Notícias

Globo e Globo News são indicadas novamente ao Emmy de Jornalismo


jornalnacional-williambonner-renatavasconcellos-grande.jpg
"Jornal Nacional" está presente na disputa pelo Emmy - Divulgação/TV Globo

A Globo e a Globo News foram novamente indicadas ao prêmio Emmy de Jornalismo, considerado o Oscar do jornalismo mundial, pela décima sexta vez em quinze anos.

A reportagem da Globo é do "Jornal Nacional" e do "Fantástico" em conjunto, e foi produzida em novembro de 2015, na categoria Notícia. O material em questão mostrou o aumento no número de casos de microcefalia no Brasil, como possível consequência do vírus da Zika.

Em edições seguidas, o “JN” exibiu matérias sobre a suspeita da relação entre microcefalia e o vírus da Zika e sobre o vertiginoso aumento de casos, com destaque para o anúncio da criação, pelo governo federal, de uma força-tarefa para conter os casos no Nordeste. A partir deste fato, o “Fantástico” veiculou uma grande e explicativa reportagem sobre o estado de emergência na saúde brasileira por uma razão até então misteriosa.

Já a Globo News foi indicado na categoria Documentário, por causa de "Síria em Fuga", de dezembro de 2015. O documentário mostrou que, ao longo de quase cinco anos de guerra civil, um terço da população síria precisou abandonar suas casas para fugir da violência que provocou centenas de milhares de mortes.

Na reportagem, o jornalista Gabriel Chaim mostrou que cerca de sete milhões de pessoas fugiram para outras regiões do país ou para o exterior. O mais impressionante são as imagens e personagens desta tragédia, como o menino Alan Kurdi, que morreu afogado na tentativa de chegar à Europa, tornando-se símbolo da crise humanitária dos refugiados sírios.

Produções da Sky News (Grã-Bretanha), da Al Jazeera (Catar) e da RT (Rússia) disputam a categoria Notícia com o “Jornal Nacional” e o “Fantástico”. A Globo News concorre ao prêmio com emissoras da Alemanha, Malásia e Grã-Bretanha.

Os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2016 serão anunciados na noite de 21 de setembro, em cerimônia no Lincoln Center, em Nova York.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado