Notícias

BA: Record quebra padrão e exibe "Balanço Geral" mais cedo por debate no SBT


balancogeral-zeeduardo-recordbahia1.jpg
José Eduardo, o Bocão, comanda o "Balanço Geral Bahia" - Divulgação

A disputa pela audiência em praças locais importantes, alguma vezes, chega a níveis interessantes e protagonizam histórias que valem ser contadas.

No início da tarde desta quinta-feira (29), a TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, realizou seu debate com os candidatos à prefeitura da cidade, às 11h.

Pela primeira vez, a "emissora do Galinho", como é conhecida, decidiu exibir seu encontro no mesmo dia do último debate da campanha eleitoral, que normalmente acontece na Globo - será exibido nesta noite, a partir das 22h30.

Na sede da Aratu, estiveram presentes Alice Portugal (PCdoB), Pastor Sargento Isidorio (PDT), Fábio Nogueira (PSOL) e Claudio Silva (PP). Atual prefeito e candidato a reeleição, sendo líder nas pesquisas com 69% de intenções de voto, ACM Neto (DEM) não compareceu - ele só irá no debate da TV Bahia, que curiosamente pertence à família Magalhães, da qual ele faz parte.

A exibição foi das 11h às 12h30, faixa em que diariamente vai ao ar o "Que Venha o Povo" - o seu apresentador, Casemiro Neto, inclusive, foi o mediador do debate.

Porém, o diferente aconteceu pela reação da Record Bahia, principal oponente da TV Aratu. A emissora conseguiu uma liberação junto à direção de rede e começou a exibir o "Balanço Geral BA" excepcionalmente uma hora mais cedo, no mesmo horário do encontro entre os candidatos.

A intenção era reduzir ao máximo a diferença de audiência entre Record e SBT, já que o "Hoje em Dia" marca audiência pífia na capital baiana - algo em torno de 3 a 4 pontos.

Segundo dados prévios do Ibope obtidos em primeira-mão pelo NaTelinha, a TV Aratu foi vice com a exibição do debate. Foram 7 pontos de média contra 6 da Record Bahia e 10 da TV Bahia/Globo.

O debate também chegou muito próximo da liderança. No pico, a audiência marcava 9 pontos para a TV Aratu, 10 para a TV Bahia/Globo e 3 para a Record. Na afiliada do SBT, a avaliação é que se ACM Neto tivesse comparecido, os índices teriam sido muito maiores e o primeiro lugar chegaria com facilidade. Mas o resultado é bastante positivo.

Entretanto, o jogo não foi tão ruim assim para José Eduardo e o seu "Balanço Geral". No horário em que normalmente o programa vai ao ar, das 12h às 14h45, ele foi líder empatado com a Globo na média, com 13 pontos, contra 6 da TV Aratu/SBT.

No geral, das 11h às 14h45, o "Balanço Geral" conseguiu média de 12 pontos, ante 13 da TV Bahia/Globo e 6 da TV Aratu/SBT. Internamente, a Record também avaliou a experiência de exibição uma hora mais cedo de forma positiva.

Os dados são prévios e podem sofrer alterações no consolidado. Eles refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande Salvador.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado