Globo


segredosdejustica-globo-fantastico (1).jpg
Fotos: Divulgação/TV Globo

A Globo estreia domingo (9), dentro do "Fantástico", a série "Segredos de Justiça", baseado no livro da juíza Andréa Pachá, "A Vida não é Justa". Glória Pires é a protagonista da produção, que ousa na narrativa de um falso documentário para contar histórias do dia dia de uma vara de família.

A emissora realizou uma cabine no Rio de Janeiro para apresentar três episódios, com a presença do elenco e jornalistas convidados. O NaTelinha esteve entre eles.

Segundo o diretor de artístico da Globo, Rafael Dragaud, apresentar coisas novas com o canhão da televisão é algo sensacional. "Eu inventei a palavra de falso docudrama. Existe este DNA no próprio livro da Andréa, isso nos pareceu a melhor forma de transpor isso para o vídeo. Conseguir criar um fluxo revelador de verdades, aonde a questão do quem é ficção ou quem é realidade talvez seja irrelevante, porque isso é revelador de uma verdade maior e também pelo desafio narrativo. Não pra dizer que só no cinema dá pra ousar ou em outros horários da emissora. Pegamos o 'Fantástico' e colocamos algo que tem uma ousadia de narrativa e com grande elenco, isso é sensacional", explica o diretor, que revela que já prepara a segunda temporada da série.


Andréa Pachá, o diretor Pedro Peregrino, Glória Pires e Rafael Dragaud

"Segredos de Justiça" foi gravado em abril, durante três semanas. A primeira lea conta com cinco episódios de aproximadamente 13 minutos. Além de Glória Pires, estão no elenco Natalia Lage, Tonico Pereira, Felipe Camargo, Marcello Melo Jr, Heloisa Perissé, Juliana Alves, Julia Rabelo, Nelson Freitas, Fábio Lago e Gisele Froes.

A juíza de vara de família, Andréa Pachá, diz que teve medo da adaptação para TV do seu livro ficar maniqueísta. "Foi muito gratificante ver que a essência das histórias foi preservada. Tive muito cuidado pra escrever o livro. É um profundo respeito da dor das pessoas que chegam à justiça. Então, eu tive medo quando pensei numa adaptação para TV, porque não queria algo no estilo fla-flu ou maniqueísta. Mas nada disso aconteceu", diz ela, que acredita ser a primeira vez que a dramaturgia leva ao ar um olhar tão realista sobre o judiciário.

"A juíza às vezes é vista como um ser autoritário, que fala grosso, que dá martelada, que usa peruca e isso não é a realidade do cotidiano da magistratura. Os juízes vão ficar muitos felizes", pontua.

Segundo Pachá, todas são histórias de ficção, mas são reais. "De alguma forma aconteceram, mas não da forma que estão narradas. Algumas aconteceram várias vezes e eu juntei tudo numa história", explica.

Para a composição da personagem, Glória Pires assistiu muitas entrevistas e acompanhou o dia-dia da juíza. "Queríamos trazer essa sensibilidade, essa realidade que podemos ver lá in loco. Eu gostei muito do resultado porque ficou muito próximo do que acontece na Justiça. Eu fiquei muito encantada com a maneira dela ser", conta.

"O livro tem muitos histórias incríveis, eu gosto muito do episódio dos episódios 'Papai Noel não existe' e 'Mais valem dois pais'. Eu achei que ficou temperado, ficou instigante. O assunto é atraente", releva Glória Pires.

A nova série do "Fantástico", "Segredo de Justiça", tem roteiro de Thiago Dottoni e Teodoro Poppovic, fotografia de Pablo Baião e direção de Pedro Peregrino. O jornalístico vai ao ar aos domingos, às 21h, depois do Faustão.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado