Notícias

Paulo Henrique Amorim é condenado a indenizar ministro do STF


paulohenriqueamorim-grande.jpeg
Divulgação

Apresentador do "Domingo Espetacular", da Record, Paulo Henrique Amorim voltou a ser condenado pelo que escreve em seu blog na internet, o Conversa Afiada.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o jornalista foi condenado a indenizar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em R$ 40 mil reais.

A condenação foi deferida pela 8ª Vara Cível de Brasília na última semana, mas só veio à tona agora. Paulo Henrique foi condenado por publicar uma fotomontagem em que o magistrado aparece vestido como membro do exército nazista.

Amorim já havia sido notificado, mas publicou a charge novamente. A sentença, feita por juiz Leandro Borges de Figueiredo, apontou que o apresentador "procurou transmitir a ideia de que Mendes seria portador de alguma forma de demência".

Em sua defesa, o jornalista da Record alegou que os posts são livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, prevista na Constituição.

O juiz, no entanto, concluiu que houve dano moral evidente. A decisão é de um novo processo, e este ainda cabe recurso. Gilmar já processou o próprio Paulo Henrique Amorim outras duas vezes, e venceu.

O jornalista tem histórico grande de condenações, inclusive em processos feitos por colegas jornalistas, como Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, e Heraldo Pereira, repórter político do canal.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado