Notícias

Diretor da RedeTV! celebra grandes resultados de cobertura das eleições

Emissora promoveu debates em várias cidades no primeiro turno


franzvacek-redetv (1).jpg
Divulgação/RedeTV!

Se alguma emissora está comemorando os resultados de sua cobertura nas eleições municipais, que terão seu primeiro turno realizado neste domingo (2), é a RedeTV!.

O canal realizou debates em grandes cidades - Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo -, em parceria com a revista Veja, o portal UOL e o Facebook, que pela primeira vez transmitiu um encontro político ao vivo, e também auxiliou a transmissão com um telão touch, que mostrava as principais preocupações dos telespectadores em tempo real.

Na TV, os debates marcaram cerca de 2 pontos de audiência, bons para os padrões da casa. Nas redes sociais, números ainda melhores. A transmissão via Facebook dos eventos da RedeTV! foi um sucesso. Em São Paulo, além de liderar os Trending Topics locais na madrugada em que o especial ocorria - 2 de setembro -, quase 500 mil usuários da rede social foram alcançados.

No Rio de Janeiro, mais de 1,6 milhão de pessoas alcançadas e segundo lugar nos Trending Topics mundiais, além de inúmeros trechos viralizados, já que o debate foi considerado um dos mais quentes da campanha. Em Belo Horizonte, também ficou nos TT’s da cidade.

Em entrevista exclusiva por telefone ao NaTelinha, o superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV!, Franz Vacek, disse que os debates foram de suma importância para o jornalismo e que os formatos lhe surpreenderam.

"Eu falo sobre os debates com muita satisfação. Para mim, foi um divisor de águas até. Eu sempre vi os debates no Brasil como algo engessado, sem você fazer muitas manobras, mesmo antes de assumir o comando do jornalismo isso sempre me incomodava. Como telespectador, eu sempre achei uma coisa alongada, chata, não dava muito pra fugir do que é proposto pelos partidos, pelos candidatos. Era muito engessado. Nós vimos o debate americano essa semana, e eu já te respondo como serão as coisas no segundo turno aqui para nós. Aquela divisão de tela deles é magnífico. Isso torna um show de comunicação. Para a informação chegar com qualidade ela não precisa ser chata, ela pode ser tecnologicamente ousada, divertida. Nesses debates, eu quis misturar a linguagem da TV com a internet, como já acontece nos Estados Unidos. Nós tivemos duas mulheres apresentando, o que é uma certa ousadia, o telão touch que mostrava as preocupações do povo em cada bairro em tempo real", disse.

Franz também comentou os debates dos outros canais, dizendo os da RedeTV! se diferenciaram dos outros. E explica o motivo: "Porque a gente teve duas mulheres, o Facebook e a repercussão na internet. A repercussão foi incrível. No Rio de Janeiro, foi 1,6 milhão de views somente de Facebook. Quem acompanhou a transmissão pelo Facebook, e ver ali no calor da hora, os candidatos entrando, além da câmera 360 graus, que foi algo que propusemos. No segundo turno, vamos fazer algo como foi esse debate americano: vamos dividir tela, vamos ousar um pouco mais".

Franz admite que esperava muito pouco dos debates, por causa do desinteresse da população, mas que os resultados o surpreenderam: "Pensando no regramento, na pouca flexibilidade, minha empolgação era bem pouca. Mas quando os candidatos aceitaram nossa proposta de ousadia, eu me empolguei. Te digo que foi o maior case de sucesso este ano da minha gestão, sem nenhuma dúvida. Se não foi o case de maior sucesso da RedeTV! da história, foi top 3 do jornalismo certamente, com o tanto de repercussão positiva que tivemos. Eu não vou ser modesto, para mim, foi um case de muito sucesso. Muita gente de outras emissoras me procuraram e disseram que estava mais fácil de destravar".

Para domingo, Franz Vacek convida o público para a cobertura da RedeTV! e conta detalhes do que será feito: "Nós teremos boletins durante a programação, de manhã até de madrugada. Vamos ter um programa especial no domingo à noite, derrubando parte da programação, contando com Mariana Godoy, Amanda Klein e Reinaldo Azevedo. Nossa cobertura não vai se restringir à São Paulo, vai ser uma cobertura nacional, e nós teremos equipes em todos os lugares do Brasil. Neste ano, além do factual, teremos uma cobertura bem analítica, já fazendo a perspectiva do que será o segundo turno. E para isso teremos o Reinaldo conosco. A gente quer abrir recebendo participações do vereador mais votado ou do cientista político conceituado, isso sem abrir mão de tecnologia ou de hologramas. A gente vem aprendendo o que o telespectador mais quer, e além do factual, tendo uma cobertura mais analítica".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado