Notícias

Fox Sports perdeu direitos do Inglês após irritar ESPN e Esporte Interativo

História envolveu até sedes gringas dos canais


espn-foxsports-esporteinterativo.jpg
Foto/montagem: NaTelinha
Canal que acirrou a disputa por direitos esportivos e pela audiência na TV por assinatura, o Fox Sports está sendo odiado por dois de seus principais concorrentes, a ESPN Brasil e o Esporte Interativo
 
Segundo informações obtidas em primeira-mão pelo NaTelinha, tudo começou nas negociações pelos direitos do Campeonato Espanhol, em meados do ano passado. 
 
Representantes do canal esportivo da Fox entraram em contato com executivos da ESPN e do Esporte Interativo, e afirmaram que se eles fizessem propostas pela compra do Espanhol, toparia bancar a metade dos direitos de transmissão para também exibir.
 
Foi assim, inclusive, que a Fox comprou a liga que tem como protagonistas Real Madrid e Barcelona, transmitindo suas partidas com muito sucesso - mesmo que a ESPN seja a dona "maior" dos eventos, por ter formalizado as propostas junto aos vendedores. 
 
Sabendo do "jogo duplo", executivos do Esporte Interativo nesta época já ficaram bem revoltados com o modelo do Fox Sports para tentar pegar o torneio. 
 
Já na negociação com o Campeonato Inglês, ocorrida pouco depois do fechamento do Espanhol, foi praticamente da mesma forma: representantes da Fox foram para ESPN e Esporte Interativo e disseram que ajudariam com valores por metade do campeonato. 
 
 
Porém, um fato mudou o destino e a Fox conseguiu irritar um segundo canal. Faltando 10 dias para sacramentar a proposta junto à Premier League, diretores do grupo midiático de Rupert Murdoch ligaram para executivos da ESPN e informaram que não iriam mais ajudar em valores, consequentemente abrindo mão do Inglês. 
 
Foi um "deus nos acuda" no canal esportivo da Disney. Além da sensação de traição, para honrar a proposta que já havia sido acordado anteriormente com a Premier League, a ESPN teve que aprovar com o seu financeiro, e com urgência, uma quantia por volta de 17 milhões de dólares. 
 
Quando já estava tudo certo e os direitos eram exclusivos da ESPN, a Fox percebeu que havia perdido um grande evento. E tentou comprar metade do Campeonato Inglês. 
 
O comando da Fox nacional chegou a apelar para a Fox americana, pedindo para ela negociar com a ESPN gringa. Porém, não tinha mais jeito: os direitos exclusivos eram da ESPN. 
 
Hoje, a história é até "famosa" entre diretores de canais esportivos, principalmente aqueles que frequentam encontros anuais de executivos. Mas pela primeira vez vem à tona na imprensa. 
 
Em contato com o NaTelinha, o Fox Sports negou a informação: "O conteúdo relatado na publicação não confere com a realidade e nem com as práticas de negociações de direitos esportivos adotadas pelos canais Fox Sports".

A ESPN também se pronunciou: "A matéria não retrata corretamente as práticas adotadas pelo canal na aquisição de direitos. A ESPN reforça ainda que não comenta questões contratuais, além de valorizar o respeito e a correta relação que mantém com todos os demais competidores do mercado, motivo pelo qual manifesta contrariedade em relação à reportagem".
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado